A maioria das pessoas já ouviram falar sobre este estilo de vida, mas você já se perguntou como surgiu a yoga e quais são os benefícios dela?
Há mais de mil anos antes de Cristo nasceu uma técnica milenar no oriente chamada Yoga, e esta técnica tem como principal propósito promover um equilíbrio espiritual, mental e emocional, favorecendo para que as pessoas se livrem do estresse do cotidiano e de pensamentos negativos.
Essa técnica vem se tornando cada dia mais conhecida entre as pessoas que têm necessidade de se desligar do mundo e ter uma conexão consigo mesmo, com intuito de evitar que o estresse e adversidades do cotidiano acabem abalando a saúde mental.
Ademais, a prática ajuda no desenvolvimento da sensação de bem-estar e paz, também sendo uma ótima maneira de fortalecer a saúde não só dos músculos, mas do corpo inteiro.
Se você tem curiosidade de saber mais sobre a história do yoga, siga a leitura desse post que irá contar como surgiu essa técnica.
Como surgiu a yoga?
Há cerca de 2.500 anos antes de Cristo, entre as maiores civilizações daquele tempo situada entre a Índia e o Paquistão, surgiu uma civilização nomeada Vale do Rio Indo, em uma das cidades nomeadas de Mohenjo-Daro, as quais os danos foram preservados até os dias de hoje.
Ao observar os restos da cidade, é possível perceber que aquele era um povo bastante avançado, e suas vias contavam com planejamento simétrico com abastecimento de água e também sistema de esgoto.
Ainda naquele tempo, foram achados acessórios arqueológicos que mostram figuras referentes às técnicas do Yoga que vemos atualmente, como a postura de lótus, dando a entender que naquele tempo era normal a prática da meditação proporcionada pelas técnicas de Yoga.
Com o passar do tempo, os povos do Irã invadiram a Índia, e neste momento começou o Período Védico, que foi marcado pelas escrituras de hinos religiosos escritos em sânscrito, que ganharam o nome de Vedas.
Essas escrituras ficaram conhecidas como Upanishads, e se tornaram populares em meados do século VI em uma mobilização de insatisfação com os rituais daquele tempo, dando origem a várias seitas da época que eram desaprovadas por filósofos.
Esses filósofos eram a favor da renúncia das ilusões que havia no mundo, e foi nessa época que as religiões como Budismo e Jainismo nasceram.
Nesta época os manuscritos já contavam com o termo Yoga, que naquele tempo não era relacionado com a prática que conhecemos atualmente de posturas e movimentos. No entanto, significava algo relacionado a uma prática de disciplina espiritual.
A base da Yoga
Apenas no século II antes de Cristo que foram achados escrituras que formam a base filosófica da Yoga, não necessariamente enfatizando os movimentos e posturas, tendo como foco principalmente na meditação e conhecimento de si mesmo.
As citações aos ásanas – posturas feitas na yoga – apenas foram achadas nos livros de Gheranda Samhita e Hatha Yoga Pradipika no século XV na era cristã.
Como surgiu a Hatha Yoga?
A primeira Yoga focada em movimentos inventada no mundo foi a Hatha Yoga, ela foi criada na Índia por volta do século XI antes de Cristo em uma região conhecida como Natha. Na época era comum usar tapete de mandala redondo durante a prática.
No decorrer desse período as pessoas daquele tempo começaram a olhar mais para o corpo como algo que fazia parte do processo de integração do ser, e anteriormente, os métodos utilizados não tinham como foco o físico, e sim, a parte mental, espiritual e emocional.
Como surgiu a yoga contemporânea?
Em meados do século XX, Tirumalai Krishnamacharya, um yogi contemporâneo que teve influência direta no Hatha Yoga atual, criou as posturas populares atualmente e praticadas no mundo inteiro, além de outros tipos e variações da prática como a Vinyasa e Ashtanga.
Além das atividades e práticas que visam o corpo, o Hatha Yoga, o yoga que vemos atualmente, teve bastante influência da cultura indiana no Vale do Rio Indo com uma combinação das ginásticas ocidentais daquele tempo, originando os movimentos flexíveis que atualmente são utilizados para favorecer a saúde e bem-estar de quem os pratica.
Quais são as principais vertentes da Yoga?
- Hatha yoga: vista como a yoga tradicional, sendo seu principal objetivo a atenção plena e trabalho do corpo;
- Ashtanga: essa é uma vertente que possui séries fixas de asanas, vista como uma prática intensa e dinâmica que requer mais do aluno;
- Iyengar: criada em 1938 por B. K. S. Iyengar é a vertente da yoga que utilizada objetivos como almofadas, cadeiras, kuruntas, blocos e cintos para aprimoramento da postura;
- Vinyasa: essa vertente é a junção das posturas e da respiração do ser, que tem como foco a execução de ásanas mais fluidas e sincrônicas, similar à uma dança coreografada.