Sua empresa investe em marketing de conteúdo? Você sabe a importância dessa estratégia de marketing nos dias atuais? Saiba isso e muito mais neste artigo!
Primeiramente, vale saber que conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a criação e compartilhamento de um assunto, ou tema relevante, valioso e consistente para atrair e engajar um público-alvo específico.
Na verdade, o objetivo por trás dessa estratégia de marketing é construir um relacionamento com o público, uma maior aproximação e isso levar à conversão em vendas ou ações desejadas.
Mas como oferecer conteúdo? Onde as empresas podem aplicar esta estratégia de marketing.
Onde aplicar Marketing de Conteúdo
Como foi dito, conteúdo é tema ou assunto, portanto, é uma estratégia que pode incluir uma variedade de formatos, como blogs, redes sociais, artigos, vídeos, infográficos, e-books, webinars, podcasts, entre outros.
Mas, para valer como boa estratégia, ele precisa ser relevante, devidamente planejado para atender um objetivo, seja esclarecer sobre a importância de um determinado produto ou serviço, sobre sua importância, enfim, ser algo que informe, eduque, inspire ou entretenha o público, dessa forma, ajudando a criar uma conexão emocional que pode levar a um aumento na confiança e fidelidade à marca.
Sem dúvida, uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é ajudar a posicionar a marca como autoridade em um determinado assunto ou setor, sem falar na facilidade de compartilhar essa estratégia de diferentes formas, seja pelas redes sociais, email, mensagens no whatsapp, aumentando o alcance e a visibilidade da marca.
No mais, o importante é que o conteúdo seja de alta qualidade e relevante para o público-alvo, caso contrário, pode ser ignorado ou, até mesmo, prejudicar a imagem da marca.
Porque o marketing de conteúdo é tão importante
Então, justamente, por ser uma estratégia de marketing que consiste em criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para um público-alvo específico, é extremamente importante na hora de ajudar a atrair, engajar e fidelizar o público.
Mas, muitas são as vantagens em apostar nessa estratégia de marketing digital e, segundo o especialista em SEO, Jorge Moreno, algumas merecem destaque, como as seguintes:
Permite se destacar da concorrência
Com o crescimento do mercado digital, as empresas estão enfrentando uma concorrência cada vez maior. O marketing de conteúdo pode ajudar as empresas a se diferenciarem da concorrência, fornecendo conteúdo relevante e valioso para o público-alvo.
Atende o novo perfil de consumidor
O consumidor moderno está mais informado e mais exigente do que nunca. Eles não querem ser vendidos o tempo todo, mas desejam receber informações úteis e relevantes que possam ajudá-los a tomar decisões sobre sua compra. O marketing de conteúdo pode atender a essa demanda, fornecendo conteúdo de alta qualidade que educa e informa o público-alvo.
Fortalecimento da marca
O marketing de conteúdo pode ajudar a fortalecer a imagem de marca de uma empresa, tornando-a uma autoridade em seu nicho. Ou seja, fornecer conteúdo útil e relevante para o público-alvo também ajuda a construir a confiança e credibilidade da marca.
Aumento do tráfego do site
O marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar o tráfego do site, pois o conteúdo de alta qualidade tende a ser compartilhado nas redes sociais e em outros sites, aumentando a visibilidade da marca.
Melhoria do SEO
O marketing de conteúdo pode ajudar a melhorar o SEO (Search Engine Optimization) de um site, pois o conteúdo de qualidade é um dos fatores mais importantes para o ranking nos mecanismos de busca.
Enfim, por todas essas razões, o marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente importante para empresas que desejam ter sucesso no mercado atual.