Uma edição do lendário modelo que você não pode perder.
A magia dos Tenis Nike Air Max 1 reside no facto das suas linhas, materiais e, claro, a válvula “air” no calcanhar, serem os elementos perfeitos para um look hiper-quotidiano, mas ao mesmo tempo muito especial. Não é que ver um desses tênis na rua seja uma surpresa ou algo estranho para nós —na verdade, é uma das constantes mais impressionantes do tênis esportivo no streetstyle—, mas devemos aceitar que ele sempre chama nossa atenção e consegue roubar um que outro suspira. Principalmente se estivermos falando de alguma edição especial ou colorway extremamente rara.
Neste ano, a marca organizou uma série de lançamentos e revisitas para esta mítica dupla por ocasião dos seus 35 anos no planeta Terra. Uma das edições mais incríveis que não para de nos assombrar: o Tenis Nike Air Max 1 ‘Crepe Hemp’. Mas antes de entrar em suas cores e silhueta, uma breve revisão de como esse design mudou a vida de todos nós.
Origem do Air Max
O ano era 1978 e as Air Tailwind —um modelo igualmente lendário e que podemos entender como a inovação que deu início a esta grande história— introduziu em suas formas uma inovadora bolsa “air” revestida de espuma. Isso forneceria a base literal para a tecnologia Air Max apenas alguns anos depois, graças a Tinker Hatfield. Outro colosso nos livros do mundo dos tênis.
Tendo se formado em arquitetura pela Universidade de Oregon, Hatfield ingressou na empresa swoosh em 1981 para seguir carreira em design de interiores. No entanto, depois de cerca de cinco anos, Hatfield trocou esse interesse peculiar pelo showroom para se tornar um dos mentores da Nike com ideias de calçados peculiares e apaixonadas.
Diz-se que enquanto viajava por Paris, Hatfield visitou o Centro Pompidou. Uma façanha da arquitetura construída em 1970. O que mais apaixonou o designer é que era, para citar o próprio criativo, “um prédio de cabeça para baixo, com uma pele de vidro por baixo”. Voltando ao Oregon com essa figura em mente, ele teve então repetidas reuniões com os técnicos que trabalhavam nas unidades Air-Sole maiores, contagiou-os com seu interesse por esse sistema de mostrar o interior dos tênis e, assim, criar calçado que não se parecia com nenhum outro.
Desta forma, a fantasia tornou-se realidade e o mito da melhor tecnologia em calçados esportivos tornou-se uma realidade visível a todos os olhos. Com o passar do tempo, Hatfield mesmo fora da marca, mais ideias e mais criativos chegaram às fileiras da Nike para continuar revolucionando este tênis. Um modelo que quebrou barreiras, que consolidou a imagem da empresa como promotora de inovações e que conquistou um visual tão poderoso que era irresistível em qualquer guarda-roupa.
Nike Air Max 1 ‘Crepe Hemp’
Agora, para comemorar suas três décadas e meia, temos um modelo que realmente vimos pela primeira vez em 2004, mas hoje foi relançado graças à sua aparência poderosa e à grande combinação que faz com o nosso tempo.
Uma combinação extraordinária: cabedal e língua de serapilheira crua, sobreposições de camurça chocolate, swoosh menta e unidade AIR verde vintage translúcida. Você não poderá negar que é uma mistura fabulosa se você gosta de ter um visual bastante retrô.
Para um estilo casual, clássico e moderno
Numa óptima combinação de elementos, este Tênis Nike Air Max combina na perfeição com qualquer peça de roupa que lhe coloque à frente. Com os tradicionais jeans índigo ficam fabulosos, com os fatos é um total fashion statement, com as calças sociais torna-se um ténis muito casual e com peças mais urbanas acaba por lhe dar um upgrade de sofisticação.
Data de lançamento
A Nike confirmou apenas que esse ano será o ano de lançamento.