Para os paulistanos, visitar a padaria diariamente já virou obrigação. Descubra as razões que levaram a essa paixão e que, há décadas, vem se destacando na terra da garoa
Não é de hoje que os paulistanos são apaixonados por padarias. Para se ter uma ideia, o número de estabelecimentos presentes apenas na capital já ultrapassa o marco dos 3 mil. Por essas e outras, a cidade já ficou conhecida como referência em panificação, produzindo milhares de pães franceses e os famosos “pingados” que, nada mais são, do que clássicos cafés com leite.
No entanto, muito além de saírem apenas em busca desses produtos de panificação, os moradores da região visitam esses locais como uma verdadeira tradição. Para eles, o dia só começa após dar aquele pulinho na clássica “padoca” da esquina, seja para apreciar um café da manhã, um brunch ou qualquer outra refeição ao longo do dia.
Assim, que tal saber mais sobre o assunto e descobrir as razões que levam a população a se apaixonar pelas padarias? Neste post, te contamos os detalhes. É só acompanhar e ficar por dentro!
Estabelecimentos completos
Se você já caminhou pelas ruas de São Paulo, deve ter notado que as padarias não se limitam a vender somente o pão, o leite e o clássico café preto — como acontece em outras regiões ao redor do Brasil.
Pelo contrário! Cada vez mais completos e modernos, esses estabelecimentos vêm ampliando o seu leque de produtos e serviços, oferecendo desde produtos de panificação, até refeições, doces e petiscos diversos.
Dessa maneira, as padarias se tornaram verdadeiros points, onde a população pode fazer o clássico lanchinho no fim da tarde, ou então, aproveitar para descansar e encontrar os amigos. Há opções para todos!
Funcionamento 24 horas por dia
São Paulo é conhecida como “a cidade que nunca dorme”. E não é por menos. Na região, vários estabelecimentos têm o costume de oferecer serviços 24 horas aos seus clientes — e as padarias são bons exemplos disso.
Independentemente do bairro, pode acreditar: você sempre encontrará uma boa padoca com um horário de funcionamento estendido. Ou, ao menos, esses locais podem atender ao público até tarde da noite, garantindo assim, que os consumidores tenham muito mais segurança e conforto para realizar uma refeição.
Para ilustrar, destacamos as padocas que são as paradas obrigatórias da garotada que gosta de curtir a noite. Após a balada, os jovens têm o costume de continuar a programação em uma padaria, devorando um lanche completo para curar a ressaca.
Muitos produtos disponíveis
Além de servir pães, salgados, doces, refeições executivas, pizzas e, pasmem, até vinhos importados, muitas padarias espalhadas por São Paulo estão investindo em peso no comércio de diferentes mercadorias.
Em outras palavras, o que antes era apenas uma padoca, se tornou uma espécie de mercado. Lá, os consumidores podem encontrar leites, sucos, snacks, chocolates, entre outros alimentos indispensáveis em nosso dia a dia.
Entretanto, é bom ficar de olho! Se existe um detalhe que não pode ser ignorado, diz respeito ao valor desses insumos. Ao contrário dos mercados tradicionais, os itens vendidos nas padarias apresentam um preço bem mais elevado.
Outros diferenciais das padarias em São Paulo
- Os produtos oferecidos são de alta qualidade;
- Dependendo do porte do estabelecimento, tem até música ao vivo em dias especiais;
- No inverno, é possível encontrar caldos e sopas para todos os gostos;
- Em alguns casos, há o tradicional bufê, que dispõe de “comida por quilo”, com uma imensa variedade de pratos: desde fast food, até culinárias típicas.
Viu só? Com tantos atrativos, não há como negar que as padarias são as grandes paixões dos paulistanos.