Você já pensou em ganhar dinheiro aplicando seu dinheiro em moedas digitais? Dentro do mundo cripto, existe um tipo de investimento que está atraindo cada vez mais pessoas: hoje, vamos falar sobre como gerar renda passiva com criptomoedas por meio do staking!
Você já ouviu falar em staking? Se sim, você sabia que você pode ter um rendimento de quase 20% em algumas carteiras? Se este universo é novo para você e se este assunto lhe interessou, acomode-se e se prepare para a leitura!
Afinal, precisamos estudar muito antes de aplicar o nosso patrimônio em algo que não conhecemos! Por isso, ao longo deste texto, vamos abordar temas como:
- o que é renda passiva;
- o que é staking;
- em quais criptomoedas é possível fazer staking;
- quais são as formas de se fazer staking;
- como é calculado o lucro no staking;
- qual a segurança do staking.
Gostou? Achou útil? Então, vamos começar o texto!
O que é renda passiva?
Você já deve ter ouvido algum influenciador do mundo financeiro falar sobre renda passiva, não é mesmo? Muitos falam que ela é a chave para alcançarmos a nossa independência financeira – e eles estão certos!
Renda passiva é, nada mais nada menos, um tipo de ganho “sem esforço”. Mas como assim? Simples: renda ativa é o seu salário ou retorno de prestação de serviço, ou seja, você trabalhou para obtê-la. A renda passiva, por sua vez, equivale a um dinheiro fruto de lucros de investimentos.
Portanto, podemos falar que a renda passiva é um dinheiro que não é “suado”, você não o conquista! Este patrimônio vem como um retorno de lucros de aplicações financeiras.
Dois exemplos de renda passiva são os dividendos de ações e os lucros semestrais do Tesouro Prefixado.
O que é staking?
Agora que você já sabe o que é renda passiva, precisamos falar sobre o staking, afinal ele é a chave para aprender a como gerar renda passiva com criptomoedas!
Esta prática pode ser chamada como “investimento com criptos”. Ela é uma maneira que os desenvolvedores de blockchains descobriram para chamar a atenção de investidores e, é claro, deixar a plataforma ainda mais desenvolvida.
“Fazer staking” é colocar as suas criptomoedas para render. Como isso é possível? Basicamente, você trava os seus tokens e, assim, ajuda o blockchain a validar as transações.
Por sua vez, este dinheiro trancado será chamado de “nó”, que é responsável por manter a segurança de uma blockchain, validando as suas operações.
O staking e as plataformas Proof of Stake (PoS)
Você já deve ter ouvido falar sobre mineração, certo? Este é o jeito que o Bitcoin, por exemplo, usa para gerar mais moedas para seus aplicadores. Nele, os mineradores resolvem problemas matemáticos para verificar as transações feitas na blockchain.
Esta é uma característica do sistema Proof of Work (PoW), que utiliza de muita energia elétrica e de máquinas potentes para funcionar. Por ser muito caro, o setor de tecnologia procurou uma outra forma para tornar o mundo das criptomoedas mais ágil e, é claro, barato. Foi assim que surgiu o Poof of Stake (PoS).
Assim, o staking é uma oportunidade única para as plataformas que adotaram o PoS. Nele, um validador (como é chamada a pessoa que investe suas criptomoedas) prende suas criptomoedas em um “nó” e, assim, ajuda na validação das transações.
Confira algumas criptomoedas que aceitam o staking:
- Ether (ETH);
- EOS (EOS);
- Polkadot (DOT);
- Cardano (ADA).
Formas de se fazer staking
Existem, em suma, três maneiras de se fazer staking. Cada uma delas demanda um certo nível de conhecimento prévio com a plataforma e uma quantidade específica de dinheiro. Mas, em suma, os três métodos levam você a gerar renda passiva com criptomoedas.
São elas:
Diretamente pelas blockchains
Para fazer staking diretamente nas plataformas de criptomoedas, você vai precisar de: conhecimento prévio, um computador com boa performance e uma maior quantidade de dinheiro.
Deste jeito, você elimina a participação de terceiros, fazendo este nó diretamente com a blockchain, sendo o único dono deste investimento.
Para fazer uma aplicação na Ethereum, por exemplo, você precisará de, no mínimo, 32 ETH para se tornar um validador. Por isso, este é o jeito mais custoso para fazer o staking, pois você terá que bancar todo o valor do nó.
Pelas exchanges
As exchanges são as corretoras de valores das criptomoedas. Por meio delas, você pode fazer staking com a ajuda de terceiros, ou seja, não precisa de muito conhecimento prévio para executá-lo.
Neste método, você entra apenas com o dinheiro e especialistas fazem a aplicação em nós. Entretanto, fique ligado com as taxas previstas para este serviço. Mas, podemos afirmar que este é um bom método para quem está pesquisando sobre como gerar renda passiva com criptomoedas, mas não possui o conhecimento na prática.
Pelos “pools de staking”
Sim, você leu certo! Existem piscinas de staking! Mas o que isso quer dizer?
Bem, os pools de staking funcionam, essencialmente, como “vaquinhas”. Ou seja, cada um dos investidores colocam suas criptomoedas em uma pool e, no final, seus integrantes recebem uma parcela proporcional dos lucros. Então, se você ajudou com 1% do total, você receberá 1% do lucro.
Como é calculado o lucro do staking?
Esta pergunta, infelizmente, não tem uma resposta! Afinal, o cálculo do lucro do staking pode variar de acordo com cada investimento e, é claro, de cada plataforma de moedas digitais.
Por esse e outros motivos, podemos afirmar que investidores arrojados ou moderados podem gostar de aprender a como gerar renda passiva com criptomoedas. Isso acontece porque esta aplicação é variável, tendo possibilidades de altos lucros, mas não sem riscos.
O cálculo do lucro do staking pode ser influenciado, por exemplo:
- pela quantia de criptomoedas investidas;
- pelo método de investimento escolhido;
- pelo tempo em que suas moedas estão aplicadas;
- pela inflação dentro da própria plataforma.
Como gerar renda passiva com criptomoedas: vale a pena o risco?
Chegamos ao final deste texto. Até aqui, você entendeu, basicamente, como funciona um staking e aprendeu que é possível gerar renda passiva com criptomoedas.
Mas, na verdade, esta é uma prática segura? Bem, como falamos anteriormente, existem riscos. Mas é possível, sim, receber uma renda passiva com o staking.
Você sempre precisará estar de olho na volatilidade da moeda, na liquidez do investimento (ou seja, se você pode tirar seu capital aplicado em qualquer momento) e nas taxas de custódia, caso você utilize pools ou exchanges para efetuar seu staking.
E então, você faria um staking? Comente com a gente!
Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.