Existe uma maneira muito simples de aumentar a produtividade e acelerar as tarefas que levam horas para fazer. Muitos profissionais e agências de Social Media optam por utilizar ferramentas para eliminar afazeres simples da rotina de trabalho e aumentar a eficácia de seus projetos.
Neste artigo, você vai conhecer quatro instrumentos essenciais para otimizar o seu tempo e deixar o seu trabalho como Social Media ainda mais produtivo. Veja!
Por que alinhar ferramentas ao trabalho de Social Media?
Antes de conhecermos as ferramentas mais utilizadas na rotina de um Social Media, vamos entender a importância que elas fazem no dia a dia do profissional. É fundamental conhecermos cada uma delas para podermos desempenhar nosso trabalho com maior eficácia.
O objetivo das redes sociais é fazer com que um negócio gere vendas e, para que isso aconteça, é necessário utilizar todos os recursos disponíveis. As ferramentas são a melhor forma de ter uma visão mais ampla de seu trabalho, onde suas atividades estejam centradas todas em um único lugar. Ferramentas de Social Media geram insights, potencializam as suas estratégias e automatizam ações, deixando o trabalho do profissional mais rápido e eficiente.
Ferramentas fundamentais para profissionais e agências de Social Media
A rotina de trabalho de um Social Media é muito mais do que publicar em redes sociais. O profissional precisa ter uma boa estratégia e utilizar instrumentos que otimizem o seu tempo e que melhorem o seu desempenho.
Abaixo, vamos apresentar quatro destas ferramentas que vão ajudar, e muito, a rotina de trabalho de um Social Media. Confira!
Mlabs
O Mlabs é um dos melhores programas para planejar e agendar todas as postagens em contas do Facebook e Instagram (para feed, stories e IGTV), além de utilizar funcionalidades de outras redes, como o Twitter, LinkedIn, WhatsApp, Pinterest, YouTube e Google Analytics. A ferramenta é paga, mas você pode utilizar os primeiros 30 dias grátis e conferir se ela é adequada em sua rotina.
Canva
O Canva é uma ferramenta utilizada para criar imagens sem a necessidade de conhecimento de design. Claro que uma arte estratégica e muito bem elaborada gera melhores resultados, mas qualquer um pode criar imagens atraentes no Canva.
A plataforma é completa e sua maior parte é gratuita, você paga apenas pelas ferramentas “extras”. Ela oferece inúmeras opções de edição de imagem e templates já prontos para usar como base. Além disso, é possível adicionar textos, imagens, texturas, ícones e formas em sua criação.
Trello
O Trello é uma ferramenta gratuita de organização de demandas e tarefas. É uma das opções mais simples de usar e uma das mais utilizadas por diferentes tipos de organizações, como agências, e-commerces e start-ups. A plataforma oferece a opção de criar colunas e quadros, onde cada coluna se refere a um projeto e os quadros mostram uma tarefa individual ou colaborativa do mesmo projeto.
Você pode usar os quadros e colunas tanto para criar suas próprias tarefas quanto para inserir projetos abertos para a equipe. Nele, é possível definir o andamento da tarefa, a data de conclusão, inserir textos, imagens e alterar a privacidade do quadro. Para utilizar outros recursos da plataforma, você pode assinar plug-ins adicionais para criar relatórios ou analisar dados, por exemplo.
Google Ads
O Google Ads é uma oportunidade de lucrar com anúncios na web. Com ele, é possível criar anúncios que aparecem em páginas parceiras do Google, apresentando o seu conteúdo para pessoas que ainda não conhecem.
Estes espaços para anúncios são cobrados, o valor é referente ao resultado que você atingir na plataforma, porém são muito lucrativos. Se você ainda não investe nessa estratégia de marketing digital, fica mais difícil do público conhecer o seu produto ou serviço, te fazendo assim perder grandes oportunidades.
Você usa alguma dessas ferramentas em sua rotina de trabalho? Se você conhecer alguma outra que possa auxiliar a rotina de um Social Media, fique a vontade para escrever nos comentários!