Hoje em dia, no mercado, é possível encontrar os mais variados tipos de abraçadeiras e, a partir daí, encontrar o mais adequado para utilizar de acordo com a sua necessidade.
As abraçadeiras são itens pequenos, mas com uma capacidade enorme para solucionar vários tipos de necessidades em diferentes setores, como indústria, na construção civil e até mesmo para fins domésticos.
Por isso mesmo é que elas possuem uma enorme importância e devem ser bem conhecidas, já que cada um dos tipos existentes é indicado para segmentos ou para situações específicas.
Aqui no conteúdo, vamos explicar a respeito de quais os tipos de abraçadeira que você encontra no mercado e, além disso, ainda falaremos sobre para que eles servem.
Não deixe de ler este conteúdo até o fim para saber tudo sobre este tema!
Tipos de abraçadeiras: Saiba quais você pode encontrar
As abraçadeiras, como dito antes, tratam-se de produtos de tamanho pequeno e cuja finalidade principal é a fixação de um objeto específico em um local determinado.
Este local pode ser o chão ou as paredes, mas também outros objetos, de modo que com a abraçadeira é possível uni-los para que eles passem a agir com uma eficiência maior na hora da realização das operações.
Além do mais, as abraçadeiras são itens que ajudam a solucionar problemas de maneira temporária, como a necessidade de unir objetos enquanto não se encontra uma outra solução permanente.
Com relação aos tipos de abraçadeira, no mercado encontramos vários como os de metal (feitos a partir de aço inox ou aço de carbono), ou ainda as de nylon, que podem atender a muitos segmentos com o máximo de excelência.
Além disso, ainda podemos citar as abraçadeiras tipo d, tipo u e as de tucho, para que você entenda qual a melhor opção conforme a sua necessidade. Vamos então aprender mais sobre elas nos próximos tópicos.
As abraçadeiras feitas de metal
As abraçadeiras feitas com metal tratam-se de tipos muito tradicionais e são produzidas a partir do aço inox ou do aço de carbono.
Essas abraçadeiras produzidas com aço de carbono possuem seis tipos diferentes, sendo que as abraçadeiras no formato borboleta tratam-se das únicas que podem ser instaladas manualmente.
No caso, os outros cinco tipos vão precisar de algum tipo de ferramenta para que você possa instalá-los.
As abraçadeiras de aço carbono servem para fixar ou prender vários equipamentos, como é o caso das máquinas de lavar louça e de lavar roupa.
Já no caso das abraçadeiras feitas com aço inox servem para prender os vários tipos de mangueira, como aquelas de botijão de gás, de jardins e de compressores.
Abraçadeiras tipo d e tipo u
Dois tipos de abraçadeiras que são importantes e você precisa conhecer bem para que possa usá-los corretamente são o tipo u e o tipo d.
Isso porque esses dois tipos diferem em relação ao modo como são fixadas, pois o tipo d necessita somente de um parafuso para sua fixação, enquanto o tipo u precisa de dois parafusos.
Esses dois tipos de abraçadeiras servem para a fixação de objetos na parede com maior eficácia e segurança.
Abraçadeiras de nylon
As abraçadeiras de nylon são um outro tipo muito importante e usadas, principalmente, com a finalidade de organizar fios, cabos, e outros tipos de itens.
É comum vê-las também dentro da construção civil, em fábricas e mesmo no uso doméstico, para fechar embalagens, além de outros tipos de aplicações.
Estes tipos de abraçadeiras costumam ser conhecidas pelo nome de “enforca-gato” e é muito provável que você já tenha usado na sua casa.
As abraçadeiras de nylon existem em tamanhos variados para que possam atender a um número maior de aplicações, mas o melhor é que elas podem ser usadas todas manualmente, sem ferramentas.
Abraçadeiras de tucho
Estas são abraçadeiras do tipo de pressão, mas ao contrário de outras, elas necessitam de índices mais altos de aperto para que possam fixar ou prender bem os objetos.
O seu uso é muito comum nas instalações industriais e também nas fábricas de montadoras, de modo geral.
Como fazer para escolher o melhor tipo de abraçadeira?
Agora que ficou claro quais os tipos de abraçadeiras e para que servem, talvez você esteja se perguntando: mas como fazer exatamente para escolher o melhor?
Antes de qualquer coisa, você deve entender qual é a necessidade de uso das abraçadeiras, ou seja, qual equipamento ou objeto pretende prender ou fixar e em qual local.
Aqui estão os dois fatores que você precisa considerar para escolher a melhor opção:
- Qual é o objeto com o qual você está trabalhando
- Qual é a sua necessidade
Conclusão
Como visto aqui, você pode encontrar no mercado vários tipos de abraçadeiras e conhecê-los é fundamental para que possa tomar a melhor decisão de compra.
Neste conteúdo, trouxemos a explicação de quais são os tipos e para que cada um deles serve na prática, pois assim vai ser mais fácil saber qual comprar na Ferrari!
O que achou do texto sobre quais os tipos de abraçadeiras e para que servem?