A edição de 2023 do Brasileirão já está em andamento há cerca de um mês, mas é justo dizer que, até o momento, o resultado não foi o esperado por muitos. Após as quatro primeiras rodadas, o Botafoga é o líder do campeonato com 100% de aproveitamento, enquanto Cruzeiro e Fortaleza também são surpresas entre os quatro primeiros colocados, ao lado do atual campeão Palmeiras.
Na outra ponta da tabela, você encontrará algumas das maiores equipes do Brasileirão lutando para iniciar a temporada e correndo o risco de encerrar completamente suas respectivas campanhas à medida que ficam cada vez mais atrás dos times no topo da classificação.
Ainda há um longo caminho a percorrer, é claro, com mais de 30 partidas até outubro. Mas vamos dar uma olhada em algumas das equipes que costumam ser favoritas nas apostas em futebol, mas que não corresponderam às expectativas nas primeiras quatro semanas de jogo.
Flamengo
O time que mais decepcionou nos primeiros estágios da temporada foi o Flamengo. O Rubro-Negro foi um quinto colocado abaixo da média em 2022, mas ainda assim conseguiu fazer algo da campanha ao levantar o troféu da Copa Libertadores pela terceira vez no final do ano passado.
O time entrou nesta edição do Brasileirão como favorito ao título, apesar de alguns resultados ruins nas competições de copa que antecederam o início da temporada, incluindo uma derrota por 2 a 0 para o Maringá, da Série D, após a demissão de Vitor Pereira, e abriu os trabalhos com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Coritiba no Maracanã.
Desde então, no entanto, a situação do Flamengo tem piorado. O time foi derrotado por 2 a 1 pelo Internacional na partida seguinte, antes de sofrer uma derrota por 3 a 2 para o Botafoga, líder do campeonato, em um confronto no Rio de Janeiro. O primeiro confronto com o Athletico-PR desde a final da Libertadores também terminou de forma amarga, com a vitória do Furacão por 2 a 1, deixando o Flamengo na zona de rebaixamento.
Atlético Mineiro
Outra equipe mais acostumada a estar na outra ponta da tabela, garantindo o terceiro lugar na temporada de sucesso em 2020-21 e até mesmo vencendo o Brasileirão no ano seguinte, a queda do Atlético Mineiro para o sétimo lugar na última temporada poderia ter sido um sinal de que eles não iriam competir pelo título novamente nesta campanha.
No entanto, poucos teriam previsto que o time teria um início de temporada tão ruim. O Galo perdeu o primeiro jogo da temporada em casa para o Vasco da Gama, antes de empatar em 0 a 0 com o Santos no Estádio Urbano Caldeira.
A vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR em Belo Horizonte parecia que poderia dar o pontapé inicial na temporada do Atlético Mineiro, mas o confronto com o Botafoga, que está em alta, foi mais um passo atrás, pois o time perdeu por 2 a 0 para o Fogo no Nilton Santos e agora está em 16º lugar na tabela.
Corinthians
O Corinthians não tem exatamente disputado o título desde suas três conquistas na década de 2010, mas voltou a ter um desempenho consistente nas últimas duas temporadas, terminando em quinto lugar em 2021 e garantindo o quarto lugar no ano passado.
O Timão começou bem a temporada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no fim de semana de abertura, mas perdeu os dois jogos seguintes com uma derrota surpreendente para o Goiás (3 a 1) e uma derrota por 2 a 1 fora de casa para o rival paulista e atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras (2 a 1).
O Corinthians encerrou sua série de duas derrotas em casa, na Arena Neo Quimica, mas só conseguiu um ponto contra o Fortaleza, que empatou em 1 a 1. Os sete campeões têm alguns jogos difíceis pela frente, com Botafoga, São Paulo e o Rubro-Negro, os próximos três. O último deles será difícil de prever na Flamengo x Corinthians aposta, dada a má fase de ambos os times.