Fato é que os brindes promocionais são uma ótima forma de fidelizar a sua clientela. E, ainda que venha se tornando cada vez mais popular, o uso de brindes ainda é muito bem-vindo por diversas corporações.
No entanto, é preciso saber como escolher brindes para clientes, até mesmo para não errar na sua escolha, tampouco na produção. Mas qual é a melhor forma de fazer isso?
Como escolher brindes para clientes?
Abaixo, iremos falar sobre algumas dicas que irão lhe ajudar na hora de decidir os melhores brindes personalizados para agradar seus clientes. Confira.
1. Conheça bem o seu público
Do que o seu cliente gosta? Se ele já comprou de você algumas vezes, essa é uma informação não muito difícil de se obter.
Pense bem, quais são os seus hábitos, valores, o que ele pensa ou do que precisa? No caso dele ser mais prático, uma ideia é oferecer um brinde que tenha alguma utilidade.
Afinal, não adianta dar canecas personalizadas bonitas e bem acabadas se este tipo de brinde não condiz com o seu público.
Ou seja, nesse caso, deve ir além da beleza, mas que possa oferecer algum tipo de praticidade. Mesmo porque, se ele for usar todos os dias, a sua marca vai ficar gravada na mente dele.
A dica é: organize todos os dados da sua pesquisa e escreva em um pedaço de papel todas as demais características do seu cliente. Procure conhecê-lo de maneira profunda.
Se isso for muito difícil, uma boa dica é criar uma pesquisa utilizando questionários. Em seguida, é só fazer um brainstorming e decidir qual é o brinde mais adequado.
2. Defina o objetivo do brinde para clientes
Antes de escolher e distribuir o brinde, pare um pouco e pense: por que você quer fazer isso? Quais são os seus objetivos?
Quer fazer com que eles tornem a sua loja, ou é para atrair aqueles que não compram mais na sua empresa a um bom tempo?
Pense em qual é o real intuito em produzir todos esses brindes, haja vista que você pode utilizá-los para promover algum evento importante da sua empresa, por exemplo.
Em outros casos, é possível fazê-los para comemorar datas especiais, como dia das mães, dia dos clientes, Natal, ano novo etc.
3. Surpreenda o cliente
O seu cliente vai apreciar ainda mais o seu brinde se ele for surpreendido. Então, que tal dar uma olhada na concorrência e entregar algo que seja melhor?
Procure entregar algo que o seu cliente de fato vai gostar e que utilize com uma certa frequência. Essa sim vai ser uma ótima estratégia, já que é engenhosa e perspicaz.
Mesmo porque superar as expectativas dos clientes costuma ser uma ótima forma de fidelizar os seus clientes.
Ademais, pense em qual a experiência que você quer oferecer ao distribuir os brindes. Seja sempre lembrado e não deixe que o seu presente pare em alguma gaveta.
4. Preste atenção no design
Sempre que for escolher o seu brinde, não deixe de pensar que ele deve ter a identidade visual da sua marca. Então, tenha um certo rigor em relação ao padrão de cores e formas.
O ideal é que o seu brinde personalizado faça alusão a sua marca, até mesmo para que o seu cliente possa lembrar de você.
Sendo assim, se as cores da sua marca for roxo e vermelho, faça com que a paleta de cores do seu brinde siga esse mesmo padrão, ou pelo menos com algumas variações, nuances e tons aproximados.
É essencial ter bastante cuidado com a lógica e o bom senso sempre que for distribuir o brinde. Sempre abuse da criatividade!
5. Não tenha medo de inovar
Como mencionado, você deve ser criativo. Então, não tenha medo de inovar. Até porque essa é uma forma de surpreender o seu cliente.
Vamos supor que você é dono de uma livraria, onde os seus clientes são leitores assíduos. Nesse caso, seria uma ótima ideia apostar em marcadores de livros personalizados, certo?
Agora, no caso de ser um consultório de odontologia, que tal investir em aventais ou máscaras que tenham a sua marca? Assim, além de fidelizar os seus clientes, também vai fazer com que eles se lembrem sempre da sua empresa.
6. Agregue valor à sua marca
Se quiser aumentar a fidelização do seu público, basta criar uma política de compras. A dica é fazer uma ação de fidelização de clientes, a fim de que eles acumulem pontos ao comprar o seu produto ou serviço. Depois, eles podem trocar por brindes.