Preparar esta lista de 8 filmes sobre tecnologia que falam sobre IA não foi tarefa fácil. A existência de tantos longas apenas ressalta o quanto este assunto faz parte do nosso cotidiano.
Em tempos de ChatGPT e robôs super inteligentes, as pessoas estão curiosas sobre o que vai acontecer com o futuro da tecnologia. A boa notícia é que o cinema já fez algumas previsões sobre esse tipo de tecnologia.
Por ser um tema complexo, a sétima arte ajuda na compreensão e há títulos para todos os gostos: ação, animação, documentário e, até mesmo, comédia. Contudo, além da variedade de gêneros, o que impressiona é a data de lançamento – alguns têm quase 40 anos!
Mas, não nos limitamos a indicar filmes sobre IA. Como o aprendizado pelo cinema é uma estratégia usada pelos professores, você vai ver como utilizá-lo na sala de aula de forma a estimular o pensamento crítico dos alunos.
Agora, pegue sua pipoca e mergulhe neste artigo que mescla duas paixões: tecnologia e cinema.
Melhores filmes sobre tecnologia que falam sobre IA
1 – 2001 – Uma odisseia no espaço
Com roteiro e direção de Stanley Kubrick, 2001 – Uma odisseia no espaço é um clássico dos filmes sobre tecnologia que falam de Inteligência Artificial. Lançado em 1968, a trama é sobre a missão espacial a Júpiter, cuja nave é controlada pelo computador HAL 9000.
As coisas começam a dar errado quando um erro atinge a máquina e ela passa a eliminar os tripulantes.
2 – Matrix (trilogia)
Cultuado até hoje, Matrix não chama atenção apenas pelos efeitos especiais. O roteiro conta a história do programador Thomas Anderson (Keanu Reeves) que começa a sonhar que está conectado a um sistema de computadores do futuro. Esses sonhos persistem e Anderson descobre que a realidade é simulada pelo computador Matrix.
3 – O Exterminador do Futuro
Sucesso de bilheteria, o filme de 1984 estrelado por Arnold Schwarzenegger é dirigido por James Cameron. A história traz elementos de ficção científica e ação gira em torno do androide assassino chamado Cyberdyne Systems Model 101-800 Series Terminator, que tem seu esqueleto coberto com tecido humano. O mote é a viagem inversa no tempo, do ano de 2029 para 1984.
4 – Ela
O surpreendente filme de 2013 protagonizado por Joaquin Phoenix discute nossa relação com a tecnologia. Como pano de fundo, o roteirista e diretor Spike Jonze trouxe o solitário escritor Theodore (Phoenix) que se vê apaixonado pela voz do sistema operacional de seu computador (Scarlett Johansson).
5 – Ex-Machina: Instinto Artificial
Nathan é um bilionário proprietário de uma empresa de tecnologia que desenvolve um robô com inteligência artificial chamado Ava. Calleb, um programador dessa companhia é o escolhido para testar a nova criação do chefe. O que parecia uma grande oportunidade revela-se um problema porque Ava é sofisticada, sedutora e imprevisível.
6 – Wall-E
A animação da Disney Pixar lançada em 2008 retrata a vida de Wall-E, um robô trazido à Terra após a destruição do planeta que levou os humanos a viverem numa nave. O trabalho da máquina é entulhar todo o lixo, mas tudo muda quando Eva, um novo robô chega e ele se apaixona, fazendo com que Wall a siga pela galáxia.
7 – Finch
O filme de 2011 se passa no pós-apocalíptico e conta a história do engenheiro Finch Weinberg. Ele tem tanto medo que algo de ruim aconteça com seu cachorro que cria um robô para proteger o animal. Mas, além da função original, a máquina ganha humanidade ao aprender o que é o amor.
8 – Superinteligência
Lançado no ano 2000, Superinteligência é uma comédia e sua história é a mais próxima do nosso cotidiano. No longa metragem, Carol Peters entra em pane quando os eletrodomésticos de sua casa decidem conversar com ela. Ela descobre, no entanto, que uma super inteligência artificial a observa e quer decidir os rumos da sua vida.
A virada é quando Carol confronta a IA para fazê-la desistir dos seus propósitos. E algo muito nobre motiva essa coragem da protagonista: saber que a vida sempre vale à pena.
9 – Free Guy
Esta comédia de ação de 2021 traz Guy, um NPC (personagem não jogável) do jogo de vídeo games chamado Free City. A rotina de Guy com esse jogo é tão intensa que ele passa a ter a sensação de que está dentro dele.
10 – AlphaGo
O desenvolvimento de uma inteligência artificial para ensinar um complexo jogo. Este é o mote do documentário Alpha Go, lançado em 2017. O objetivo da IA é explicar o “Go”, um jogo de tabuleiro chinês. Ao longo das quase 2 horas, o espectador acompanha todas as fases de criação e o ápice é ver a IA em ação.
Como usar filmes para facilitar o aprendizado?
Antes de colocar isso em prática, o professor deve se preparar. O primeiro passo envolve não ficar preso às super produções americanas, ou seja, estar aberto para obras menos badaladas. Em nossa lista de 8 filmes sobre tecnologia que falam sobre IA há uma mescla de blockbusters com títulos com pouco holofote, mas não menos interessante.
Superada esta questão, é hora de verificar o que é adequado para a faixa etária dos alunos. Um título usado para estudantes universitários numa faculdade não pode ser o mesmo para alunos do ensino fundamental.
O docente também precisa determinar o objetivo: consolidar um conteúdo transmitido na aula ou promover a discussão sobre algum tema da realidade?
Traçados os objetivos, o planejamento não acaba por aqui. Há ainda outra decisão a ser tomada, a qual explicaremos no próximo tópico.
Filmes sobre tecnologia na sala de aula: como estimular o pensamento crítico?
Porém, o uso de produtos audiovisuais na sala de aula não se restringe a assisti-los. O professor pode pedir que os alunos entreguem uma resenha crítica de filme.
Basicamente, a resenha é uma análise de uma obra cinematográfica, livro, álbum musical ou artigo científico, esmiuçando o conteúdo em si e mostrando como ela se relaciona com outras obras e autores.
A produção de resenhas é comum na graduação, contudo, sua aplicação no ensino médio é muito proveitosa, visto que ajuda a formação do pensamento crítico. Por isso, quanto mais cedo as pessoas aprenderem a formar tal habilidade, mais cedo elas se tornam conscientes e independentes.
Este tipo de pensamento é fundamental em todos os aspectos da vida. O principal benefício é tornar as pessoas capazes de identificar uma fake news, por exemplo, visto que pensar criticamente implica em ser curioso para pesquisar e, consequentemente, hábil para formular opiniões. Como a arte é didática, por que não usá-la para discutir as diversas nuances da inteligência artificial?