Em tempos de intensos avanços tecnológicos, é importante ficar de olho nas tendências para o futuro do trabalho. A pressão de se manter inserido no mercado gera grandes receios quanto às perspectivas futuras.
Afinal, existe a compreensível preocupação de estar adequadamente qualificado para atender aos novos requisitos profissionais. Acompanhe a leitura deste texto até o fim para conferir quais são as grandes tendências e como se preparar profissionalmente!
Qual é o futuro do trabalho?
Projetar as grandes tendências do mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Afinal, são inúmeras as variáveis que impactam no curso das carreiras e habilidades profissionais valorizadas.
Para poder antecipar essas mudanças nas perspectivas de emprego, é preciso primeiro atentar-se ao atual panorama sócio-econômico e tecnológico. Ou seja, com base nas recentes movimentações mundiais, pode-se estimar novas direções para as áreas profissionais. Vamos conferir alguns dos prováveis rumos para o mercado profissional.
Automação e inteligência artificial
Com a aceleração tecnológica, estima-se que inúmeras atividades sejam progressivamente substituídas por recursos de inteligência artificial. Como consequência, o profissional do futuro precisará estar adequadamente qualificado e apto para gerenciar tarefas automatizadas de alta complexidade.
Nesse contexto, também serão cada vez mais valorizadas as profissões envolvidas no universo da transformação digital. Por exemplo, projeta-se uma grande demanda por carreiras ligadas à análise de dados, programação, marketing digital e segurança cibernética.
Valorização de soft skills
Em meio ao refinamento das abordagens tecnológicas, tem se observado a crescente valorização da qualidade das relações interpessoais. Habilidades como comunicação empática e gestão de conflitos tornam-se cada vez mais solicitadas no mundo corporativo, a conscientização de problemáticas sociais tem levado a abordagens de gestão de pessoas mais humanizadas.
Sustentabilidade
Tendo em vista a forte tendência de conscientização ambiental ao redor do mundo, o futuro do trabalho certamente envolverá a intensa atuação de profissionais ligados às práticas de gestão de sustentabilidade. Além disso, espera-se que os ambientes corporativos tornem-se mais engajados na promoção de atividades e iniciativas amigáveis ao meio-ambiente.
Total experience
O conceito de “total experience” está vinculado à abordagem corporativa na qual a qualidade de vida dos funcionários é tão importante quanto a satisfação dos clientes. No sentido de promover uma experiência positiva de trabalho, muitas empresas já começaram a adotar práticas de bem-estar no ambiente de trabalho, como uma cultura organizacional mais acolhedora, inclusiva e sensível às necessidades de cada funcionário.
Empreendedorismo
Além de as relações serem mais flexíveis e humanizadas, vale citar a grande tendência de troca do regime empregatício pela atuação profissional autônoma formalizada com microempreendimentos individuais (MEI). Afinal, trata-se de uma das categorias empresariais que mais cresce atualmente no país.
Abrir MEI envolve facilidades burocráticas, além de garantir acesso a inúmeros benefícios financeiros e previdenciários. Portanto, fique atento: o futuro também pode envolver ser dono do próprio negócio.
Como se preparar para o futuro do trabalho?
Para estar alinhado às grandes tendências profissionais, é preciso investir no aprendizado contínuo sobre os novos recursos tecnológicos. Ao estudar o lançamento dessas ferramentas e as respectivas utilizações práticas, as habilidades técnicas do profissional acompanham as demandas do mercado de trabalho.
Além disso, desenvolver as habilidades socioemocionais é indispensável para os novos modelos de trabalho, nos quais a dinâmica de resolução de conflitos necessariamente passará por abordagens mais humanizadas. Nesse sentido, vale buscar práticas de autoconhecimento para trabalhar as competências de comunicação, trabalho em equipe e gerenciamento de tempo.
Para quem pretende atuar no ramo dos negócios, também é válido investir em educação financeira. Ao aprender a lidar corretamente com as finanças empresariais, você aumenta as chances de se tornar competitivo no mercado.
São muitas dicas, não é mesmo? Coloque-as em prática e fique preparado para as mudanças profissionais!