Você está pensando em vender sua empresa? Antes de iniciar o processo de venda da sua sociedade, é preciso tomar alguns cuidados para que você possa negociá-la pelo melhor valor possível. Neste artigo elencamos alguns fatores que podem ser desmotivadores para a venda da sua empresa.
1. Falta de preparação para a venda
Assim como uma companhia precisa estar pronta para operar, a preparação é um ponto importante para o processo de venda. Certifique-se de que as informações contábeis e financeiras, o controle financeiro e o planejamento orçamentário da companhia estão adequados para a venda. Isso pode ser feito com a ajuda de um assessor financeiro especializado em M&A.
Um profissional especializado poderá apontar oportunidades de melhoria (ex: operacionais e estratégicas) que podem ajudar a melhorar o valor de venda da companhia. Há, ainda, a possibilidade de que ao final do processo de preparação para a venda, você chegue à conclusão de que ainda não é o momento mais adequado para começar a contatar os investidores e vender a sua sociedade.
2. Passivos e riscos não mapeados
Um potencial investidor ficar bastante desmotivado ao descobrir no processo de diligência que existem riscos que não foram devidamente identificados e tratados na sua empresa. Por isso, é fundamental que exista uma coordenação com os especialistas da área financeira para mapear os principais ¨riscos¨ ou ¨passivos¨ financeiros da companhia. Esses podem ser, por exemplo: ambientais, regulatórios, tributários, trabalhistas etc.
Um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições poderá ajudar na avaliação de quais desses riscos podem ser solucionados e quais não, e quais passivos remanescentes podem ser ¨transferidos¨ para potenciais investidores.
3. Avaliação da empresa feita de forma não profissional
Para poder pleitear um valor ¨justo¨ pela sua empresa, é necessário saber justificá-lo de forma crível, ou poderá desmotivar um potencial comprador. Contar com uma avaliação de valor (valuation) feita de forma profissional e com uma metodologia adequada para o seu tipo de companhia é a melhor prática. Adicionalmente, fazer esse cálculo de forma profissional lhe oferecerá as ferramentas adequadas para entender quais investimentos são os mais prioritários para valorizá-la ainda mais.
Atualmente, existem três formas de avaliar uma empresa: 1) desconto de fluxo de caixa, 2) múltiplos e 3) ativos. O método de valuation que costuma ser mais bem aceito por investidores para analisar a compra de empresas em funcionamento é o primeiro (desconto de fluxo de caixa).
Ao evitar esses ¨desmotivadores¨ para venda, você poderá negociar a sua empresa de forma mais estratégica, sem diminuir o seu valor. Com ajuda profissional, é possível passar por todo o procedimento sem grandes preocupações, maximizando o valor de venda e diminuindo riscos. A Capital Invest é uma das principais Boutiques de M&A do Brasil, presta serviços de consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.