A gestão de acesso e o controle de entrada são elementos essenciais em uma organização, pois desempenham um papel fundamental na segurança dos bens patrimoniais. Contudo, você tem conhecimento detalhado sobre as funções da gestão de acesso e do controle de entrada, assim como sobre as suas respectivas definições?
Principais aspectos da portaria e do controle de acesso
A portaria e o controle de acesso são elementos cruciais em uma organização, desempenhando um papel fundamental na ampliação da segurança empresarial. Por meio da portaria, a empresa recebe o primeiro contato de visitantes, clientes, entregas e funcionários, tornando-a uma área de extrema importância.
É imperativo ter um controle de acesso eficiente, permitindo a entrada apenas de pessoas autorizadas nas instalações da empresa. Nesse sentido, a portaria desempenha um papel crucial ao realizar o controle inicial, registrando cada indivíduo que pretende ingressar nas dependências.
Existem diversos métodos disponíveis para realizar os serviços de portaria e controle de acesso, variando entre abordagens mais convencionais e soluções modernas que utilizam tecnologia de ponta.
Dependendo das necessidades da empresa, pode-se optar por portarias físicas ou virtuais, além de contar com um controle de acesso informatizado que oferece ferramentas eficazes de monitoramento, como verificação biométrica por impressão digital, leitura de retina ou uso de tags.
Responsabilidades do porteiro
Tanto em portarias físicas quanto virtuais, o porteiro exerce a função de receber as pessoas que se dirigem à empresa e realizar o processo de identificação. Na portaria, por exemplo, um entregador deve se identificar antes de realizar uma entrega específica.
Além disso, o porteiro é responsável por fornecer orientações e também pode receber correspondências e outros itens quando não é necessário entregá-los diretamente ao destinatário.
Compreenda a função do controlador de acesso
Por outro lado, o controlador de acesso desempenha uma atividade mais direcionada, que consiste em ter pleno domínio e controle sobre quem acessa o prédio. Em outras palavras, para que as pessoas entrem na empresa, é necessário passar por ele e serem identificadas pelo sistema de controle de acesso utilizado.
Nesse contexto, o controlador é responsável por gerenciar todo o sistema de acesso, além de resolver problemas como excesso de pessoas no local de entrada e possíveis tumultos decorrentes disso.
No entanto, se houver alguma dúvida sobre a autorização de acesso de alguém, não cabe ao controlador verificar e autorizar ou negar a entrada. Nessas situações, geralmente, o profissional encaminha a pessoa ao porteiro para que a identificação seja feita e o acesso seja liberado ou não.
Dessa forma, em termos gerais, o porteiro acaba tendo mais autonomia para identificar, enquanto o controlador de acesso é responsável pelo controle e pela logística interna do acesso.
Assim como mencionado anteriormente, essas duas funções devem existir em conjunto, pois uma complementa a outra e servem como uma estrutura unificada de apoio à segurança patrimonial da empresa.
Para tanto, esses profissionais costumam trabalhar em conjunto com seguranças, seja com um segurança presente na portaria ou até mesmo com segurança remota.
Crescimento do mercado
Atualmente, o uso de serviços de portaria e controle de acesso está em crescimento, principalmente no que diz respeito aos serviços remotos.
Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, como o Grupo Macor, que fornecem alta qualidade e segurança na execução do trabalho por meio da terceirização desses profissionais.
A contratação pode ser feita tanto para portarias e controle de acesso presenciais, com os profissionais atuando no local, quanto por meio de serviços remotos.
A portaria e o controle de acesso remotos podem ser uma excelente alternativa, dependendo das necessidades da empresa. Essa modalidade de atividade está em expansão e tende a continuar crescendo.
Isso ocorre porque as empresas estão percebendo cada vez mais a eficiência que esse tipo de serviço remoto pode oferecer, além da redução de custos e logística operacional.
Tudo o que é realizado em uma portaria presencial, por exemplo, pode ser feito remotamente. Para isso, basta adaptar o local com dispositivos tecnológicos, como câmeras e fechaduras digitais, obtendo resultados excelentes.
O mesmo acontece com o controle de acesso, pois atualmente existem diversas tecnologias de reconhecimento que possibilitam uma segurança ainda mais eficiente para a empresa.
No entanto, isso não significa que a modalidade presencial esteja em desuso. A escolha dependerá das necessidades e preferências de cada empresa, uma vez que o funcionamento presencial dessas áreas ainda pode ser necessário, dependendo da logística adotada pela empresa em questão.
Nesses casos, também há um aumento na contratação de empresas especializadas e regulamentadas, pois os resultados são muito mais positivos quando se conta com a especialização e o treinamento da equipe.