Ao comprar ou mudar para um apartamento, uma das primeiras coisas que já imaginamos é como decorá-lo. Afinal, queremos imprimir a nossa personalidade e as características do nosso estilo, tornando o espaço acolhedor para viver. E neste momento, é preciso prestar atenção a diversos aspectos que fazem parte de uma boa decoração de apartamento.
Para te ajudar nessa missão, reunimos as melhores dicas para você se inspirar e transformá-lo em um ambiente único. Confira a seguir!
Como fazer uma decoração de apartamento?
Uma decoração de apartamento bem feita vai transmitir muito mais animação e entusiasmo em morar no local. Afinal, o nosso lar é um local especial para descansarmos, descontrairmos, socializarmos e fazermos o que quisermos.
Num apartamento, é fundamental pensar em alguns pontos do projeto, a fim de torná-lo funcional e acolhedor. Por isso, selecionamos as melhores dicas para você transformar o seu. Veja:
Busque inspirações de decoração
A primeira dica é pesquisar por decoração de apartamento para encontrar o estilo e as características que deseja no local. É um passo fundamental para fazer escolhas certas e não se arrepender.
Nesta etapa, busque conhecer mais sobre cada estilo, sobre as soluções para cada ambiente, e tente encontrar inspirações que tenham uma metragem ou layout parecidos com o seu espaço, para poder imaginar se cada coisa vai funcionar ou não.
A nossa dica especial é conferir os melhores conteúdos no Blog Vanguard sobre arquitetura, estilo de vida e dicas de decoração para o seu apartamento!
Defina o estilo e paleta de cores
Após pesquisar e entender mais sobre decoração, o próximo passo é escolher o estilo. Esse é um passo importante, pois vai propor as principais características para os ambientes. Entre os principais, estão o estilo contemporâneo, minimalista, industrial, provençal, moderno, vintage, clássico, oriental, entre outros.
É interessante escolher um estilo como o principal e, se quiser, mais um ou dois para dar um toque em menor proporção. Porém, é fundamental que eles harmonizem entre si para criar um ambiente bonito.
Também defina a paleta de cores que você irá utilizar no seu projeto. Tudo vai depender dos seus gostos, porém, grande parte dos projetos utilizam cores neutras como bases, sendo os tons em branco, bege e cinza. As mais vibrantes ou coloridas são escolhidas como pontos de cor em locais estratégicos, como em objetos decorativos, metais, entre outros.
Encontre um arquiteto e profissionais capacitados
O arquiteto ou profissional designer de interiores será o principal profissional para te ajudar a definir todos os pontos do projeto. Ele te ajudará a encontrar as melhores soluções para o local, de acordo com suas preferências e desejos.
Caso precise realizar uma reforma ou algo que necessite de outros profissionais, priorize aqueles que estão capacitados para a função, para evitar dores de cabeça com algo mal feito.
Pense no layout mais efetivo para o local
Saber as medidas e o layout é fundamental para começar um planejamento. Atualmente, é muito utilizado o conceito de ambientes abertos e integrados para fornecer mais conforto e funcionalidade ao apartamento.
Nesse contexto, a escolha dos materiais e elementos de segurança também desempenha um papel crucial. Pensando nisso, os Portões de Rolo se destacam como uma excelente opção para otimizar o espaço e garantir praticidade no acesso aos ambientes.
Com sua versatilidade e design moderno, os Portões de Rolo são uma solução cada vez mais procurada para proporcionar segurança e comodidade em espaços residenciais e comerciais.
A cozinha e a sala são os cômodos integrados mais comuns, porém é possível integrar outros espaços, como a área gourmet, lavanderia, closet e escritório, etc.
Pense também na circulação e disposição de cada item, para não atrapalhar o uso de cada espaço no dia a dia.
Analise os revestimentos e metais
Outro ponto muito importante na decoração são os revestimentos e metais utilizados no projeto. Piso, teto, paredes e metais merecem atenção aos detalhes. E são muitas opções para optar, como os pisos vinílicos, laminados e porcelanatos, pedras e granitos, gessos, madeira, entre outros acabamentos.
Nas paredes, dá para apostar em uma bela pintura, ou criar algo com mais personalidade utilizando papel de parede, pedras, mármore, painel ripado, boiseries, entre outros.
O estilo dos metais também vão influenciar na decoração, já que dão um toque especial onde são instalados. A cor pode fazer uma grande diferença, mesmo num modelo idêntico. Então, atenção na escolha desses também.
Seja estratégico com a iluminação
Uma boa iluminação pode transformar qualquer ambiente, mesmo os mais simples. A intenção é utilizá-la como forma decorativa e funcional. Para isso, é fundamental pensar de maneira estratégica, considerando suas necessidades, rotina e funções do ambiente.
Aproveite a iluminação natural e ainda adicione a artificial para complementar de maneira aconchegante cada espaço. São muito utilizados nos projetos para apartamento as luminárias com design que reflita o estilo definido para o ambiente. São exemplos os pendentes, lustres, arandelas, placas e fitas de LED, entre outros.
Escolha móveis funcionais e estilosos
Os móveis planejados são ideais para decorar um apartamento, principalmente pelo fato de que boa parte dos imóveis possuem tamanhos reduzidos, necessitando aproveitar o máximo do espaço em cada cômodo.
Além disso, para complementar essa praticidade, a instalação de uma Porta de Rolo Automática pode ser uma excelente opção.
Esse tipo de porta, além de ocupar menos espaço em comparação às portas tradicionais de abrir, oferece maior facilidade de uso e segurança.
Outra opção para complementar a decoração são os móveis de design famosos, que esbanjam estilo e autenticidade em seus modelos. São opções muito desejadas, e que, por esse motivo, podem ter um valor mais elevado. Porém, garantem um espaço mais marcante.
Proporcione aconchego com elementos chave na decoração
Pensando em tornar o ambiente mais confortável? Então, não podem faltar as almofadas, tapetes, cortinas e mantas. Escolha conforme o estilo definido para o projeto e coloque em locais estratégicos.
Atenção com as medidas para que realmente transmita um visual bonito, como no caso das cortinas e tapetes. As almofadas e mantas também merecem atenção, já que podem ser um ponto de cor no ambiente, ou adicionar texturas para fornecer mais informação.
Adicione objetos decorativos cheios de personalidade
Nessa etapa você pode imprimir com mais clareza suas preferências, expondo através de objetos decorativos sua essência. Seja ousado e adicione itens que realmente tenham a ver com você ou sua família.
Se possui um hobby ou amor pela música, por exemplo, vale a pena colocar os instrumentos musicais e discos como protagonistas no ambiente.
São opções também os vasos, esculturas, quadros, adornos, porta-retratos, placas, entre outros.
Finalize com plantas
As plantas transmitem ao espaço um ar mais leve e puro. Dependendo do estilo e de seu planejamento, pode-se apostar em diferentes formas.
Um exemplo é escolher um canto vazio para adicionar um vaso com uma planta. Aquelas varandas muito amplas cabem muito bem diversos vasos de diferentes tamanhos e formatos com plantas para um local mais marcante.
Para os espaços pequenos, o jardim vertical é perfeito para trazer o verde tão desejado das últimas tendências de decoração.
Para quem não tem tempo ou não gosta de cuidar das plantas, mas quer introduzi-las na decoração, vale muito a pena optar pelas plantas artificiais, já que muitas marcas fornecem ramos muito parecidos com o natural.
Gostou de nossas dicas para uma decoração de apartamento que imprima sua personalidade? Então compartilhe esse artigo com seus amigos!