Você sabe o que é e como funciona o golpe do presente? Entenda as abordagens mais comuns e veja como evitar essa e outras fraudes
Mesmo sendo uma estratégia nova, o golpe do presente já é uma das modalidades de fraude mais disseminadas no país. Muitas pessoas tornam-se vítimas dessa abordagem criminosa, levando as autoridades policiais a emitirem alertas à população frequentemente.
Apesar de as técnicas utilizadas variarem com o tempo, existe um padrão observável no golpe do presente falso. Portanto, é de extrema importância familiarizar-se com os detalhes envolvidos, a fim de evitar tornar-se uma das vítimas dessa prática. Confira agora tudo sobre o golpe do presente e como se proteger adequadamente.
Como funciona o golpe do presente?
O golpe do presente falso é uma tática por meio da qual criminosos convencem suas vítimas a pagarem taxas indevidas, supostamente com o intuito de liberar um presente surpresa. Existem diversas estratégias diferentes, sendo que algumas são presenciais e outras digitais.
De maneira geral, a vítima recebe um aviso de que determinada empresa enviou um brinde, que pode ser desde um cupom online até uma caixa de chocolates. No entanto, os golpistas afirmam que o presente só será entregue se for paga uma taxa específica, como o valor do frete, por exemplo.
Ao fazer o pagamento, seja online ou presencialmente, a quantia é transferida para a conta dos criminosos. Além disso, os próprios dados bancários da vítima são roubados, uma vez que são utilizados softwares e maquininhas de cartão fraudulentas. E o presente, é claro, não existe.
Como se proteger e evitar o golpe do presente falso?
Prestar atenção aos sinais de alerta é a melhor maneira de se prevenir contra o golpe do presente falso. Confira algumas dicas para não se tornar vítima desta fraude:
- Desconfie de brindes exagerados, principalmente se a proposta vier de uma loja desconhecida
- Verifique a legitimidade do endereço do remetente das mensagens e e-mails
- Entre em contato com a loja oficial para saber se o presente é verdadeiro, lembrando-se de utilizar os canais de comunicação corretos
- Desconfie de redirecionamentos na hora de pagar, pois este pode ser um sinal de que o destino do valor será outro
- Faça uma pesquisa online para verificar a reputação da empresa que está oferecendo o presente, prestando atenção aos comentários de outros consumidores
- Por fim, mas não menos importante: nunca compartilhe seus dados bancários com desconhecidos.
Além do golpe do presente falso, lembre-se de que é preciso estar sempre alerta para identificar fraudes em geral. Afinal, a cada dia surgem novas abordagens criminosas.
Dicas para evitar golpes em geral
Tanto o golpe do presente quanto o golpe do cartão de crédito são situações desgastantes para quem sofre. A fim de evitar futuras experiências negativas, reunimos algumas dicas que podem ser úteis na prevenção de golpes em geral:
- Evite emprestar seu cartão de crédito
- Configure a verificação de duas etapas para acessar seu e-mail e aplicativos bancários
- Siga as boas práticas de segurança cibernética, mantendo atualizado seu antivírus, além de nunca clicar em links suspeitos
- Utilize somente o cartão virtual para compras online, uma vez que este possui proteções adicionais contra tentativas de clonagem
- Realize compras somente em estabelecimentos virtuais ou presenciais de confiança
- Ative o envio de notificações pelo seu aplicativo bancário, para que você seja avisado se alguma movimentação financeira suspeita foi realizada
- Pesquise esporadicamente sobre os tipos de golpes mais comuns para manter-se atualizado das novas modalidades de golpe.
Cuidar bem dos seus dados pessoais e bancários é extremamente importante para evitar dores de cabeça com golpes. Portanto, coloque em prática nossas dicas e proteja seu cartão de crédito!