Durante a gestação, o acompanhamento com obstetra Uberlândia é essencial para cuidar da saúde da mãe e do bebê. Já nos primeiros anos de vida, o acompanhamento com um pediatra Uberlândia passa a ser extremamente importante.
No entanto, o pediatra também pode indicar a necessidade de procurar profissionais de determinadas especialidades, como pneumologista e muitos outros, para tratar problemas específicos da criança.
Tratando-se dos pulmões, existem muitos problemas respiratórios que são comuns na infância e a pneumologia pediátrica é fundamental para diagnosticar, tratar e prevenir doenças. Entenda:
Principais problemas respiratórios em crianças
Existem muitos problemas respiratórios que podem afetar as crianças e podem ser identificados por um pneumologista em Uberlândia, confira mais sobre as principais doenças:
Asma pediátrica
A asma é uma das condições respiratórias mais comuns na infância. Ela é caracterizada pela inflamação nas aéreas, o que resulta em sintomas como falta de ar, chiado e tosse.
Infecções respiratórias
As infecções respiratórias como bronquiolite, pneumonia e resfriados são muito comuns nas crianças. Elas podem ser bacterianas ou virais.
Fibrose cística
A fibrose cística é uma doença que afeta diretamente o sistema respiratório e digestivo, trata-se de uma condição genética.
Distúrbios do sono e apneia
Os problemas relacionados ao sono, como a apneia obstrutiva, também costumam afetar as crianças.
A importância do diagnóstico precoce
Quando as crianças possuem problemas nos olhos, como miopia e astigmatismo, quanto antes procurar por uma clínica oftalmológica Uberlândia para tratar, melhor será para a recuperação. O mesmo vale para outros tipos de doenças, como os problemas pneumológicos.
O diagnóstico precoce é muito importante para que o tratamento mais adequado seja definido, melhorando a qualidade de vida das crianças, diminuindo o risco de prejuízos à saúde.
Possibilidades de tratamentos
O pneumologista em Uberlândia pode indicar diferentes tipos de tratamento. Afinal, dependendo do tipo e do grau da doença, um tratamento em específico pode ser mais indicado.
A medicação é uma possibilidade de tratamento, os médicos podem indicar broncodilatadores, corticosteróides e antibióticos. No entanto, é muito importante lembrar que o uso de remédios deve ser realizado com orientação médica.
Em alguns casos, a reabilitação pulmonar, por meio de exercícios respiratórios e físicos que visam melhorar a função pulmonar e a resistência podem ser indicados. Além disso, em casos mais graves, as intervenções cirúrgicas podem ser necessárias, principalmente tratando-se de anomalias congênitas.
A importância da prevenção
A prevenção é extremamente importante quando o assunto é a especialidade de pneumologia pediátrica. Isso porque, os pneumologistas pediátricos possuem papel muito importante no fornecimento de informações sobre prevenção de infecções respiratórias, sobre a importância da vacinação e principalmente sobre a criação de um ambiente saudável em casa.
Realize acompanhamento regularmente!
Em casos de sintomas respiratórios, procure por um médico especialista para diagnosticar e tratar eventuais doenças. Além disso, lembre-se sempre da importância de procurar por médicos de outras especialidades, como nutricionista, cardiologista em Uberlândia e muito mais!