Será que é possível abrir MEI com o nome sujo ou a restrição de crédito impede o início da empresa? Se pararmos para pensar, não faz muito sentido impedir que trabalhadores autônomos se formalizem para conseguir uma renda.
Muitas vezes, o processo é necessário justamente para profissionalizar a atividade e melhorar a vida financeira do empreendedor. Veja a seguir se é possível abrir MEI com nome sujo no Brasil e empreender mesmo assim.
É permitido abrir MEI com o nome sujo?
Sim, você pode abrir MEI com nome sujo e começar a empreender sem nenhum problema. Isso porque a Lei Complementar n⁰ 123 de 14 de dezembro de 2006, que regulamenta o Microempreendedor Individual, determina que ter uma restrição de crédito não é impeditivo para se formalizar como MEI.
Ou seja, você pode ter o nome negativado em um dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil, e seguir com o processo de abertura da sua empresa normalmente. O único ponto, nesse caso, é que o nome sujo dificulta o acesso a crédito para investir no negócio, caso você precise de um reforço financeiro para começar sua pequena empresa ou formalizar seu trabalho como autônomo.
Então, é importante que você tenha os recursos necessários para começar o negócio, pois não será fácil conseguir empréstimos e financiamentos se tiver restrição no nome.
Como abrir MEI?
Para abrir MEI, você deve seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Portal do Empreendedor do governo federal
- Escolha a opção “Quero ser MEI” e depois “Formalize-se” para começar seu processo de formalização
- Faça login com a sua conta Gov.br. Se não tiver, será necessário criar uma com seu CPF e senha
- Preencha o formulário com os dados pessoais e dados da empresa solicitados
- Informe o recibo do IR ou o título de eleitor para confirmar sua inscrição
- Pronto, você vai receber o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o comprovante de abertura do seu CNPJ como MEI.
Se quiser agilizar o processo de formalização, você também pode utilizar aplicativos e plataformas que se integram ao sistema do governo e facilitam o cadastro. Lembre-se que o MEI também pode ter uma conta PJ para facilitar suas transações.
5 dicas para limpar o nome antes de abrir o MEI
Embora seja possível abrir MEI com o nome sujo, é melhor começar sua empresa com as finanças em ordem para ter como investir no negócio e crescer. Veja algumas dicas para se organizar financeiramente para empreender:
- Troque dívidas caras por outras mais baratas. Por exemplo, você pode pegar um empréstimo pessoal com um juros mais baixo para quitar dívidas de cartão de crédito que têm juros altíssimos
- Procure os credores e renegocie, buscando uma condição que permita o pagamento por exemplo, com mais prazo e juros reduzidos)
- Fique de olho nos eventos de negociação como o Feirão Limpa Nome do Serasa e o recente programa do governo para promover acordos entre empresas e devedores, o “Desenrola Brasil”
- Use uma planilha de gastos para organizar suas receitas e despesas, de forma que você consiga reservar um dinheiro mensal para pagar parcelas de acordos e sair das dívidas
- Procure alternativas de renda extra para reforçar sua renda mensal, como vender comida, revender cosméticos, prestar serviços para empresas como freelancer, etc.
Ficou claro que pode abrir MEI com nome sujo? Então, aproveite para se formalizar e ter uma nova fonte de renda para organizar sua vida financeira!