As mudanças operadas no quadro cultural e social brasileiro ao longo dos últimos anos trouxeram mudanças estruturais no modo como o país encara o cotidiano, se imprimindo nas escolhas das pessoas e mudando algumas das suas preferências.
Muitas das atividades básicas da vida, incluindo estruturas de trabalho e de lazer, são hoje selecionadas tendo por base o digital e suas opções.
O crescente interesse pela permanência em casa e pela adesão às atividades que podem ser realizadas desse modo é visível e continua crescendo, à medida que a modernidade cria uma digitalização de vários processos laborais e de entretenimento.
Venha entender como o lazer e o trabalho estão migrando para o digital, modelando as preferências dos brasileiros.
A procura do online para os tempos livres
A preferência dos brasileiro pelas atividades de lazer e entretenimento online é amplamente visível em diversos aspetos. A adesão ao streaming de filmes e seriados, que está aumentando por conta de marca como a Disney+ ou a Netflix, se soma aqui à adesão a jogos eletrônicos e suas comunidades ou ao índice crescente de consumidores brasileiros que já preferem comprar em lojas virtuais.
No país, várias pesquisas vão colocando o Brasil entre os países que mais consome produtos e serviços online, se destacando ainda, para o efeito, o crescimento imparável no número de celulares ativos, que os mídia já revelaram ser maior do que o número de habitantes no país.
As marcas que se modernizaram e lançaram com seus aplicativos móveis acabaram se destacando e criando hábitos novos na população brasileira. As plataformas de casino online se incluem nesse leque de preferências, uma vez que as apps de jogo de azar investiram na criação de espaços virtuais com uma alargada oferta de jogo, uma acessibilidade móvel de destaque e um posicionamento que privilegia os usuários com bônus e promoções apelativos.
Desse modo, os brasileiros acabam preferindo as atividades que podem realizar em casa e a partir de seus celulares, transformando hábitos cotidianos como o jogo online, as compras virtuais e o consumo de filmes e seriados via streaming tendências inegáveis no país.
O trabalho em home office
Não é apenas o entretenimento que está “entrando nas casas dos brasileiros”. Com a digitalização dos processos também existem cada vez mais pessoas querendo melhorar o seu home office e trabalhar a partir de casa.
Com as empresas brasileiras abrindo espaço para o trabalho remoto (ou teletrabalho), os brasileiros estão adaptando suas rotinas para poderem trabalhar em seus próprios espaços.
Ainda que a maioria aprove o home office, a preocupação com um trabalho excessivo também é manifestada, já que esse tipo de função pode criar rotinas de trabalho maiores, cabendo o gerenciamento do tempo aos próprios profissionais.
Apesar de todas as preocupações, o número de brasileiros trabalhando a partir de suas casas aumentou ao longo dos últimos anos.
Em suma, as alterações sociais motivadas pelas novas tecnologias motivaram um crescente desejo de realizar as atividades de trabalho e lazer a partir de casa. A procura por espaços de trabalho eficientes e opções de entretenimento agradáveis no conforto de casa é, hoje, uma das prioridades dos brasileiros, o que cria tendências como o jogo online, a compra em lojas virtuais e o trabalho em home office.