Saber um segundo idioma é bom por vários motivos, como conseguir melhores oportunidades de emprego ou viajar ao redor do mundo. Mas você sabia que o cérebro de uma pessoa bilíngue funciona de maneira diferente, quando considerado ao cérebro de uma pessoa que só fala sua língua materna?
E foi pensando nisso que criamos um conteúdo explicando tudo que você precisa saber sobre o assunto e começar a aprender um novo idioma agora mesmo!
Quer saber como funciona o cérebro de uma pessoa bilíngue? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!
As diferenças entre um cérebro monolíngue e um cérebro bilíngue
A principal diferença entre um cérebro monolíngue e um cérebro bilíngue diz respeito à atividade cerebral. Isso acontece porque o cérebro de pessoas bilíngues possuem uma atividade maior em áreas específicas, principalmente voltadas ao processamento de linguagem.
Além disso, outra diferença presente no cérebro de pessoas bilíngues pode ser encontrada nas conexões neurais, causadas pela plasticidade neural. Ou seja, o cérebro de pessoas bilíngues é alterado de forma a se adaptar a essa linguagem, e nesses casos, quanto mais línguas você sabe, mais adaptado o seu cérebro é.
Outras diferenças encontradas em um cérebro bilíngue são: capacidade de realizar mais de uma tarefa de forma eficiente, maior capacidade de concentração e mais facilidade na resolução de problemas.
Os benefícios de um cérebro bilíngue
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre um cérebro monolíngue e um cérebro bilíngue, que tal aprender mais sobre os benefícios de ter um cérebro bilíngue?
Dessa forma, você pode começar a se preparar para aprender um novo idioma e aproveitar todos os benefícios de ser bilíngue!
Melhora da memória
Um dos maiores benefícios de um cérebro bilíngue é a melhora da memória. Isso acontece porque ao aprender um novo idioma, você estimula o desenvolvimento da massa cinzenta do cérebro em regiões específicas relacionadas à memória, como é o caso do hipocampo.
Ou seja, o seu cérebro se desenvolve de forma a conseguir captar e reter essas informações, melhorando como um todo a sua memória. Além disso, segundo estudos realizados com idosos bilíngues, foi mostrado que esses idosos possuem maior resistência às doenças degenerativas que afetam a memória, como é o caso do Alzheimer.
Então, o aprendizado de um novo idioma pode ser benéfico não apenas para crianças e adultos, mas também para idosos.
Maior facilidade para focar em várias tarefas ao mesmo tempo
Outro grande benefício de um cérebro bilíngue está na facilidade com que pessoas que falam mais de um idioma tem para focar em várias tarefas ao mesmo tempo. Isso acontece porque, ao aprender um novo idioma, você passa a conseguir se comunicar em dois idiomas de maneira eficiente, e essa habilidade pode ser vista em outras situações do cotidiano.
Maior facilidade na resolução de problemas
Ser bilíngue exige do aluno uma grande concentração e foco no aprendizado, e isso garante uma maior concentração na hora de resolver problemas diversos. Ou seja, pessoas bilíngues tendem a conseguir se adaptar mais facilmente a qualquer situação adversa, conseguindo encontrar soluções eficientes para resolver problemas.
E isso acontece também por causa da plasticidade cerebral, já que o cérebro de bilíngues precisa ser adaptado para conseguir lidar com mais de uma linguagem simultaneamente. Então, se você quer começar a aprender um novo idioma agora mesmo, a nossa dica é que você comece por um curso de inglês online.
Isso porque, o inglês é o idioma mais influente no mundo atual, além de ser um idioma simples, sendo uma ótima opção para começar a aprender uma segunda língua.
Melhor desempenho social
Estudos na área apontam que pessoas bilíngues têm um melhor desempenho social. Isso acontece porque o cérebro bilíngue precisa transitar em um mundo social de alta complexidade, com pessoas diferentes falando idiomas diferentes.
Ou seja, é possível ter uma maior sensibilidade para lidar com essas situações, garantindo uma melhora no desempenho social. Além disso, qualquer pessoa que perdeu o medo e a vergonha de se comunicar em um outro idioma, com certeza já tem um desempenho social satisfatório no cotidiano.
Agora que você já sabe como funciona o cérebro de uma pessoa bilíngue, tudo que precisa fazer é escolher o idioma ideal para começar a estudar agora mesmo!