Saiba o que não pode faltar na sua viagem em um cruzeiro — e o que pode ficar em casa
Fazer um cruzeiro é o sonho de muitas pessoas. Uma viagem como essa é sinônimo de fugir da rotina, descansar e aproveitar bastante, desfrutando de um cenário chique e paradisíaco. E, certamente, é o tipo de viagem que proporciona experiências bem diferentes do que ir para um hotel ou pousada.
Com isso, após providenciar um seguro-viagem para cruzeiro, vem a grande questão para boa parte dos viajantes. Afinal, o que se deve levar em um passeio como esse? São os mesmos itens que seriam levados para um hotel? Quais são as restrições?
Informar-se sobre isso é fundamental para poder curtir a viagem e também escolher a mala apropriada. Além de questões como espaço interno, número de divisórias e travas de segurança, a mala para cruzeiro também tem regras próprias. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) recomenda que cada passageiro pode levar até duas malas, que devem medir até 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade. O peso de cada uma delas deve ser, em média, de 20 kg.
Com a mala certa separada, tire uns dias antes da viagem para montar a mala com tranquilidade, o que vai garantir que nada ficará para trás. Abaixo, veja quais itens devem estar presentes e conheça aqueles que são proibidos de levar a bordo.
O que levar na mala?
Hora de anotar tudo o que você deve levar na mala, pois são essenciais para você ter uma boa viagem. Claro, deve-se levar roupas e sapatos confortáveis (saiba mais sobre isso abaixo), assim como pijama, roupas íntimas, chinelo com solado antiderrapante, trajes e saídas de banho.
Também existem os artigos de higiene pessoal que não podem ficar de fora, como escova e pasta de dentes, desodorante e perfume. Como os cruzeiros possuem piscinas e, geralmente, boa parte dos destinos deles são praianos, você não pode esquecer os itens para aproveitar bem esse ambiente. Além das roupas de banho, é preciso incluir na mala protetor solar, chapéu, boné e óculos de sol. Não se esqueça de colocar também um adaptador universal para tomadas.
Sobre as roupas, é preciso se informar se haverá algum evento ou festa temática, algo que é bem comum em passeios como esse. Com essa informação, pode-se pensar em quais as roupas mais apropriadas para levar nessa situação. Ah, vale incluir um traje mais social, como ternos e vestidos longos, já que cruzeiros costumam fazer festas tradicionais de gala, como a Noite do Comandante. Também é comum ter a Noite do Branco, então, é importante levar roupas brancas e confortáveis.
O que não precisa (e não pode) levar na viagem
Por outro lado, existem diversos itens que não há necessidade de levar. Isso inclui toalhas (de banho e de rosto), sabonete, shampoo, condicionador, roupas de cama e secador. Afinal, esses produtos são oferecidos como cortesia em cruzeiros e, portanto, só ocupariam espaço — desnecessariamente — na mala.
Entretanto, existem artigos proibidos de serem transportados. Entre eles, estão comidas, qualquer tipo de bebida, velas, incenso, ferro de passar roupa, substâncias ilícitas ou armas. Já em relação à chapinha e ao babyliss, seu transporte irá depender: existem companhias que não permitem transportá-las, enquanto outras autorizam. Nesse caso, é preciso consultar a empresa de cruzeiro contratada para conhecer as regras.
Pronto! Agora, com a mala arrumada, não se esqueça de colocar um cadeado nela para garantir que nada será furtado. Também recomenda-se por uma etiqueta extra de identificação, que deve ter seu nome e telefone de contato, caso haja algum problema.