Um dos aparelhos de celular mais populares do mundo também é tido como um dos mais seguros. Desenvolvido pela Apple, o iPhone tem um sistema pensado para ser protegido e estável, porém, há controvérsias entre os usuários a respeito de sua suscetibilidade a vírus, malwares e jailbreak. Para se proteger, é preciso conhecer algumas ferramentas, como a VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), que pode ser útil no sentido de proteger dados e arquivos.
Ninguém está imune aos vírus
Como citado acima, o iPhone tem um sistema robusto em segurança, mas pode ser vítima de software mal-intencionado, roubando os dados do usuário e ainda alterando arquivos salvos no celular. Para impedir que os malwares, que é como são batizados esses softwares, façam um estrago, a VPN vem como alternativa para fugir da ação desses malfeitores.
Para escolher a melhor VPN grátis, é preciso conhecer o que é ofertado pelo serviço. A criptografia dos dados é essencial para evitar que senhas, logins e outras informações sigilosas sejam compartilhadas com softwares espiões. Conferir cada serviço oferecido pode ser decisivo na escolha da melhor VPN grátis que se adeque ao seu perfil.
Como se prevenir com ou sem VPN
Atente nestas dicas:
- Mantenha o sistema sempre atualizado
A Apple constantemente desenvolve e aprimora seus sistemas de segurança. Atualizações são lançadas regularmente, mas, para aproveitá-las em sua total funcionalidade, é dever do usuário sempre mantê-las atualizadas.
- Utilize um antivírus
Apesar de alguns usuários serem contra o uso dos antivírus, ele é um excelente aliado quando utilizado em conjunto com a VPN. Para eleger um bom antivírus, é preciso pesquisar na App Store quais estão disponíveis.
- Abandone o Jailbreak
De nada adianta tomar inúmeras precauções quando o próprio usuário resolve colocar em risco a integridade de seu iPhone ao utilizar sistemas para burlar o iOs para tentar baixar aplicativos não autorizados ou alterar configurações essenciais. Conhecido como jailbreak, essa ação pode trazer inúmeros conteúdos suspeitos para o sistema operacional do telefone e danificar seu funcionamento.
- Evite links suspeitos
Apesar de sempre aparecerem notícias a respeito do tema, algumas pessoas ainda caem em links suspeitos, sejam eles recebidos por mensagens, e-mails ou até publicados em redes sociais. Se tiver alguma dúvida sobre a autenticidade de algum link ou informação, procure a fonte correta e confirme antes de clicar ou passar seus dados.
Ameaças cada vez mais rápidas e evoluídas
Confira as nossas sugestões:
- Esteja sempre um passo à frente
A Apple tem como vantagem estar sempre à frente de possíveis falhas, investindo muito em cibersegurança. Porém, as ameaças estão cada vez mais rápidas em sua disseminação e evolução. A exploração de falhas recém-descobertas pode ser a porta de entrada de malwares.
- iPhones não precisam de antivírus
Essa sentença é um dos mitos que circulam na internet. Toda proteção extra contra ameaças é bem-vinda. A instalação de um bom antivírus garante prevenção a phishing e spyware, que são também malwares bem conhecidos.
- A segurança do iPhone é à prova de falhas
Nenhum sistema é infalível. O armazenamento de diversos dados no telefone para operações do dia a dia é um atrativo para que hackers se aproveitem disso e busquem o aprimoramento de técnicas para buscar brechas na segurança.
Dados do mercado global e local
Em uma busca pela internet há alguns dados a respeito do impacto de malwares em dispositivos móveis, mas existe uma controvérsia nesses números, uma vez que quem os divulga ou são grupos de hackers ou empresas de VPN. Ambos acabam tendo análises limitadas, uma vez que os hackers podem divulgar dados para provocar alguns possíveis rivais ou contar alguma vantagem a respeito de um feito que sequer aconteceu. Já as empresas de VPN, por mais que sejam sérias e divulguem dados fiéis do setor, acabam tomando como base o retrato do que observam de seus clientes. O grande problema nesse caso é que a amostragem é pequena, frente a grande oferta desse tipo de serviço e número de usuários.
Até o momento, não há órgãos governamentais brasileiros que se ocupem em investigar dados exclusivamente a respeito da segurança em dispositivos móveis, apesar das Leis que garantem segurança dos dados dos usuários em qualquer ambiente virtual.
Reforce sempre a segurança
A segurança do iPhone é muito boa em relação a outros sistemas operacionais disponíveis no mercado, no entanto, contar com a sorte não é a melhor atitude. Um conjunto de ações pode prevenir que o usuário do celular tenha seus dados roubados ou arquivos adulterados. Algumas delas são: encontrar a melhor VPN grátis que se adeque ao seu perfil de usuário, sempre atualizar o software de segurança, desconfiar de sites ou mensagens suspeitas e utilizar um antivírus cadastrado na loja de aplicativos da App Store.