Com as plataformas de streaming tomando o protagonismo da indústria audiovisual nos últimos anos, tivemos um aumento considerável no número de ofertas no setor. De acordo com estudo da BB Media, DEG International e BASE sobre o cenário global de entretenimento, o mercado brasileiro conta com 137 plataformas de streaming e lidera o cenário latino-americano com folga nesse quesito.
Isso posto, se você é um fã do esporte e se interessa por séries documentais que mostram os bastidores e narram histórias incríveis de uma forma que atravessa a barreira do senso comum, o que não faltam são excelentes alternativas para conferir no ascendente mercado de streaming.
Portanto, logo na sequência, vamos indicar três exemplos que abandonam clichês e levam o público a encontrar novas maneiras de enxergar o esporte de alto nível nas seguintes modalidades: tênis, poker/automobilismo e, como não poderia ficar ausente em nossa lista, futebol. Vamos nessa?!
“Rafa Nadal Academy”
Ícone do esporte espanhol e considerado um dos maiores tenistas de todos os tempos, Rafael Nadal é dono de um currículo de conquistas realmente especial, com destaque para os seus 14 títulos de Roland Garros.
Isso posto, o “Toro Miúra” (apelido de Nadal) abriu as portas de sua prestigiada academia de tênis, instalada na cidade espanhola de Manacor, para o Amazon Prime Video produzir uma incrível série documental de quatro episódios: a “Rafa Nadal Academy”.
A produção acompanha o desenvolvimento e processos de treinamento de oito jovens tenistas talentosos durante vários meses na academia. No dia a dia, são mostrados os triunfos, os percalços e decepções que os jogadores passam ao se tornarem profissionais.
Além disso, “Rafa Nadal Academy” conta com uma série de declarações de figuras renomadas na cena do esporte. Sendo assim, aparecem na obra o próprio Nadal, o seu tio Tony, além da lenda Roger Federer e tantos outros nomes de destaque da modalidade.
“Between the Lines”
Você já se perguntou como se aplica às táticas de uma equipe multicampeã de Fórmula 1 ao poker? Pois bem, não se pergunte mais, pois uma inédita série documental produzida pelo PokerStars, em parceria com a Oracle Red Bull Racing, revela tudo isso.
Intitulada “Between the Lines”, essa produção conecta você aos bastidores de estrelas de cada modalidade, como a exemplo do piloto Sergio Pérez, companheiro de Max Verstappen na Red Bull, e o craque de poker Martin “Lex” Veldhuis, um dos profissionais que fazem parte do Team PokerStars.
Juntos, os profissionais discutem estratégias de ambas as modalidades de uma forma aberta e transparente para o público. Além do mais, você não precisa ser nenhum especialista em poker ou Fórmula 1 para se entreter com a série, pois ela é voltada para todo o tipo de público.
Por fim, é válido ressaltar que todos os quatro episódios de “Between the Lines” podem ser assistidos gratuitamente no canal oficial do PokerStars Brasil, na plataforma do YouTube.
“Beckham”
O ex-futebolista David Beckham teve uma carreira brilhante no futebol europeu, com passagens por grandes clubes como Real Madrid-ESP, na geração dos “galácticos”, Manchester United-ING, Milan-ITA e Paris Saint-Germain-FRA. Além, é claro, de ter defendido a seleção inglesa principal durante vários anos.
Com uma carreira futebolística de sucesso e, fora das quatro linhas, um personagem midiático, o ex-jogador inglês agora deixou a sua marca registrada no streaming da Netflix, com a série documental “Beckham”.
Dessa forma, “Beckham” traz à tona uma visão interessante de como a cultura futebolística e o mundo das celebridades se entrelaçaram nas últimas décadas. Razão pela qual essa produção de quatro episódios atingiu excelentes índices de audiência pelo mundo.
“Beckham” é uma das séries documentais esportivas da Netflix mais bem avaliadas pela crítica
A estratégia de explorar a intimidade da vida pessoal e esportiva de David Beckham funcionou muito bem. E a prova disso não se baseia somente nos ótimos números de audiência, como também pode ser comprovada em dois dos principais portais da crítica especializada na internet: o IMDb e o Rotten Tomatoes.
No IMDb, “Beckham” recebeu a generosa nota de 8,1/10. Já no Rotten Tomatoes, por sua vez, a obra foi aprovada por 91% dos críticos credenciados pela plataforma. Ou seja, a aceitação de “Beckham” é muito alta em ambos os cenários apresentados.