Vários estudos demonstram que as condições climáticas influenciam o comportamento ou o estado de espírito das pessoas. Alguma vez se apercebeu deste impacto? Quantos dias cinzentos de chuva nos levaram às lágrimas? Ou quantos dias quentes de sol nos fizeram rir mais alto?
Pois bem, não é apenas uma teoria, mas uma constatação prática: o clima influencia o estado de humor das pessoas.
Se, por exemplo, uma previsão do tempo para amanhã apresentar temperaturas altas, dias quentes com uma brisa soprando e humidade relativa média, é muito provável, que a maior parte das pessoas, nessa região, fiquem mais animadas e felizes, durante esse período.
Ao analisar uma previsao do tempo são paulo, não estamos vendo apenas as condições climáticas do Rio de Janeiro e, de alguma forma, estamos aferindo o comportamento geral dos habitantes e o seu estado emocional.
Pode parecer ficção, mas o tempo é um grande influenciador nas emoções das pessoas e chega a definir o comportamento geral de uma sociedade ou dos habitantes de uma determinada área. Senão repare, nos países mais quentes, com muitos dias de sol e de luz solar, os habitantes são mais descontraídos, mais alegres e mais efusivos. Do lado oposto, temos, por exemplo, os países nórdicos na Europa, com clima frio e poucas horas de luz solar. Nesses locais, na generalidade, as pessoas são mais fechadas, menos calorosas e mais sérias.
Da mesma forma que, numa mesma região, o habitante pode sofrer de Transtorno Afetivo Sazonal (SAD), com mudanças significativas de humor em diferentes épocas do ano. Ou seja, o estado e as mudanças do tempo impactam as emoções das pessoas.
Isto, para não falar de cada uma das estações do ano, cuja transição impacta o estado emocional. Repare, com a chegada da primavera, as pessoas se sentem mais livres e abertas a novas possibilidades, porque esta estação está associada a renovação e energia.
É importante sublinhar que essas relações entre o tempo e a emoção são geralmente observações gerais e que as respostas individuais podem variar. Fatores como personalidade, saúde mental e experiências pessoais também desempenham um papel significativo na forma como as pessoas respondem às condições climáticas.