Você já pensou em dar um passo além das cobertas e enfrentar o frio para se exercitar? Pode parecer desafiador, mas os meses mais frios oferecem uma oportunidade única para manter sua rotina de exercícios.
Neste conteúdo, vamos te mostrar algumas vantagens surpreendentes de se exercitar no frio e dicas práticas para superar a preguiça e garantir uma experiência segura e gratificante. Separe suas meias grossas, tênis, roupas de frio e jaqueta corta-vento e prepare-se para colocar os músculos para esquentar.
Vantagens de se exercitar no frio
Todos sabemos a delícia que é ficar embaixo dos cobertores nos dias frios, o clima chama a cama aconchegante, comida gostosa e boas sessões na frente da TV. Apesar disso, sabemos que o tempo não para e, ficar nessa rotina, torna os objetivos pessoais e compromissos profissionais cada vez mais desafiadores.
É preciso entender as vantagens de se exercitar no frio, para levantar da cama e pôr o corpo para esquentar, e aproveitar os benefícios também.
Confira quais são essas elas:
Queima de calorias aumentada
Quando o termômetro cai, seu corpo trabalha mais para se manter aquecido durante o exercício. Isso significa que você queima mais calorias para realizar a mesma atividade em comparação com o clima quente.
Uma corrida leve no frio pode resultar em uma queima de calorias significativamente maior do que a mesma corrida em um dia quente de verão.
Melhoria do condicionamento físico
O ar frio pode desafiar seus pulmões e sistema cardiovascular de maneiras que o calor não consegue. Com o tempo, isso pode levar a um aumento da capacidade pulmonar e uma melhoria geral do condicionamento físico.
Praticar corrida ou ciclismo no frio pode ajudar a fortalecer seus pulmões e melhorar sua resistência.
Aumento da energia e do humor
Enquanto pode ser tentador se encolher em um dia frio, a prática regular de exercícios nesse tipo de clima pode estimular a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis por aumentar a energia e melhorar o humor.
Você já se sentiu revigorado e mais animado após uma caminhada energética em uma manhã gelada? Essa é a endorfina em ação!
Recuperação muscular aprimorada
Embora o frio possa deixar seus músculos tensos, pode também ajudar na recuperação muscular pós-exercício. A exposição ao frio pode reduzir a inflamação e a dor muscular, acelerando a recuperação.
Fortalecimento do sistema imunológico
Exercitar-se no frio pode, na verdade, fortalecer seu sistema imunológico. A exposição desencadeia uma resposta do sistema imunológico, tornando-o mais resistente a doenças sazonais.
Pessoas que se exercitam regularmente no frio tendem a ter menos resfriados e gripes durante os meses de inverno.
Dicas para se exercitar no frio com segurança e eficiência
Agora que você conhece as vantagens de se exercitar no frio, chegou a hora de aprender algumas dicas para não se machucar e ter bons resultados.
Veja o que separamos para você:
Vista-se adequadamente
Opte por camadas de roupas leves e respiráveis para manter o calor e permitir a evaporação do suor durante o exercício. Comece com uma camada base de tecido que afaste a umidade, seguida por uma camada isolante, como uma jaqueta corta-vento, por exemplo.
Aqueça-se antes de começar
Faça um aquecimento dinâmico antes do exercício para preparar seus músculos e reduzir o risco de lesões. Faça alguns minutos de alongamentos dinâmicos, seguidos por uma corrida leve antes de iniciar seu treino principal.
Mantenha-se hidratado
Mesmo quando está frio, você ainda perde líquidos através da respiração e do suor. Além disso, sentimos menos sede nas estações frias. Certifique-se de beber água antes, durante e após o exercício. Leve uma garrafa térmica de água com você durante sua corrida ou caminhada.
Varie os exercícios
Experimente diferentes tipos de exercícios para manter a motivação e trabalhar diferentes grupos musculares. Se você costuma correr, experimente pedalar ou faça várias sessões curtas de treino em casa com intervalos de 2 a 3 horas.
Respeite os limites do corpo
Preste atenção aos sinais do seu corpo e não exagere nos exercícios. Se sentir dor ou desconforto, pare e descanse. Se sentir que está ficando com frio demais durante a caminhada ou tendo câimbras durante o treino, volte para casa ou procure abrigo em um local aquecido e faça alongamentos.