De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que foi encomendada pelo Instituto Cérebro, 48% das pessoas no Brasil não lêem livros, ou seja, quase metade da população no país não tem o hábito de ler.
Na avaliação dos especialistas em educação, é válido ressaltar que o baixo índice de leitura tem relação direta com problemas sociais. Entretanto, eles afirmam que é possível aderir a boas práticas que fomentem o hábito de ler.
Como criar o hábito de leitura?
Confira na sequência algumas dicas para inserir essa boa prática no cotidiano e se beneficiar das inúmeras vantagens que a literatura proporciona!
Reserve um tempo para leitura diária
É importante estabelecer um tempo de dedicação para a leitura no dia a dia. Uma meta possível de ser cumprida, mesmo que baixa, ajuda na inserção da prática no cotidiano da pessoa.
Caso, não seja reservado um espaço na agenda para os livros, a chance de não cumprir esse objetivo será grande.
Leia sobre assuntos que despertam interesse
Não adianta ter aversão a filosofia e começar a ler sobre Freud, por exemplo, não é mesmo? Por isso, para desenvolver esse apreço pela literatura, o melhor caminho para o leitor é explorar livros que abordam assuntos que ele tenha mais afinidade.
Dessa forma, o caminho ideal é buscar obras que trazem narrativas interessantes para o gosto da pessoa, para que assim ela tenha mais facilidade em desenvolver esse hábito.
Faça um resumo da leitura
Essa é uma prática que ajuda o cérebro a absorver o conteúdo com mais facilidade, porque a atividade mecânica reforça a atividade mental.
Além de anotar em um espaço separado, outra maneira de tirar proveito dos livros é anotar na própria publicação as informações mais relevantes.
Converse com outras pessoas sobre as obras
Neste contexto, a participação em um clube de leitura pode cair como uma luva para fomentar o debate sobre as mais diversas obras.
Esses espaços são usados para troca de experiências e opiniões sobre determinadas obras, inclusive, é possível conhecer muito sobre a literatura brasileira nesses locais.
Estude sobre como ler melhor
A leitura é uma prática que exige a união de diversos mecanismos do ser humano. Aprender mais sobre essa prática pode permitir o desenvolvimento dessa habilidade de forma mais otimizada, favorecendo o aprendizado.
Aprender os mecanismos da leitura fortalece a criação do hábito, uma vez que a habilidade cresce de forma exponencial.
Quais os benefícios da leitura?
Segundo os estudiosos do Instituto do Cérebro, a leitura gera efeitos únicos no ser humano. Um dos benefícios é o aprimoramento integral da saúde mental.
A literatura potencializa o cérebro, promovendo novas conexões neurais, resultando em vários benefícios. Ainda conforme análise, quem não inseriu o hábito de exercitar a prática de literatura está deixando de desfrutar dos seguintes benefícios:
- Desenvolvimento da inteligência;
- Redução de estresse;
- Alívio dos músculos;
- Combate a doenças neurodegenerativas.
Para desfrutar dos benefícios da literatura, o ideal é aproveitar os espaços de compartilhamento de obras, como um clube de leitura, para absorver mais sobre os livros e trocar conhecimento com outras pessoas.