A calcinha é um produto que fica em contato constante com uma parte íntima do corpo da mulher. Portanto, é essencial tomar alguns cuidados com essa peça para evitar que ela contribua para proliferação de fungos e bactérias, que podem resultar em irritações e doenças.
Pensando nisso, os profissionais de saúde, alertam para aderir a boas práticas de cuidados ao higienizar a calcinha. Além de preservar a saúde, essa atenção especial ajuda a aumentar a durabilidade e preservar a qualidade da peça.
Conheça seis maneiras de cuidados com a calcinha!
Atenção na hora de lavar
Após o banho, a dica é sempre separar a calcinha e lavá-la no tanque, com água corrente e usando apenas sabão neutro. O sabão em pó e o amaciante possuem substâncias químicas que, em alguns casos, podem provocar alergias e até a candidíase.
Além disso, não é recomendável lavar a calcinha no chuveiro e deixá-la para secar no banheiro. A peça íntima pode até ser higienizada no local, porém, depois é necessário colocá-la para secar em um local arejado.
Deixe de lado os absorventes do dia a dia
Os protetores diários podem ajudar a deixar a calcinha mais limpa e cheirosa no dia a dia, porém, com o passar do tempo, elas abafam a região e podem causar fungos, como a cândida.
A calcinha é de cada mulher
Se a mulher vai para a casa de uma amiga e esquece a calcinha, não é recomendável pedir uma emprestada para a colega.
O fato não está atrelado a uma desconfiança de que a amiga não higieniza a peça adequadamente, mas é porque a calcinha fica em contato com uma região muito íntima e pode haver restos de secreções.
Mas então o que fazer nessa situação? A dica é pedir um absorvente emprestado e colocar por cima da própria calcinha.
Nada de usar calcinha sem lavar
Imagine que a mulher viajou e esqueceu de levar um número de calcinhas suficientes. A primeira opção é procurar uma loja de moda íntima para adquirir mais peças, certo? Até aí tudo bem, porém, não é recomendado já colocá-las em uso.
O ideal é lavar o produto previamente antes de usar, com o objetivo de preservar a saúde íntima no dia a dia.
Calcinha apertada e fio dental
Se tem uma coisa que incomoda uma mulher é a calcinha que, quando muito apertada, chega a incomodar e até machucar. Portanto, ao adquirir essa peça a orientação é optar por peças que garantam maior conforto e funcionalidade ao longo do dia.
A recomendação é deixar as calcinhas menores e mais apertadas para ocasiões especiais. Para o cotidiano, a melhor opção é deixar de lado esses modelos.
Calcinha velha
As calcinhas mais velhas e que, inclusive, já estejam com alguns furinhos devem ser descartadas imediatamente.
Não adianta postergar o uso de uma peça que não proporciona mais o mesmo conforto e bem-estar que apresentava, sem contar que, em função do tecido já comprometido, a saúde íntima da mulher pode estar em risco.
Mas como encontrar calcinhas com esse perfil no mercado?
A melhor alternativa é ir atrás de estabelecimentos que trabalham especificamente com moda íntima e que tenham sólido reconhecimento de qualidade no mercado.