Os clubes de vantagens são um tipo de programa de relacionamento que permite oferecer benefícios em troca da fidelidade de seus membros, sendo, por isso, uma estratégia muito usada por empresas que desejam reter clientes.
Porém, apenas estratégias tradicionais, como cupons de desconto, acabam não sendo mais o suficiente para engajar os clientes, em um cenário atual competitivo em que é preciso garantir proximidade e personalização para fidelização.
Foi de olho nessa mudança de comportamento do consumidor que o Rede Parcerias resolveu inovar em suas plataformas.
A startup carioca já desenvolveu centenas de clubes de benefícios para empresas de diversos nichos (provedores de internet, seguradoras, fintechs…), e contribui para que as marcas possam reter os clientes por meio das vantagens extras oferecidas.
De acordo com Thiago Mattos, cofundador da empresa, a gamificação é o principal diferencial que eles trouxeram para potencializar os resultados dos programas de fidelização desenvolvidos pela startup.
“Por aqui sempre buscamos inserir novas estratégias que possam garantir novidades atrativas para os usuários, pois um clube de vantagens, como o próprio nome diz, deve ser algo que realmente entregue benefícios no plural para os usuários.
Foi nesse sentido que inserimos a gamificação para criar mais uma experiência positiva e entregar novas recompensas.”
A iniciativa segue uma tendência de tornar as plataformas de fidelização interativas para os usuários, algo que já vem comprovando o seu potencial. Segundo estudo da Snipp Interactive, empresa de soluções globais, foi descoberto que incorporar a gamificação no programa de lealdade aumentou em 47% o engajamento.
Segundo Thiago, isso vem do fato da gamificação incorporar vários elementos: “os jogos são divertidos e incentivam as pessoas a vencer desafios. E por meio do clube de vantagens é possível fazer isso e ainda ganhar uma recompensa.”
Quanto à estratégia de escolha dos jogos e premiações, ele afirma que: “buscamos fazer jogos que as pessoas já conhecem e gostam, como quebra-cabeça, bolão, dentre outros. Cada usuário que vence o desafio recebe um voucher como prêmio.”
Pensando em próximos passos, Thiago acredita que cada vez mais empresas estão buscando por estratégias de inovação como forma de manter um crescimento sustentável:
“O mercado de fidelização segue crescendo no Brasil, pois as empresas percebem cada vez mais a importância de ter um diferencial competitivo, como um clube de vantagens, para se destacar em meio à concorrência e aumentar taxas de vendas e retenção.
Por isso, o nosso objetivo é seguir aplicando estratégias inovadoras, como a de gamificação, para contribuir com o fortalecimento desse setor.”