O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) intensificou as ações de fiscalização em 2024, superando os números registrados no ano anterior nas Operações Direção Segura Integrada (ODSI). Essas operações são essenciais para garantir a segurança no trânsito, especialmente no combate à condução sob o efeito de álcool, e refletem um esforço contínuo das autoridades para conscientizar e proteger a população.
Durante o mês de setembro, tradicionalmente conhecido pela campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, as ações do Detran-SP ganharam ainda mais destaque. O estado realizou 41 operações ODSI, abordando 26.700 motoristas e fiscalizando 54.737 veículos. Essas ações, distribuídas por 63 cidades, resultaram em 1.625 autuações relacionadas à alcoolemia, sendo que 1.508 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro.
A recusa ao teste do bafômetro ainda representa uma parcela significativa das infrações, sendo uma das estratégias mais adotadas pelos motoristas para tentar escapar das penalidades, mas que ainda gera multas altas e consequências severas. Para a verificação de multas pendentes, basta realizar a consulta da placa no Detran SP. Em 2024, a recusa ao teste foi responsável por 42,1% das autuações.
Aumento nas autuações por alcoolemia
Outro dado relevante é o crescimento das autuações por alcoolemia em 2024. Mais de 10.300 motoristas foram autuados, de janeiro a setembro deste ano, por dirigirem sob o efeito de álcool, o que representa um aumento de 39,5% em comparação ao ano anterior.
A multa por dirigir alcoolizado ou pela recusa em realizar o teste do bafômetro pode chegar a R$5.869,40, em casos de reincidência em um período de até 12 meses. As consequências podem ser ainda mais severas: motoristas flagrados nessas condições podem ter a habilitação cassada, precisando passar por um novo processo de habilitação após dois anos da cassação.
Crescimento expressivo em 2024
Os dados de 2024 indicam um crescimento expressivo no número de fiscalizações em comparação a 2023. Entre janeiro e setembro deste ano, foram fiscalizados 336.841 motoristas, um aumento de 78,1% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram abordados 189.090 motoristas. Esse avanço demonstra a intensificação das operações e o compromisso do estado em reduzir os índices de acidentes e mortes nas vias.
As ODSI, realizadas em parceria com a Polícia Militar, Civil e a perícia técnico-científica, já somam 455 operações até setembro de 2024, se aproximando do total de 467 operações realizadas ao longo de todo o ano de 2023. Essa expansão das operações se reflete também nas rodovias estaduais, onde o crescimento foi ainda mais acentuado, atingindo um aumento de 92%. Além disso, até o final de 2024, estão previstas mais 140 operações, reforçando a fiscalização e o combate à direção após o consumo de bebidas alcoólicas.
O Detran-SP, ao lado das forças policiais do estado, reforça que além das penalidades e as fiscalizações, a educação é essencial para garantir a segurança de todos os usuários das vias e que a condução consciente é um dever de cada motorista, a informação e conscientização da população e principalmente dos condutores é um elo essencial para que as mudanças ocorram. A mensagem é clara: o respeito às leis de trânsito não apenas evita multas e sanções, mas também protege vidas.