Você está pensando em se consultar com um nutricionista e não sabe o momento certo de fazer isso? Bom, saiba que essa é uma dúvida muito comum de qualquer pessoa, independente de sua relação com os alimentos.
A busca por uma vida mais saudável e também do bem-estar tem crescido consideravelmente, o que é ótimo para uma vida mais equilibrada e, claro, mais saúde.
Com isso, a busca por nutricionistas também aumentou, sendo um dos profissionais mais importantes quando falamos de uma vida com equilíbrio e saúde.
Mas, voltando à dúvida acima, quando é necessário se consultar com um nutricionista? Neste conteúdo, vamos conferir essa e muitas outras informações que serão úteis para sua próxima consulta.
Importância da consulta com um nutricionista
O nutricionista é um profissional popularmente conhecido pelas suas “dietas”, sendo o responsável por montar o cronograma alimentar de cada indivíduo. Mas, ele vai muito além disso.
Esses profissionais são capacitados para entender a ciência por trás dos alimentos e como eles reagem e interagem com o nosso corpo. Com isso, eles adaptam seu plano alimentar de acordo com as necessidades individuais, considerando uma série de fatores, como o seu sexo, idade, quanta atividade física pratica semanalmente, dentre outras.
Além disso, ele ainda se responsabiliza pela avaliação detalhada de como está o seu estado nutricional, conseguindo identificar deficiências nutricionais, excessos e, com essas informações, realizar ajustes que se adequem às suas necessidades e objetivos.
Por exemplo, um paciente que deseja emagrecer precisará de uma abordagem bem diferente de quem deseja ganhar massa muscular.
O nutricionista também é responsável pela prescrição de dietas enterais para pacientes que não podem ou não conseguem realizar a ingestão tradicional, via deglutição.
Esse profissional está presente em diversas áreas, sempre cuidando da alimentação das pessoas envolvidas – seja em um refeitório escolar, em um hospital, em uma empresa, em clínicas ou, claro, com consultas particulares.
Indicadores para procurar um nutricionista
Existem alguns indicadores para quando se deve procurar um nutricionista. Por exemplo, se você precisa perder peso por questões de saúde ou ganhar massa muscular para fortalecer o seu corpo e resistência.
Existem casos onde o nutricionista é necessário para ajudar a oferecer maior qualidade de vida para o paciente, como em casos onde o indivíduo precisa de uma dieta enteral para se nutrir.
Independente da ocasião, a procura pelo nutricionista só trará benefícios para a sua saúde e bem-estar, tendo em vista que a nossa alimentação é uma das grandes responsáveis por ambos.
Um paciente que tenha diabetes, por exemplo, precisará de uma alimentação equilibrada e pensada especialmente para ele, certo?
O nutricionista é responsável por garantir que esse paciente tenha todos os nutrientes que ele precisa, apesar de suas restrições.
Além da dieta em si, ele ainda contribui com diversas orientações que serão úteis em todas as situações, oferecendo mais clareza ao processo e, claro, mais confiança para o paciente.
Mas, de forma geral, sempre é uma boa ideia procurar um nutricionista – mesmo que não haja nenhum indicador alarmante, esse acompanhamento é vantajoso.
Benefícios do acompanhamento nutricional
Realizar um acompanhamento nutricional irá fornecer uma série de benefícios para a saúde e bem-estar, afinal, como citado, a alimentação é uma das grandes responsáveis por ambos.
Além de contribuir com a melhora na saúde, garantindo todos os nutrientes necessários para cada indivíduo, o acompanhamento nutricional proporciona um emagrecimento saudável, ganho de massa muscular sem ganho de massa de gordura, fornece uma boa dieta para pacientes com restrições e intolerâncias e ajuda pacientes com doenças crônicas, proporcionando uma vida melhor.
Tudo isso é feito através de muito diálogo entre paciente e nutricionista, além de conhecimento sobre preferências, restrições e, claro, com a quantidade adequada de nutrientes diários.
Uma alimentação equilibrada é responsável por uma série de benefícios que vão muito além do emagrecimento e ganho de massa.
Todo o nosso organismo conta com os nutrientes para se manter saudável e funcional, ou seja, a alimentação é fundamental para nosso funcionamento.
Como se preparar para a consulta
Uma consulta com um nutricionista não tem mistério, assim como as demais consultas que realizamos periodicamente.
Mas, a preparação para essa consulta pode ser importante para conseguir obter o máximo de benefícios com essa troca.
Para começar, é fundamental conhecer suas restrições, como alergias, intolerâncias, etc. Você também precisará analisar muito bem a sua alimentação por alguns dias, para entender se há algum padrão, o que costuma ingerir com maior frequência, o que te faz mal, dentre outros detalhes.
Conhecer os seus objetivos também é fundamental, afinal, eles serão essenciais para que o profissional defina sua dieta alimentar.
Quanto mais informações você fornecer ao nutricionista, melhor será o resultado da avaliação que ele fará e melhor será o resultado dos seus esforços.
Por exemplo, não vá dizer que você gosta de comer verduras se isso não está presente no seu dia a dia. Ele precisará avaliar o que precisa mudar, o que pode melhorar e outras maneiras de te ajudar a alcançar seus objetivos.
Agendando sua consulta
Agora, após tanto conhecimento, você já pode agendar a sua consulta com um nutricionista!
Essa etapa é super simples, basta conferir os profissionais do seu plano de saúde ou buscar por uma consulta pelo SUS ou particular para agendar o primeiro encontro.
Buscar informações sobre o profissional pode ser útil, até para que você conheça as especialidades do profissional.
A escolha entre consulta online ou presencial também já é uma realidade, podendo oferecer ainda mais conforto se for o caso de necessitar de uma consulta sem locomoção.
Após o agendamento, coloque em prática as dicas sobre como se preparar para a consulta, que vimos acima.
Buscar um profissional é cuidar de si e garantir mais qualidade de vida, independente das restrições alimentares que possui.