O casamento ou uma relação duradoura é uma jornada emocionante que, ao longo do tempo, é natural que aquela chama da paixão não seja a mesma. No entanto, isso não significa que você precise aceitar a frustração ou monotonia. Você pode usar a intimidade construída a seu favor para reaquecer o relacionamento.
Existem muitas maneiras de tentar resgatar a cumplicidade, apimentar a relação sexual e ressignificar o relacionamento neste desafio que é conviver com seu parceiro ou parceira, mantendo acesos os motivos que inicialmente os uniu.
1. Comunique-se Abertamente
A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável e duradouro. Se você sente que a paixão ou a parceria diminuiu, é importante sentar-se com seu amado(a) e discutir seus sentimentos de forma aberta e honesta. Fale sobre suas necessidades, desejos e preocupações.
Compartilhar o que você está passando pode ser o primeiro passo, além de dar a chance ao outro de saber e tentar fazer parte da solução.
2. Priorize o Tempo a Dois
Com as agendas agitadas da vida moderna e, às vezes, com filhos existentes, é fácil se perder em compromissos e responsabilidades. No entanto, é fundamental que haja tempo para o casal. Pode ser alguma refeição ou horário do dia, mesmo que dentro de casa, para jogar conversa fora! Contar sobre projetos, expectativas, ver um filme, rir, chorar… De maneira habitual, você perceberá o quanto é importante contar com alguém do lado. Se possível, planeje escapadas românticas.
3. Inove na Vida Sexual
Ao longo dos anos, o casal envelhece e passa junto por transformações físicas, além dos desafios pessoais e conjuntos. O homem pode apresentar disfunção erétil e ter dificuldade sexual, assim como a mulher pode desenvolver um ressecamento vaginal, um sintoma da menoapusa, causando dor na hora do sexo pela falta de lubrificação.
Diferentemente, da dor na relação causada pelo vaginismo, e que a mulher pode ser tratada com a fisioterapia pélvica, aqui, vale a tentativa dos parceiros inovarem no sexo e descobrir novas formas de estímulos.
A conversa sobre temas sexuais está cada vez mais popular e aberta para uma compreensão com menos tabus e preconceitos. Artistas declaram sem pudor o uso de brinquedos sexuais e isso pode ser um gancho para discutir com o seu par o uso de algum desses objetos, realizar fantasias, novas posições, arriscar lugares e apimentar a relação.
Ser criativo ajuda nas preliminares e contribui para aumentar a excitação e que, além do corpo, inclui envolver-se mentalmente também, ressignificando o sexo com quem se está junto há muito tempo.
4. Estabeleça Objetivos
Os primeiros anos de um relacionamento são cheio de novidades. Existe a busca pessoal e conjunta por estabilidade financeira, equilíbrio emocional, criação de filhos, etc.
Com tudo isso gerenciado, o que sobra? Estabelecer metas conjuntas e renovar objetivos assim que forem conquistados, contribui para verem no outro a parceria para enfrentar desafios.
Encontre atividades que vocês dois gostem e possam desfrutar juntos. Pode ser coisas simples como perder peso, cozinhar um prato a dois, praticar um esporte, realizar uma viagem, reformar a casa, trocar de carro, entre outras coisas.
Isso não apenas ajuda a criar laços mais fortes, mas também proporciona oportunidades de compartilhar experiências novas e emocionantes.
5. Surpreenda-se Mutuamente
Surpresas podem trazer um toque de romance à vida cotidiana. Surpreenda seu parceiro com pequenos gestos, como bilhetes de amor, presentes inesperados ou até mesmo planejando uma noite especial.
Essas demonstrações de afeto podem lembrar a vocês dois o quão especiais são um para o outro.
6. Invista em Elogios
Às vezes, nos acostumamos a ver as qualidades do nosso parceiro e não as enaltecemos mais. Retome o hábito de elogiar e apreciar o que vê de bonito no seu par.
Expressar gratidão pelos gestos diários, reconhecer as qualidades e reforçar o quanto você o valoriza pode fortalecer o vínculo emocional e faz com que se recorde no dia a dia o que faz você se apaixonar pelo outro.
7. Pratique a Empatia
A empatia é a capacidade de entender e se colocar no lugar do outro. Ao praticar a empatia, você pode fortalecer a conexão emocional com seu parceiro.
Escute atentamente, tente entender suas perspectivas e demonstre apoio nos momentos difíceis. Isso cria um ambiente de confiança e proximidade.
8. Mantenha a Individualidade
Embora seja importante compartilhar muitas atividades com seu parceiro, é igualmente importante manter sua individualidade. Busque hobbies e interesses pessoais, mantenha uma vida social própria e continue a crescer como indivíduo que pode ter ficado esquecido no passado.
Isso não apenas enriquece sua personalidade, mas também pode torná-lo mais interessante para o seu cônjuge.
9. Busque Ajuda Profissional se Necessário
Se vocês estão enfrentando problemas sérios de relacionamento que não conseguem resolver por conta própria, considerem a possibilidade de procurar a ajuda de um terapeuta de casais.
Um profissional treinado pode ajudá-los a abordar questões mais complexas e a melhorar a comunicação. Perguntem se vale a pena desistir antes de terem tentado se reconectar um com o outro.
10. Abrir a Relação: uma possibilidade
Assim como os tabus sexuais estão cada vez mais discutidos e rompem preconceitos, algumas pessoas têm encontrado novas formas de relacionar-se para manter quem lhes é precioso, considerando a ideia de abrir o relacionamento.
É algo que cada casal vai ter que descobrir os próprios limites, o que pode causar sofrimento, criar regras e acordos e, principalmente, manter o respeito pelo outro.
Uma terapia de casal também pode contribuir para elaborar emoções que não são fáceis de se conseguir explorar sozinho.
Um casamento que esfriou não é o fim da linha. Com esforço, comunicação aberta e dedicação mútua, é possível revitalizar a relação.
Lembre-se de que o amor é um compromisso constante e que, com as estratégias certas, seu casamento pode florescer e se tornar ainda mais gratificante com o tempo. Portanto, invista no seu relacionamento e mantenha a chama da paixão acesa.