A diabetes é uma doença crônica que precisa ser sempre monitorada e controlada para evitar os efeitos prejudiciais nos pacientes.
Portanto, é muito importante fazer o controle dos níveis de açúcar no sangue diariamente e há algumas estratégias nutricionais que podem auxiliar bastante nisso.
Nós trouxemos este conteúdo para explicar a forma como evitar que a glicose seja liberada e cause aumento dos níveis sanguíneos para não gerar problemas e complicações de saúde em pessoas diabéticas.
Quer saber tudo sobre quais são essas estratégias? Então não deixe de ler este conteúdo até o final. Acompanhe!
Beber água e estar hidratado é fundamental
Seja a diabetes tipo 1 ou tipo 2, é importante que o paciente esteja sempre hidratado para que possa manter os níveis de açúcar sob controle.
O consumo de água de maneira constante e em quantidade ideais vai fazer uma enorme diferença neste controle para a sua saúde.
Afinal, quanto mais água você consumir, mais vai conseguir purificar o seu sangue e vai gerar a eliminação de qualquer excesso de glicose no sangue através da urina.
O mínimo que você deve consumir de água diariamente é 2 litros, mas em alguns casos pode ser necessário tomar muito mais do que isso para manter o seu corpo hidratado.
Faça o consumo constante de fibras
Para que você possa manter o controle dos níveis de açúcar se tem diabetes, uma das dicas mais poderosas é, sem dúvidas, consumir de maneira constante os alimentos ricos em fibras.
Com esse aumento no consumo das fibras, haverá uma redução na absorção da glicose, de modo que ela não vai concentrar-se em excesso na sua corrente sanguínea.
Mais do que isso, as fibras são importantes também para tornar o processo digestivo muito melhor.
A nossa dica é consumir alimentos que sejam ricos nas fibras como a chia, as hortaliças, os grãos, os cereais integrais, as leguminosas e frutas.
Logicamente, o mais importante é sempre o equilíbrio e evitar o excesso na alimentação, para assim não ter problemas posteriormente.
Utilize adoçante natural na alimentação
Uma maneira de proporcionar o sabor doce às receitas e algumas bebidas, é utilizando os adoçantes naturais, que não aumentam os níveis de glicose no sangue e possuem menos calorias que o açúcar. Um exemplo é o adoçante stevia, extraído de uma planta conhecida como stevia rebaudiana. Ela não contém calorias e nem carboidratos, diabéticos podem utilizar a stévia sem preocupação.
Faça atividade física para controlar o peso
Uma outra estratégia que vai ter um impacto grande no controle da glicemia em pessoas com diabetes e ainda ajudará a controlar também o peso é praticar atividades físicas.
Esse é um hábito que deve estar em sua vida de maneira constante, pois exercitar-se é uma forma de ter a glicose e o nível de glicemia sob controle.
Além disso, perder peso é fundamental para o controle glicêmico, visto que a presença de gordura abdominal é um fator de risco à diabetes.
Porém, é sempre bom ter auxílio de um profissional de educação física e do seu médico antes de exercitar-se, para não ter problemas posteriores enquanto está se movimentando.
Faça o consumo de proteínas magras
O consumo de proteínas é uma última entre as principais estratégias de controle de glicemia que queremos falar aqui.
Isso porque esses nutrientes ajudam a regular a secreção da insulina, levando os níveis glicêmicos a subir bem mais lentamente.
Opte sempre por alimentos ricos em proteínas magras, como ovos, leguminosas e peito de frango, pois eles também aumentam a saciedade e reduzem a fome.
Conclusão
Como você viu, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para pessoas com diabetes de modo que elas possam controlar melhor a glicemia e evitar picos prejudiciais à saúde.
Neste texto, nós mostramos quais são essas estratégias, mas há outras, como trocar o açúcar pelo adoçante stevia, que é natural e não causa alterações na glicemia.
O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre estratégias para manter os níveis de açúcar sob controle?