Saiba mais sobre a proposta que tem como intuito diminuir o índice de acidentes que acontecem no trânsito da cidade todos os dias
O trânsito de São Paulo não é dos mais fáceis para quem precisa enfrentá-lo todos os dias para chegar ao trabalho ou em outro compromisso, principalmente há tantos tipos de veículos — ônibus, carros, caminhões e motos — circulando o dia inteiro. É necessário ter muita paciência para conviver no trânsito de uma maneira pacífica, para que nenhum acidente aconteça por falta de atenção e porque um está invadindo o espaço do outro.
É pensando exatamente nisso que o governo de São Paulo tem implementado faixas azuis nas principais avenidas da cidade, de modo que estas sejam um corredor exclusivo para motos, veículos que mais competem com os carros no trânsito. A medida tinha como ideia principal diminuir os acidentes que aconteciam diariamente, por isso, foi aceita sem muitos problemas e começou a ser posta em prática em 2023.
Porém, é importante lembrar que a faixa azul é apenas uma das coisas que devem ser feitas para que o trânsito seja mais seguro tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Vale lembrar que é necessário que os motociclistas usem todos os itens de segurança, como o capacete de motos, que vai sempre protegê-lo caso aconteça algum acidente. Ainda, os motoristas que estão de carro também devem entender que as faixas azuis são exclusivas para motos.
Abaixo você confere mais informações sobre a implementação das faixas azuis para motos.
Onde estão localizadas
As faixas azuis estão localizadas entre a primeira e a segunda faixa de rolamento, para que as motos não tenham contato tão pesado com carros, caminhões e pedestres, além de ser um percurso que a maioria dos motociclistas já faz. Além disso, a utilização da faixa azul é indicada principalmente em horários de pico, quando o engarrafamento é maior. Ah, vale lembrar que não é obrigatório que o motociclista pilote no limite da faixa.
O objetivo principal
O projeto foi idealizado inicialmente para organizar o fluxo de motos que passam pela cidade todos os dias, além de ter sido uma solução para resolver parte da relação tensa que carros e motos têm no trânsito. O governo de São Paulo garante que o projeto está em ampliação, e que o objetivo principal é implementar as faixas nas principais vias da cidade, que costumam ser as mais movimentadas.
Ainda, o governo da cidade diz que essa não é uma medida que visa priorizar um determinado tipo de transporte. Na verdade, as faixas azuis são uma medida de saúde pública que visa deixar o ambiente no trânsito menos hostil e mais seguro para todos. É válido recordar que a maioria dos acidentes ocorridos no trânsito envolvem motos, e os mais atingidos são jovens entre 18 e 24 anos. Assim, a principal meta é fazer com que o número de acidentes caia.
Riscos e benefícios
Apesar de ser uma medida que visa diminuir o índice de acidentes, muitas pessoas acreditam que as faixas azuis são, na verdade, um risco. De acordo com Rafael Calabria, coordenador de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, se você dá um limite para que as motos passem em uma velocidade muito mais alta, o risco das colisões serem mais graves é ainda maior. Para ele, essa medida é apenas o governo insistindo em algo que já deu errado antes.
Em contrapartida, Luiz Vicente de Mello Filho, doutor em engenharia com foco em Mobilidade Urbana acredita que a ideia é válida e que pode dar certo a longo prazo. Ele diz que vê com bons olhos a implementação das faixas azuis, mas salienta que é necessário dobrar a fiscalização, porque apenas fazer a faixa não é o suficiente; é necessário um trabalho educacional.