Se tem uma bebida que conquistou os brasileiros e que ainda confunde até mesmo aqueles que são apreciadores dela é o chopp de vinho.
De forma geral, a maioria das pessoas acredita que essa bebida nada mais é do que a mistura entre vinho e chopp. Mas será que realmente é isso mesmo?
Conhecer melhor sobre o chopp de vinho e como ele é feito trata-se de algo importante, para que você possa saber o que está bebendo de fato.
Por isso mesmo, resolvemos trazer este conteúdo para ensinar melhor sobre como é feito o chopp de vinho. Acompanhe!
O que é um chopp de vinho?
O chamado chopp de vinho, que a maioria das pessoas conhece, pode ser considerado como um coquetel composto.
Esse tipo de bebida nada mais é do que uma mistura entre vinho tinto suave e uma cerveja não pasteurizada, ou seja, um chopp, gerando assim uma bebida que é bem mais leve, mais doce e bem mais fácil de comercializar.
Entretanto, nem todo chopp de vinho que você vai encontrar no mercado será produzido desta maneira, já que existem diferentes tipos da bebida
Conheça os diferentes tipos de chopp de vinho
Para começar, temos o tipo de chopp de vinho que é mais fácil de encontrar nos supermercados, sejam em latinhas ou em garrafas, que é uma bebida composta produzida a partir de cerveja e vinho, e em alguns casos com adição de maçã.
A outra opção é a chamada cerveja frutada, aquela que é produzida com o acréscimo das uvas e que é originária da Itália, algo que por lá ficou conhecido como Italian Grape Ale.
O terceiro tipo é o vinho com cevada, que na verdade é o inverso do tipo anterior, ou seja, é quando você adiciona cevada no vinho com a finalidade de torná-lo bem mais cremoso.
Por último, temos o que conhecemos como chopp de vinho tipo legítimo, que é o vinho servido a partir de uma chopeira.
Esse tipo que é muito famoso, e legitimo, é bem simples de entender como é feito.
Na verdade, ele é adicionado a um barril no qual a torneira tem uma grande pressão, garantindo assim que ao ser servido ele terá uma espuma e um sabor bem diferenciado.
Apesar disso, as propriedades e a pureza do vinho são totalmente mantidas nesta bebida, o que faz dela tão especial.
E o chopp de vinho que é uma mistura?
Talvez o tipo mais comum de chopp de vinho seja justamente aquele no qual há uma mistura do vinho com o chopp de cerveja, e que nós normalmente encontramos em bares e cervejarias.
Em geral, esse tipo de vinho é produzido no Brasil com a maltes pilsen, uma bebida utilizada para fabricar um chopp mais claro e que tem um sabor bem mais suave.
Essa é uma ótima opção para que o chopp não acabe sobrepondo a uva em termos de sabor, mas há outro ponto fundamental.
Na hora da produção, é necessário que a uva seja acrescentada durante o período em que o chopp está fermentando ou durante seu processo de envelhecimento para alcançar o resultado final esperado.
Conheça mais aqui sobre o malte da cerveja, que é usada na produção do chopp malte pilsen!
Na hora da produção do chopp de vinho, há que se tomar cuidado também para avaliar qual o IBU da cerveja.
O IBU, para quem não sabe, trata-se de uma medida usada para quantificar qual é o amargor em uma cerveja, que é proveniente dos lúpulos que são adicionados em sua produção.
A unidade IBU foi criada com a finalidade de se padronizar o que é considerada a percepção do amargor em uma cerveja, sendo então uma referência internacional.
Uma cerveja que é mais amarga possui um IBU bem mais elevado do que outra que é mais suave.
Portanto, nada mais importante do que avaliar o IBU do chopp que será adicionado à uva ou ao vinho para garantir assim que a bebida não ficará amargar e com um sabor que desagrade aos clientes.
É exatamente por conta disso que esses chopps possuem, geralmente, uma quantidade muito baixa de lúpulo, evitando assim que o sabor final da bebida seja afetado por ele.
Conclusão
Como você pode ver aqui, o chopp de vinho é uma bebida extremamente apreciada pelos brasileiros, em especial quando vai se aproximando o verão, pois é uma opção extremamente refrescante em dias de calor.
Neste texto, nós explicamos que existem diferentes tipos de chopp de vinho, que variam conforme a sua produção, e como o mais tradicional é feito a partir da mistura de um chopp suave com um vinho tinto suave ou com umas específicas.O que achou do conteúdo de hoje sobre como é feito o chopp de vinho?