Cuidados focam bastante na limpeza, mas vão além dela e pedem atenção à rotina da casa
Existe uma boa variedade de pisos encontrada no mercado. Na hora de construir e reformar, basta escolher aquele que mais combina com o ambiente e investir sem medo.
Apesar disso, muitas pessoas nem imaginam que é preciso ter cuidado com o piso de cerâmica e qualquer outro modelo. Limpeza feita com produtos errados e até hábitos simples, como andar de patins ou bike, podem danificá-lo.
Descubra agora quais hábitos você deve evitar conforme o tipo de piso instalado em sua casa:
Usar água em pisos laminados e vinílicos
Pisos laminados e vinílicos são um tipo de madeira, ou seja, não estão preparados para absorver umidade e lidar com a água. Na hora da limpeza, aspirador de pó e vassoura de cerdas macias são os melhores aliados, ao menos para limpar diariamente.
Percebeu alguma mancha ou sujeira mais difícil? Umedeça um pano com água e um pouco de detergente neutro, em seguida esfregue delicadamente. Finalize com um pano seco para garantir que a área está seca.
Uso de produtos abrasivos
Água sanitária, solvente, cloro, desinfetantes e qualquer outro ácido não deve nem passar perto do seu piso, seja interno, seja externo. Esses produtos são abrasivos e podem danificar a área, contribuindo principalmente para o surgimento de manchas.
Caso precise limpar urina e fezes de animais ou outras sujeiras mais difíceis, uma mistura de água e sabão neutro já ajuda. Aplique com o auxílio de um pano e esfregue delicadamente. Seque com outro pano e pronto. Se necessário, use detergente próprio para limpeza de áreas com animais de estimação.
Aplicar a cera de forma errada
Nem todos os pisos precisam de cera, mas existem muitas delas disponíveis no mercado. Antes de aplicar o produto, é válido analisar se a cera é voltada para o seu tipo de piso e se realmente é necessário usá-la.
As madeiras usadas atualmente já passam por tratamento com verniz antes mesmo de serem aplicadas, tanto que a cera só deve ser passada quando perceber o piso bastante opaco.
Uso de escovas e vassouras de cerdas duras
O porcelanato e a cerâmica são pisos delicados, então, na hora de limpar, vassoura e aspirador de pó já dão conta do recado. Caso queira uma limpeza mais completa, um pano levemente umedecido em água e sabão neutro é indicado, mas sem esfregar.
Na hora de varrer, passe longe das vassouras com cerdas duras. O ideal é apostar na versão de cerdas macias ou de pelos, para evitar riscos no piso. Evite também usar escovas caso precise esfregar uma mancha ou limpar uma área específica que está mais suja.
Colocar tapetes nas áreas de maior circulação
Pisos de madeira exigem um pouco mais de atenção, ainda mais nas áreas de maior circulação. Você não precisa pedir para as pessoas tirarem os sapatos, mas deve colocar tapetes nesses espaços, ao lado do sofá e perto da cama, por exemplo.
Na entrada da porta também é válido incluir um tapete menor. Notou algum local da casa onde bate muito sol sobre a madeira? O tapete também será seu aliado para evitar os danos causados pela luz solar em excesso.
Esfregar o piso de carpete durante a limpeza
Os pisos de carpete pedem limpeza mais frequente por poderem acumular poeira e ácaros com mais facilidade. O aspirador de pó é a melhor escolha durante o processo, porém, nada de esfregar enquanto limpa, apenas passe o aparelho delicadamente.
Em seguida, é permitido passar um pano úmido para garantir aquela limpeza mais profunda e, na finalização, um pano seco.
Arrastar móveis
Mudar móveis de lugar é muito comum para quem gosta de renovar os cômodos, no entanto, esse processo pode prejudicar a durabilidade do piso, ainda mais se você arrastar os itens pela casa.
Nos pisos de madeira, aposte em protetores nos pés dos móveis, mas a ideia é muito bem-vinda em outros casos também. Quer mudar algo de lugar? Peça ajuda de outra pessoa e erga o item até o novo espaço.