Você conhece o sistema de arquivamento PACS? O PACS é um sistema que armazena imagens e está sendo muito utilizado em clínicas e hospitais por trazer inúmeros benefícios para os processos e profissionais envolvidos na gestão de exames de imagem.
Se você ficou curioso para conhecer essa nova ferramenta tecnológica da área da saúde continue lendo esse artigo e descubra como esse sistema funciona e quais são os principais benefícios encontrados na sua utilização.
O que é PACS?
PACS é a abreviação de “Picture Archiving and Communication System”, que em português podemos traduzir para Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.
PACS é um software criado especialmente para estabelecimentos que trabalham com exames de imagem. A função do PACS já está descrita em seu nome: arquivar imagens de forma segura e promover uma comunicação mais ágil entre clínicas e hospitais
5 melhores benefícios do PACS
Agora que você já sabe qual é o significado da sigla PACS é qual e para qual finalidade esse sistema foi criado, vamos citar aqui os 5 melhores benefícios do PACS.
1 – Reduz a perda de laudos
Após a realização do laudo, o médico necessita guardar as imagens e documentos do paciente para consultas futuras.
Porém, o problema acontece quando é preciso guardar os documentos físicos. Com um grande número de papéis circulando entre as clínicas e os hospitais é inevitável que eventualmente ocorra alguma perda de documento.
E a perda de documentos pode comprometer as próximas consultas do paciente e até mesmo atrasar o tratamento de doenças.
Por isso, com o sistema de arquivamento de imagens as clínicas estarão mais seguras de que os exames estão sendo salvos de maneira correta e sem chance de extravios.
2 – Amplia a segurança
Segurança é um requisito imprescindível quando o assunto é informações médicas. Nesse sentido, o PACS disponibiliza as melhores ferramentas do mercado para cuidar dos dados dos médicos dos pacientes.
A segurança do sistema PACS é alta pois todo arquivo é armazenado de maneira criptografada, ou seja, apenas os usuários com permissão terão acesso para verificar os documentos.
3 – Minimiza os custos
Atualmente gerir uma empresa não é nada fácil, e para aqueles que trabalham com clínicas não é diferente. Diminuir custos significa ter mais dinheiro em caixa para pensar em investir em aparelhos, tecnologias novas, e conhecimento para a equipe.
Com o sistema PACS, as radiografias e demais documentos podem ser visualizados pela tela do computador, o que significa que uma quantidade significativa de papel será reduzida.
Além da redução dos gastos com papel, também haverá redução nas tintas de impressora, na manutenção dos equipamentos e na mão de obra dos funcionários que precisam arquivar esses documentos físicos.
4 – É sustentável
Acabamos de falar na redução de custos, mas ao deixar de utilizar tanto papel, as clínicas estão cooperando para um planeta mais sustentável e menos poluente.
Empresas que recorrem a processos sustentáveis tendem a ser mais reconhecidas e mais procuradas pela população no geral.
5 – Permite integração de sistemas
Essa é uma vantagem incrível do sistema de arquivamento de imagens.
A possibilidade de integração entre os sistemas das clínicas com os sistemas dos hospitais traz agilidade para os processos e com isso todos são beneficiados: desde os profissionais das clínicas que conseguem entregar as radiografias mais rápido, fazendo com que os médicos consigam realizar os diagnósticos com precisão, até os pacientes que poderão iniciar o tratamento o quanto antes.
Alguns cuidados que você deve ter para utilizar o PACS
Para que você possa usufruir de todas as vantagens do sistema, é necessário que você avalie alguns pré-requisitos:
- Internet de qualidade: como os arquivos ficarão salvos em nuvem (um servidor na Internet) é preciso que o estabelecimento tenha uma boa conexão com a Internet, já que será necessário enviar muitos documentos diariamente.
- Treinamento: todos os técnicos, médicos e funcionários que vão operar o sistema devem ser devidamente treinados e capacitados para utilizar o sistema de forma correta.
- Atualizações no Sistema: assim como todo sistema, o PACS também esta sujeito a alterações e possibilidades de atualizações. Dessa forma, é necessário considerar que o sistema pode mudar um pouco durante os anos.
Conclusão
Quando o assunto é saúde, as pessoas precisam de atendimento rápido e de qualidade na prestação de serviços. O sistema PACS chegou pensando em atender essa demanda e facilitar os processos dos centros de imagens e dos hospitais.
As vantagens da implantação do sistema são inúmeras: redução de custos, integração de sistemas, sustentabilidade, otimização do diagnóstico, integração com a telerradiologia e muitas outras.
Por isso, as clínicas devem avaliar como os processos estão acontecendo atualmente dentro das empresas e estudar a possibilidade de contar com mais essa ferramenta tecnologia que tem muito a agregar na área da saúde.