Quando o assunto é contratar um seguro de carro, é importante considerar que existem vários tipos e coberturas para incluir. Porém, para facilitar a escolha, é necessário conhecer cada uma e ver qual melhor atende às suas necessidades.
Adotando essa prática, é possível ter mais segurança e saber o que fazer na hora de um imprevisto no trânsito. Com o intuito de ajudá-lo, mostraremos na sequência quais os tipos de cobertura o mercado oferece. Confira!
Principais tipos de coberturas de seguros
O seguro automotivo é um serviço personalizável e, aproveitando dessa característica, as seguradoras oferecem várias coberturas, desde os planos mais básicos, até os mais completos e, para encontrar o perfil ideal, é preciso entender quais os tipos de coberturas oferecidas.
Seguro contra furto ou roubo
O risco de furto ou roubo de veículo é sempre uma preocupação grande para os proprietários de veículos. Pensando nisso, estamos falando de uma modalidade que é sempre procurada por vários motoristas, já que cobre os riscos dessas situações.
A indenização pode variar conforme o que está previsto na apólice e também de acordo com a Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A modalidade é simples e cobre apenas os dados provocados por furtos e roubos, o que deixa o seguro mais barato.
Seguro de cobertura básica
O seguro de cobertura básica prevê uma cobertura limitada de produtos e serviços, incluindo proteção contra colisões, desastres naturais, enchentes, explosões e incêndios.
Além disso, a modalidade cobre furtos e roubos nos casos em que o carro não possa ser recuperado, ou tenha sofrido perda total.
A cobertura também pode prever proteção em relação a danos causados por acidentes, desastres naturais, enchentes, raios, enchentes, explosões e incêndios.
Seguro compreensivo
O seguro compreensivo, que também é conhecido como seguro total ou completo, é uma modalidade de proteção mais completa.
Ele cobre danos causados por colisão, capotamento, derrapagem, incêndios e desastres naturais como granizo e raios.
Entretanto, é válido ressaltar que não são todos os serviços contemplados. Os acessórios como rádios, vidros, rodas, retrovisores e faróis precisam de cobertura adicional.
Seguro para terceiros
Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos, o seguro para terceiros é uma opção adicional que viabiliza maior proteção a terceiros envolvidos em acidentes de trânsito.
Estamos falando de uma modalidade que cobre despesas com despesas de veículos danificados, indenizações por danos pessoais e corporais aos passageiros, pedestres ou outros envolvidos no acidente.
Acionando o seguro para terceiros, é possível garantir proteção em relação a danos causados a outros carros e pessoas, excluindo a necessidade de reembolsar o valor da franquia.
Caso ocorra algum sinistro, a seguradora cobre os danos e o único impacto que você sofrerá é a perda de pontuação na classificação de bônus na próxima renovação do seguro.
Seguro para acidentes de passageiros
O Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) é obrigatório por lei para profissionais que trabalham com transporte de passageiros, com o táxi, motoristas de aplicativos, vans, entre outros.
Essa é uma modalidade que prevê a proteção em relação ao passageiro, não havendo cobertura para terceiros. Estamos falando de uma proteção para acidentes que possam causar ferimentos graves aos passageiros.
A indenização é paga em caso de morte, invalidez permanente ou parcial dos passageiros e motorista, mas também pode ser usada para cobertura de despesas médicas e hospitalares.
Como contratar essas modalidades de seguros?
A melhor alternativa é pesquisar no mercado as seguradoras com qualidade comprovada e contar com o auxílio dos corretores de seguros, para que seja possível contratar um serviço personalizado.