Dicas para ter uma rotina saudável e cuidar da mente e do corpo.
O wellness (“bem-estar”) é um estilo de vida que vem sendo muito buscado nos dias atuais. Se antes existia um “projeto fitness” com hábitos e objetivos mais específicos (dieta mais saudável, fazer exercícios físicos, ficar com o corpo magro e torneado), hoje, o estilo wellness traz uma proposta mais holística.
Partindo do ditado “mente sã, corpo são”, o wellness propõe uma rotina de promoção do bem-estar. Ele contempla os mais variados hábitos, como se alimentar de maneira saudável, usar roupas confortáveis e estilosas, ter um ambiente de trabalho agradável e até mesmo cuidar da vida afetiva.
A ideia de promover um estado geral de bem-estar está presente nas mais distintas tradições. O wellness é uma visão contemporânea do equilíbrio entre mente, corpo, sentimentos e alma, já presente na medicina tradicional chinesa, na Ayurveda indiana e na Grécia Antiga.
O principal objetivo desse estilo de vida é construir uma rotina que nutra seu corpo e sua mente com hábitos que promovam saúde em geral.
É importante lembrar que isso não se resume a começar uma dieta mais saudável e fazer exercícios físicos, mas a ter uma alimentação não restritiva aliada a atividades que você gosta de fazer e a um hobby desconectado da internet.
Feita a definição do estilo de vida wellness, vamos agora listar algumas sugestões para implementá-lo em sua vida:
1 – Bem-estar físico
O bem-estar físico não está relacionado a ter um corpo padrão ou a realizar procedimentos estéticos, mas sim a fazer as pazes com seu próprio corpo.
Portanto, as chaves para ter bem-estar físico são autoconhecimento e orientação profissional adequada.
Avalie suas peculiaridades, suas limitações e o que você gosta de fazer em termos de exercício físico. O importante é se divertir enquanto pratica a atividade, buscando se sentir bem.
Cuidado: ao agredir seu corpo com dietas hiper-restritivas e exercícios que você não gosta, seu bem-estar físico e mental ficarão abalados.
2 – Bem-estar emocional
Terapia, psicoterapia e psicanálise são métodos de higiene mental tradicionais, mas você também pode investir em yoga, meditação e mindfulness.
É importantíssimo separar um momento para organizar o turbilhão de pensamentos que normalmente atravessam nossas mentes sem percebermos, o que pode desencadear estresse, burnout e ansiedade — comuns para quem tem uma rotina corrida.
O bem-estar mental invariavelmente está conectado a um bem-estar intelectual e ocupacional, pois será afetado diretamente pelo seu ambiente de trabalho, seus hobbies, compromissos e responsabilidades.
É importante, portanto, tirar um tempo para tentar organizar e “limpar” sua mente para que você não somatize problemas.
3 – Bem-estar financeiro
Inegavelmente, a saúde financeira pode abalar os demais pilares da sua vida e impedir uma rotina de bem-estar completa.
Por isso, o bem-estar financeiro envolve mais que organização de gastos, sendo importante adquirir hábitos de consumo saudáveis desde cedo.
Um dos métodos que pode te ajudar nisso é o método Marie Kondo de organização. Segundo ele, para economizar, o ideal é ter um armário com menos roupas e acessórios, mas que sejam de qualidade, versáteis, e que você realmente use.
Para os gastos com comida, você pode planejar suas refeições do dia a dia, evitando recorrer a aplicativos.
Ao adotar um estilo de vida wellness, você tornará sua rotina mais inteligente, e várias áreas da sua vida irão melhorar: a organização e faxina da casa serão mais fáceis, os gastos supérfluos diminuirão, você irá comer de forma mais saudável, etc.