Imagine o cenário: você chega cansado do trabalho com muita fome. Após um dia cansativo fora de casa, são poucos os que arranjam energia e ânimo para preparar uma refeição saudável e equilibrada para o jantar, ou, ainda, adiantar a refeição para o próximo dia. Ao mesmo tempo, você sabe que não dá para abrir mão de uma alimentação saudável e equilibrada, uma vez que esse é um dos pilares da qualidade de vida.
Portanto, o que você pode fazer para aproveitar ao máximo o seu fogão 4 bocas e preparar pratos saudáveis rotineiramente? Planejar com antecedência é a chave para garantir qualidade de vida na sua dieta. Não sabe como fazer isso? Entenda no texto a seguir.
Quanto tempo disponível você tem para cozinhar?
Se o seu intuito é trazer um pouco mais de agilidade para o seu dia a dia, o primeiro ponto que você precisa observar é: qual é o seu tempo disponível para cozinhar? A sua rotina permite despender um bom tempo para preparar pratos mais elaborados? Se o seu tempo está escasso, quais mudanças na rotina você pode fazer para ter maior disponibilidade para se dedicar ao preparo das refeições?
Essas perguntas são fundamentais para que você possa planejar melhor o seu cardápio. Nessa consideração, seja honesto consigo mesmo e não seja nem pessimista nem otimista demais. Lembre-se de que cozinhar um cardápio nutritivo leva mais tempo do que aquecer alimentos pré-prontos, além de que sua margem de preparo ainda deve considerar possíveis imprevistos.
Planeje um cardápio semanal
Para melhor gestão do seu tempo, procure elaborar um planejamento semanal do que você irá comer. Reflita sobre quais alimentos você quer ver no seu café da manhã, almoço e jantar, além do lanche da tarde ou da manhã. Esse planejamento precisa levar em conta que o cardápio precisa ser diversificado e nutritivo, dando preferência para alimentos in natura e frescos, deixando de lado alimentos processados ou industrializados.
Esse planejamento é importante para que você não fique refém da rotina e faça somente aquilo que é mais rápido e fácil de fazer — e que raras vezes é sinônimo de saúde. Monte esse cardápio considerando os seus gostos pessoais, mas também pensando na importância de criar um cardápio diversificado, variando os pratos. Para uma alimentação saudável, é válido que boa parte desses pratos tenham um tipo de arroz, um tipo de feijão, legume cru ou cozido, salada verde e um tipo de carne, preferencialmente branca.
Faça as compras seguindo o cardápio programado
O planejamento do cardápio semanal não apenas vai facilitar a sua semana, mas também pode trazer economia para o seu bolso! Afinal, você já terá anotado tudo o que pretende fazer, então você sabe exatamente o que comprar, evitando comprar aquilo que é desnecessário.
Desse modo, basta se ater à sua lista de compras e adquirir apenas os ingredientes e alimentos que estão nela. Além de evitar compras supérfluas, esse hábito é uma excelente maneira de evitar o desperdício de comida.
Cozinhe a comida da semana toda
A princípio, essa parece ser uma tarefa muito trabalhosa: “Como assim, fazer a comida toda de uma vez?”. Claro, sem dúvidas será preciso dedicar parte do seu tempo livre para isso, mas esse é um conselho excelente para quem tem planos de ter uma refeição nutritiva sempre.
A partir do cardápio que você planejou, é possível preparar tudo e colocá-los em potinhos, que podem ser armazenados no freezer. Assim, ao longo da semana, você retira as marmitinhas, que podem ser levadas para o trabalho ou consumidas em casa na hora da janta. Desse modo, você tem a certeza de que sempre está se alimentando de forma saudável, resistindo às tentações do dia a dia, como frituras ou comidas gordurosas.
Porém, fique atento ao armazenamento em si. Só coloque os potes no congelador quando a comida estiver na temperatura ambiente após prepará-las. No caso das verduras, coloque-as na parte inferior do freezer, já que as baixas temperaturas do freezer podem fazer com que elas se “queimem”. Já em relação às carnes, prefira congelar preparos cozidos, grelhados ou assados e jamais coloque ovos cozidos, maionese ou alimentos crus para congelar.