Contratar uma agência de marketing digital ou um profissional freelancer , se tornou uma questão importante dentro dos diversos setores empresariais, afinal, esse investimento é ideal para aquelas organizações que desejam expandir seus resultados e se manter relevante dentro do cenário competitivo atual.
Inclusive, hoje em dia já são mais de 130 milhões de brasileiros conectados à internet, o que significa que os potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços estão presentes neste local.
Não só isso, vale dizer que nem sempre é fácil realizar a distinção do ambiente online para o físico, influenciando diretamente o modo como consumimos estes serviços.
Mas independente da forma de atuação do seu negócio, estar na internet trará uma série de vantagens que só o marketing digital proporciona, alguns estes exemplos, são:
- Redução da sobrecarga de trabalho, especialmente mecânicos ou padrões;
- Orientação mais assertiva, buscando resultados concretos;
- Maior controle de segmentação de público;
- Captação de novos clientes/leads de maneira orgânica;
- Apresentação de dados em tempo real;
- Comunicação ativa com os consumidores da marca;
- Geração de tráfego para vender produtos;
- E muito mais.
Contudo, para obter o máximo de retornos positivos através do marketing digital, é preciso – antes de tudo -, tempo e investimento em conhecimentos e técnicas específicas, que serão utilizados para gerenciar o máximo de benefícios que as ferramentas existentes proporcionam.
É diante disso que surgem diversos obstáculos na hora de tirar a estratégia do papel, uma vez que nem todas as empresas contam com equipes capacitadas para realização destas atividades – Resultando assim, em retornos nada satisfatórios, e esforços em vão.
Fato este que tem motivado muitos gestores a contratarem os serviços de uma agência especializada em marketing digital.
Mas é claro, antes, é preciso saber contratar uma agência que tenha capacidades para trazer estes retornos.
Que tal acompanhar algumas dicas para não errar nesta decisão? Vamos ver?
Aprenda Agora a Contratar uma Agência de Marketing Digital
Sem contar com uma equipe capacitada para esta tarefa, muito provavelmente sua gestão de marketing digital terá problemas a médio ou longo prazo.
Sendo assim, como contratar uma agência de marketing digital corretamente?
Para te ajudar nessa escolha, separamos 5 dicas para você ter sucesso ao contratar uma agência de marketing. Bora lá?
#1 – Determine as Atividades Necessárias
Antes de mais nada, é fundamental analisar quais são os seus reais objetivos com a aplicação da estratégia dentro da sua empresa, isto é, quais são os resultados que deseja obter ao longo do tempo.
Em seguida, é necessário reavaliar com o time de marketing e vendas da sua empresa quais serão os métodos utilizados para que estas metas sejam atingidas.
Deste modo, é considerado a implementação de um plano de ação dentro da sua estratégia, uma vez que poderá definir quais atividades serão realizadas pelos próprios colaboradores da empresa, quanto aquelas que necessitam de um suporte mais específico, por meio de um time especializado.
#2 – Busque pelas Avaliações e Histórico da Agência
Contratar uma agência de marketing digital é uma operação que pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, no entanto, é indispensável realizar uma análise de mercado para que você tenha sucesso neste empreendimento.
Busque pelas agências com um portfólio de respeito, isto é, aquelas agências que já auxiliaram empresas de renome dentro do mercado em sua estratégia de marketing.
Além disso, ter em mente o seu tempo de atuação, seu histórico de trabalho, os primeiros trabalhos, bem como sua evolução ao longo dos anos, pode ser um norte para você que está planejando esta contratação.
Não só isso, você também deve prestar atenção às instituições parceiras e certificações da agência, visto que este é um grande diferencial para quem deseja contratar estes serviços.
Agências de marketing digital com selos ou parcerias de referência, tais como Hubspot, Resultados Digitais e Google, são ótimas opções.
Contudo, esteja atento também as recomendações e avaliações, que podem ser obtidos em fóruns da internet (como Reclame Aqui), ou as próprias redes sociais da empresa – uma vez que estas são ótimas fontes de referência.
#3 – Avalie os Cases de Sucesso da Agência
Assim como dissemos no último tópico, é essencial buscar referências concretas das empresas que já utilizaram os serviços da agência de marketing digital que você planeja contratar.
Os cases de sucesso servem como um parâmetro para entender como as equipes dessa organização atuam, pois certamente estes casos refletiram nos resultados do seu negócio.
A recomendação é buscar materiais – caso não esteja em público –, que apresentem informações detalhadas sobre outros clientes já atendidos.
E não só isso, você também pode ir bem mais longe ao extrair informações sobre os concorrentes desta agência – inclusive, a dica é ter mais de uma opção ao contratar os serviços de uma equipe de marketing digital.
E ao ter todo este histórico a sua disposição, será mais fácil mensurar qual o tamanho das empresas que já foram atendidas – empresas de médio e grande porte são um ótimo sinal.
#4 – Conheça os Profissionais da Agência
Uma empresa que não investe na satisfação dos seus colaboradores, muito provavelmente terá dificuldades em fornecer um bom serviço aos seus clientes.
Um ambiente de trabalho que tenha um bom nível de satisfação e que investe recursos para melhorar a experiência de seus funcionários, diz muito sobre a qualidade dos serviços ofertados.
Portanto, tente colher as informações daqueles que já trabalham dentro da agência e use isso como norte para uma possível contratação.
Muitos gestores, por exemplo, costumam ir até a agência para conhecer um pouco mais sobre a equipe, o clima organizacional e todos os detalhes possíveis.
#5 – Foque seus Investimentos em Bons Atendimentos
Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a sua facilidade de comunicação – e por conta disso, investir em uma agência que não prioriza um bom atendimento, pode ser um tiro no seu próprio pé.
A agência de marketing digital contratada deve fornecer informações desde o começo sobre o processo desenvolvimento da sua estratégia, o que ajudará na orientação do time de marketing e vendas do seu negócio.
E claro, uma boa comunicação será fundamental para que sua empresa consiga trabalhar numa resolução de problemas mais efetiva e ágil.
Conclusão
Contratar os serviços de uma agência de marketing digital pode parecer uma tarefa bem complicada.
Afinal, existem uma série de agências distribuídas pelo Brasil e que vem crescendo cada vez mais à medida que os consumidores se tornam mais exigentes.
Portanto, escolher uma agência para o seu negócio com as dicas que listamos aqui hoje, fará da sua estratégia de marketing uma oportunidade expandir ainda mais a sua marca e conquistar clientes cada vez mais interessados com aquilo que você tem para oferecer.
Que tal começar hoje mesmo seguindo as dicas reunidas aqui? Envie este artigo para o time de marketing e vendas da sua empresa e começa agora mesmo a prosperar nos seus empreendimentos.