Você inadvertidamente comprou em mitos de design de sites? É fácil de fazer, mas você pode estar perdendo vendas, tráfego e outras métricas que melhoram os resultados financeiros de uma marca.
O design do site está no cerne das ótimas experiências do usuário. O layout do seu site, as funções, as cores, fontes e imagens que você usa podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Além de fazer um Web design atraente e equilibrar uma grande quantidade de informações, um Web design eficaz pode melhorar a percepção de sua marca.
Portanto, um sólido entendimento e implementação de um processo de design equilibrado deve ser a força motivadora para alcançar os resultados que sua empresa deseja.
Existem várias crenças sobre o que um site deve e não deve ser e, embora as marcas precisem personalizar seus sites para atender às suas necessidades, a parte subjetiva do design deixa muito espaço para opiniões.
Esta coluna vai acabar com os cinco mitos mais comuns do design de sites e oferece o que fazer e o que não fazer no design assim você poderá orientar a sua agência de marketing digital no momento que você for contratar o desenvolvimento do seu site.
Mito nº 1: o espaço em branco em uma página deve ser preenchido com algo.
Fato: o oposto é verdadeiro. O espaço aberto é uma maneira excelente de separar o conteúdo e dar aos itens espaço para respirar para uma leitura mais fácil. Pode ser opressor tentar se arrastar por um estacionamento lotado de conteúdo e imagens.
Mito nº 2: A página inicial é mais importante.
Fato: a menos que você vá diretamente para um site, provavelmente não chegará à página inicial de um site específico. Na verdade, devido aos poderes cada vez mais exigentes de pesquisa e links pagos em que os usuários frequentemente clicam, os clientes podem nunca realmente ver sua página inicial. Colocar todo o foco do design na página inicial é uma espécie de perda de tempo. Ter um design consistente em todo o seu site é mais importante do que ter uma boa página inicial.
Mito nº 3: Mais recursos significam melhor design.
Fato: Existem muitos sites que tornam a experiência do usuário desnecessariamente complexa devido a recursos desnecessários. Sinos e assobios são maravilhosos – se tiverem um propósito. Pergunte a si mesmo como cada recurso contribuirá para impulsionar as suas conversões.
Mito nº 4: o design cura tudo.
Fato: Design é mais do que cores, gráficos e fontes. É uma experiência que facilita as interações e fornece uma função. Um ótimo design pode ajudar a resolver desafios difíceis, como jornadas do usuário e experiências de marca. No entanto, o design por si só não resolverá tudo.
Preocupações com o conteúdo, baixo tráfego, baixo engajamento ou baixas taxas de conversão exigem mais do que apenas design. Experiências de sucesso são criadas por equipes – do editorial ao desenvolvimento e tudo mais.
Mito 5: você vê o seu site da mesma forma que os usuários.
Fato: ninguém vê seu site como você. Este é um problema muito comum. Como proprietários e funcionários de empresas, é fácil presumir que os clientes entendam e usem a mesma terminologia que nós. Isso dificilmente é o caso. Seu site precisa se comunicar com seus clientes onde eles estão na jornada de compra, não onde queremos que eles estejam.
O que fazer em Web design
- Você precisa de um site responsivo para celulares. A maioria das pessoas agora acessa sites com telefones celulares. O design responsivo permite que os sites sejam visualizados em diferentes dispositivos.
- Peça a pessoas não técnicas para testar seus aplicativos e sites.
- Use sprites (objeto gráfico dinâmico) para reduzir o tempo de carregamento da página, em vez de usar recursos de imagem individuais.
- Inclua um componente “Avalie-nos” ou “Escreva um comentário” em cada aplicativo. Uma ferramenta como o HOTJAR é importante para colher feedback dos visitantes.
- Verifique seu site em uma variedade de dispositivos móveis com diferentes sistemas operacionais para testar suas propriedades móveis.
- Escolha uma boa hospedagem WordPress para o seu site ter uma boa velocidade de carregamento e melhor segurança.
O design da Web bem-sucedido deve refletir a evolução das preferências, necessidades e expectativas do usuário. Desmistificar os mitos generalizados de um ótimo design e seguir as sugestões do que fazer levará a melhores experiências do usuário e relacionamentos mais fortes com sua marca.