Como toda a ajuda é bem-vinda, principalmente no mercado comercial, apresentaremos a seguir algumas dicas para que você consiga definir, criar e aumentar cada vez mais o valor empresarial do seu negócio.
Lembre-se que por traz do preço seu produto deve, verdadeiramente, agregar a vida do cliente, mostrando a ele por que o seu é um diferencial da concorrência. Comecemos por :
Analise a concorrência
Uma boa pesquisa de mercado pode lhe mostrar informações cruciais e se estas são realmente aquilo que mais irão resolver o problema de sua clientela. Nem sempre o que pode vir será a melhor solução.
Procure avaliar quais são os passos que seus concorrentes estão dando e se eles vão em direção às tendências . Caso estejam indo, entenda como estes estão abordando a esta.
Você precisa compreender o que eles fazem para conseguir fazer diferente e, assim, se destacar.
Uma vez levantado os dados, implemente o que for de melhor uso para o seu produto, seja do mercado ou uma ideia original. Ambos agregam valor a sua mercadoria, só que de formas diferentes.
Até os mínimos detalhes fazem toda a diferença e é exatamente com estes que você deve tomar mais cuidado e prestar uma maior atenção.
Um bom exemplo pode ser de algum brinde que venha junto a compra do seu produto, onde, ao adquirir uma certa mercadoria, o cliente irá receber uma quantidade maior desta ou uma amostra de outro item o qual a é vendido pelo seu negócio.
Por mais que seja algo simples, é um detalhe que te traz diferencial competitivo, agrega valor empresarial e pode passar despercebido pelos concorrentes quando estes forem pesquisar sobre você.
Aderindo a tendência
Tendências levam este nome por que se tratam de ideias inovadoras que revelam ao público uma nova maneira de olhar o cenário e, quando bem aceitas, acabam praticamente monopolizando um setor de mercado.
Estar por dentro destas é uma estratégia necessária para qualquer empreendedor, visto que, caso opte por ficar fora da mesma e se manter no seu padrão, sua empresa não será capaz de conquistar um público novo.
Isto pode começar a gerar prejuízos, uma vez que as pessoas nem sempre estão adquirindo produtos, fazendo com que seus lucros não aumentem e pior, comecem a diminuir.
Um bom exemplo disso é o mercado de brinquedos infantil que, quando se lança um filme ou desenho e este se torna popular, se molda todo em volta da temática da obra para que possam criar produtos destes e aumentar suas vendas.
Dado este que pode ser observado no caso da série de filmes dos Vingadores que, por se tratar de super-heróis, são muito populares entre as crianças.
Entretanto, cuidado ao embarcar na tendência, visto que, para agregar valor empresarial a sua marca, será necessário que esteja esteja no começo.
O mercado muda muito rápido e de nada adiantará estar vendendo um produto que não faz mais sucesso.
Foque na necessidade dos consumidores
Uma maneira simples de gerar valor para a sua empresa é se focar em coisas que as pessoas realmente precisam, e o quanto aquilo que é vendido pode impactar quando elas precisam disto.
Sua marca está atrelada ao seu produto e, portanto, quando seu item se destaca no mercado, logo, a sua empresa também irá se destacar. Ser reconhecido como uma empresa que realmente resolve os problemas dos clientes é uma das melhores famas que pode-se atrair para si.
Como citado anteriormente no texto, alguém compra algo para ter uma experiência única, seja em relação a um problema ou a uma necessidade em que a pessoa em questão se encontre.
E quando se dá ênfase nas capacidades da sua criação, todos serão capazes de perceber quais são os pontos fortes onde a sua ideia será a resolução dos problemas deles.
Analise quais são as necessidades críticas e todos os problemas enfrentados pelos consumidores que buscam uma solução na área em que você atua. O levantamento de dados lhe trará ótimas ideias de por onde se pode começar.
Assim, abordar diretamente um problema do cliente agrega, e muito, valor empresarial para o seu produto, visto que o seu será a primeira opção que ele irá pensar ao precisar resolver um determinado problema em sua vida.
Estabeleça um pós-venda
Apesar de no Brasil este ser um serviço pouco efetivo, onde a majoritária parcela de culpa ocorre por falta de treinamento da equipe ao invés de má vontade do colaborador, um bom pós-venda tem a capacidade de gerar valor sozinho.
Um atendimento especializado de suporte pode fazer toda a diferença para fidelizar um cliente. Muitos, ao adquirir um produto, acabam por ter dificuldades de uso ou algum outro problema com o mesmo.
Por isso, ter um Serviço de Atendimento ao Cliente (também conhecido como SAC) que seja efetivo pode ser uma incrível ferramenta para se agregar valor ao produto e aumentar as chances de fidelizar um cliente.
Estudos apontam que mais de 80% da clientela que adquire uma mercadoria e precisa utilizar do SAC para relatar solicitações ou reclamações voltariam a comprar com a empresa desde que suas necessidades fossem atendidas.
Isto apenas confirma a possibilidade de se fidelizar clientes utilizando de um bom pós atendimento. Atender de forma que dê a entender que sua empresa esteja realmente interessada a ajudar a pessoa que precisa desta faz total diferença
Monte e treine uma equipe especializada apenas em auxiliar seu público-alvo e torne o seu pós-venda uma ferramenta de valor e referência dentro do mercado comercial.
Diferencie sua marca
Ser diferente é vital dentro da competição que o mercado pode lhe proporcionar. E esta característica não pode existir apenas em seu produto, mas deve ser encontrada, também, na marca, agregando, assim, mais valor empresarial a mesma.
É através deste diferencial que sua empresa irá se destacar entre a multidão, chamando a atenção para ela. Visibilidade esta que você procura em todos os meios que possa atingir, seja físico ou virtual.
Existem diversas formas para se diferenciar uma corporação, indo desde valores culturais até abordagens mais originais. Mas, dois fatores que mais o ajudarão a se diferenciar da concorrência serão: layout e personalidade
Layout corresponde a estrutura que o seu negócio possui. Faça a seguinte experiência ao sair do seu:
Olhe para trás, observando bem o local, e se imagine no lugar de uma pessoa que passa ali sem saber do que se trata. Para esta pessoa, a sua empresa é chamativa? Tem algo que a torna diferente?
Se a resposta da pergunta for não, então está na hora de procurar formas de mudar para te tornar reconhecido no local.
Já personalidade se trata de como é a forma de se comportar do seu negócio. Uma empresa jovial e inovadora ou uma mais tradicional são ótimos exemplos de personalidade.
Um fator que pode ser gerado de diferentes maneiras
Como observamos no artigo, valor empresarial pode ser criado de diferentes formas dentro de um negócio. Assim, será possível oferecer a seus consumidores diversos benefícios ao adquirirem sua marca.
Vantagens estas que irão, possivelmente, fidelizá-lo, tornando sua empresa uma referência para ele que, por sua vez, passará a indicar o seus serviços para pessoas próximas que necessitem de algo parecido.
Investir em valor empresarial será o avanço que o seu negócio precisa para se destacar no mercado e, em alguns casos, esse investimento precisará ser financeiro.
Assim, é preciso ficar atento e procurar as melhores fontes de recursos. Uma boa opção é buscar um empréstimo com garantia de imóvel que hoje é oferecido pela fintech CashMe. A modalidade garante as menores taxas de juros do mercado e um prazo estendido para pagamento.
Além disso, você deve ter clareza de onde vai investir e assim garantir que está aplicando seu recurso em algo que realmente fortaleça o seu valor empresarial.