As carretas estão entre os veículos de alta performance mais buscados no segmento de transporte de cargas – sejam elas pesadas ou não.
Embora sejam comuns e bastante solicitadas, há características das carretas que poucos conhecem.
Dentre elas, a composição desse veículo, o que interfere diretamente no resultado dos serviços prestados. Basicamente, as carretas consistem em um semi-reboque, do modal rodoviário, usado para transportar mercadorias.
Elas costumam ser tracionadas por um caminhão trator do tipo cavalo mecânico, são articuladas e não têm força motriz própria, por isso, inclusive, elas precisam ser conectadas ao cavalo mecânico.
Este que é composto por uma cabine com motor e rodas de tração. Além disso, os semirreboques das carretas contam com 1, 2 ou 3 eixos e, como dissemos, não têm força auto-propulsora.
O fato curioso deste ponto é que essa é uma característica diferente dos caminhões, por exemplo. É bom ressaltar isso porque muitas pessoas e até mesmo profissionais confundem esses veículos.
Carretas e caminhões não são a mesma coisa! Outro fator que sempre deve ser abordado neste assunto é que existem alguns modelos diferentes desses veículos. Há a carreta bau, sider, porta-container, prancha graneleira, basculante, cabideiro,entre outras.
Essas citadas são algumas das mais procuradas no mercado. E claro, para ter transportes de qualidade, seguros e eficientes, é fundamental saber identificar qual o modelo mais indicado para cada tipo de serviço.
No entanto, essa nem é a principal dúvida das pessoas em relação ao tema. Quando o assunto são as carretas, a grande pergunta de quem costuma usar fretes no dia a dia ou está apenas interessado nesses veículos é: O que é melhor, comprar ou alugar as carretas?
Afinal, essa decisão afeta o caixa e a velocidade com que os serviços são feitos, assim como no custo-benefício de cada atividade e gestão financeira do negócio.
Então, para ajudar, abordaremos os prós e contras do aluguel de carretas, assim como na compra direta.
Confira!
Carretas: alugar? Comprar? Quais os prós e contras?
Quando se trabalha com transporte de cargas, independentemente de qual seja o segmento, é comum que alguns questionamentos sempre venham à tona, como: será que é melhor investir na frota própria?
O que vai gerar menos ociosidade? Preciso buscar o caminhoneiro autônomo? Quando vale a pena apenas alugar as carreatas? Qual o melhor custo benefício?
É claro que as respostas para essas perguntas dependem muito do segmento, da frequência dos transportes, disposição financeira e outros fatores, de cada empresa.
Por isso, a forma mais simples de esclarecer essa situação é apontando os prós e contras da compra de carretas.
Assim, ao analisar as seguintes questões, você mesmo vai conseguir identificar o que é melhor para a situação da sua empresa.
Lembrando que também há a possibilidade das locações, que também abordaremos a seguir. Acompanhe!
Prós e contras da compra de carretas
Comprar uma carreta é algo a ser pensado com cautela, afinal, é um investimento alto. Os benefícios podem ser diversos, como a praticidade de ter o veículo à disposição, a facilidade do atendimento de demandas urgentes, o aumento de produtividade e confiança na prestação dos serviços.
Isso porque tudo será da empresa, desde a carreta, até o colaborador que vai dirigir o veículo. Por outro lado, os contras dessa decisão também devem ser considerados.
Da mesma forma que as carretas são de posse da empresa, os custos com manutenções, consertos, multas e qualquer outra pendência será da organização. Assim como o pagamento do salário do motorista.
Além disso, será preciso ter um espaço para deixar as carretas, como um pátio ou estacionamento, pagar pelo seguro de carga, gerenciar a carga horária dos colaboradores, entre outras tarefas. Isto é, muito mais trabalho e preocupações para a empresa.
Caso essa não seja a opção ideal para a sua empresa, é bom lembrar que sempre há a alternativa da locação de carretas, que nada mais é do que a prestação de serviços que disponibiliza o veículo para serviços temporários.
Vantagens da locação de carretas
A locação de carretas quase não tem pontos negativos, dado que é um serviço rápido e prático. Os pontos positivos são a praticidade, redução de custos, garantia de veículos sempre de alta qualidade, os quais passam constantemente por manutenções e muito mais.
Algumas empresas, inclusive, já disponibilizam o motorista para a realização do serviço completo. Elas podem ser alugadas por algumas horas, dias e até mesmo para um serviço temporário – como obras, por exemplo.
É uma opção realmente vantajosa, com excelente custo benefício. Para garantir que tudo isso seja cumprido, é claro, busque por empresas de qualidade, confiança e referência no segmento.
Agora é com você! Analise todas as informações dispostas neste conteúdo e entenda se a compra é mais vantajosa para você ou se o aluguel de carretas é melhor.