Quem já teve a doença sabe como os sintomas da Cólera podem gerar desconforto. A doença é adquirida por meio da ingestão de água contaminada e atinge principalmente locais com saneamento básico precário.
Se você mora na Bahia, comprar um purificador de água em Salvador é uma boa opção. O estado tem casos de contaminação recentes, com mais de 40 pessoas hospitalizadas e uma morte de criança após beberem água com indícios de contaminação.
Diante da relevância do assunto e do risco de contrair a doença, preparamos um conteúdo que apresenta seus principais sintomas e dá dicas valiosas de prevenção. Confira!
O que é Cólera
A Cólera é uma doença infectocontagiosa que ataca o intestino delgado. Trata-se de uma doença milenar, causada por uma bactéria chamada de Vibrio Cholerae.
Em geral, o período de incubação dura em torno de 5 dias. A bactéria consegue superar a barreira natural do corpo e começa a se multiplicar com rapidez.
Com isso, infectados experimentam uma série de sintomas que causam desidratação extrema e queda na pressão arterial.
A evolução do quadro é rápida e há o risco de morte, especialmente em crianças e idosos. Vale destacar que, na década de 90, o Brasil enfrentou um surto da doença.
Atualmente, embora controlada, alguns casos são recorrentes em regiões específicas, como Norte e Nordeste.
Como ocorre a transmissão da Cólera
A principal via de transmissão da Cólera é o consumo de água contaminada. Mas é possível contrair a doença por meio de alimentos contaminados, uma vez que a bactéria é eliminada pelas fezes e vômitos.
Esse é um dos motivos que mais dificultam o controle de surtos da doença. Em geral, pessoas que convivem no mesmo ambiente estão mais expostas e podem apresentar os mesmos sintomas alguns dias após o contato com a bactéria.
É importante destacar que porque a Vibrio Cholerae vive em ambiente aquático. Por esse motivo rios, açudes e represas contaminadas têm grande potencial de causar epidemias, principalmente quando a água é destinada ao consumo.
Além disso, a bactéria é extremamente resistente e consegue se multiplicar em temperaturas entre 5 e 40ºC, além de sobreviver ao congelamento.
Assim, grandes centros urbanos com más condições de higiene correm riscos de surtos.
Quais os sintomas da Cólera
Afinal, quais os sintomas da Cólera? É importante dizer que a doença pode ser assintomática, mas uma parte dos casos evolui com algum desconforto.
Depois de 2 a 5 dias de ingerir a água contaminada, o paciente começa a perceber os primeiros sintomas. O quadro é consequência da multiplicação da bactéria no organismo, que causa inflamação no intestino. Confira:
- diarreia intensa e persistente — é comum mais de 1 episódio por hora:
- fezes líquidas esbranquiçadas, com aspecto de leite;
- náuseas e vômitos;
- baixa produção de urina;
- cansaço e fadiga;
- desidratação;
- sensação de sede e boca seca;
- queda da pressão arterial.
Diante dos sintomas apresentados, é imprescindível que o paciente busque auxílio médico assim que perceba um possível agravamento.
Isso porque, a doença evolui rapidamente e pode provocar um quadro de desidratação extrema, além de necrose dos rins e hipoglicemia — quadro que pode resultar em óbito em poucas horas.
Como tratar a Cólera
O principal tratamento da Cólera é a reidratação. Em casos mais leves, o paciente pode ser tratado em casa, por meio de soros caseiros ou soluções vendidas em farmácias.
Em casos sintomáticos mais graves, a desidratação pode desencadear outros sintomas como tonturas e fadiga.
Desse modo, a internação do paciente em ambiente hospitalar pode ser uma medida necessária, com o objetivo de administrar soro diretamente na veia e monitorar os sinais vitais.
Como a diarreia é intensa, o corpo perde muita água e sais minerais. Esse quadro é preocupante e pode prejudicar a recuperação do corpo, fazendo com que os demais sintomas se intensifiquem em poucas horas.
Além disso, após avaliação médica, alguns medicamentos para cortar a diarreia e antiespasmódicos podem ser prescritos.
Alguns profissionais também recorrem à antibióticos no controle da doença, porém isso deve ser avaliado conforme o histórico de cada paciente.
Como prevenir a Cólera
Como a Cólera é, na maioria das vezes, assintomática, a proliferação da doença é rápida, principalmente em grandes centros urbanos. Isso porque, a pessoa infectada libera os vibriões nas vezes por cerca de vinte dias.
A bactéria é encontrada com maior frequência em cidades e regiões com saneamento básico deficiente. Como já destacamos, ele é resistente e sobrevive por até cinco dias em temperatura ambiente.
Isso quer dizer que é preciso muita atenção a alguns hábitos de higiene, com a adoção de medidas preventivas eficazes. Veja algumas providências simples e eficientes:
- separação e descarte adequado do lixo doméstico e hospitalar;
- medidas públicas que evitem o descarte de fezes em rios e fontes de água;
- aquecimento de alimentos prontos acima de 80 graus;
- higienização frequente das mãos;
- purificação eficiente da água destinada ao consumo humano.
É importante dizer que, no caso de não ser possível a purificação da água, é importante ser feita a sua fervura. A medida é eficaz, sendo capaz de matar a bactéria.
Uso de purificadores de água pode prevenir a Cólera
O uso de purificadores de água é uma estratégia eficiente e sustentável no enfrentamento da Cólera e outras doenças transmitidas por meio de água contaminada.
Sem dúvidas, o produto tem vantagens expressivas que garantem a qualidade e pureza da água.
Diferentemente dos filtros, que apenas retiram algumas impurezas e partículas sólidas, o purificador é mais eficiente e realiza uma limpeza profunda na água.
Assim, ele é capaz de eliminar vírus, bactérias, protozoários e outros microrganismos nocivos à saúde humana.
Portanto, investir em um purificador para ambiente doméstico ou empresarial é uma alternativa interessante. Com um baixo custo, é possível prevenir os sintomas da Cólera apresentados.