Você sabe quando procurar um alergista? Provavelmente não, mas não se preocupe, neste textos vamos mostrar de forma simples e objetiva quando procurar um alergista.
Muitas pessoas quando são acometidas por problemas respiratórios ou na pele e a primeira coisa que fazem é procurar um otorrinolaringologista, que é o profissional encarregado para tratar problemas nas vias aéreas superiores ou um dermatologista que é o médico encarregado de tratar problemas recorrentes na pele.
Na maior parte dos casos os pacientes encontram solução para seu problema e retornam para uma vida normal.
No entanto, em muitos casos, o problema é recorrente e pouco tempo depois o desconforto volta.
Nesse caso o melhor é procurar um alergista para seu tratamento
A partir dessa problemática o que seria um médico alergista é o que um alergista pode fazer por você?
Neste artigo descrevemos algumas importantes ações desenvolvidas por estes profissionais tais como:
- O que um alergista pode fazer por você? E qual a sua importância.
- Quais tipos de alergias esse médico trata?
O que um alergista pode fazer por você? E qual a sua importância?
A função do médico alergista em geral está ligada ao diagnóstico e intervenções de doenças alérgicas.
Para desempenhar essa especialidade, é necessário, no mínimo, se especializar por mais 3 anos após a faculdade de medicina.
Esse profissional desempenha o trabalho de prevenir e tratar alergias, com a finalidade de sanar ou diminuir a periodicidade de crises e assegurar qualidade de vida aos pacientes.
A importância do tratamento com o médico alergista é que permite melhores condições de lidar com a doença no cotidiano sem precisar interromper as atividades diárias.
A primeira coisa a se fazer pelo médico alergista é uma anamnese, uma profunda investigação a respeito da reação alérgica do paciente.
Algumas questões a serem levantadas são: quais as condições do ambiente de trabalho e até mesmo da residência de tal paciente, quais sintomas o paciente padece e se há casos de pessoas alérgicas na família entre outros questionamentos.
O próximo passo é submeter o paciente a exames para constatar qual o quadro clínico e a melhor intervenção que possa ser aplicada.
Quando procurar um alergista? Quais tipos de alergias o médico especializado trata?
Segundo a Dra Maria Cecilia Aguiar, médica alergista no RJ, as principais doenças tratadas são:
Alergias respiratórias
A principal causa dessa reação alérgica é o ácaro da poeira doméstica
Os sintomas mais comuns são coceira no nariz, espirros, coriza e obstrução nasal, o que caracteriza a rinite alérgica.
Quando acomete a via aérea baixa o paciente tem falta de ar, tosse e chiado no peito, ou seja, asma brônquica.
Alergias de pele
As principais alergias de pele são urticária, dermatite atópica, dermatite de contato e alergia a picada de mosquito.
A urticária é caracterizada por placas vermelhas elevadas na pele que coçam bastante e pode vir associadas ao angioedema
Dermatite atópica é mais comum em crianças e leva a uma coceira muito importante, além de pele muito seca
A dermatite de contato é uma reação ao contato com uma substância que você tem alergia, como esmalte de unha ou níquel
Por último, quando você é picado por um mosquito é uma pápula grande e vermelha aparece pode ser um indício de alergia a mosquito
Alergistas alimentares
Os alimentos que mais causam alergias são:
- Leite
- Ovo
- Soja
- Amendoim
- Camarão.
Os sintomas podem variar de vômitos, diarreia e dores abdominais até urticária e angioedema. Nos casos mais graves podem evoluir com choque anafilático e morte.
Alergia nos olhos
A conjuntivite também é uma reação alérgica muito comum que deve ser tratada por esse especialista. Os sintomas são coceira, vermelhidão e lacrimejamento e inchaço nos olhos
Deficiência imunológica
Os alergistas também tratam de pacientes com a imunidade baixa.
Existem mais de 100 diferentes tipos de imunodeficiências descritas e apenas um especialista pode, através de exames, descobrir que tipo de deficiência imunológica o paciente tem.
O tratamento também é diferente para cada caso. Pode variar desde entrar com um antibiótico mais precocemente até infusão de imunoglobulinas ou transplante de medula óssea.
Alergias a medicamentos
Já estamos chegando ao fim do texto sobre quando procurar um alergista, o último tópico mas não menos importante é sobre medicamentos.
Os medicamentos que mais causam alergia são os anti-inflamatórios e os antibióticos. Mas além desses, praticamente qualquer droga pode causar alergia ou outros efeitos adversos.
Agora você sabe quando procurar um alergista, que tal compartilhar este texto para que outras pessoas também saibam e cuidem melhor da saúde?