Para quem deseja aumentar as vendas e crescer sua marca no ambiente digital, as estratégias de marketing digital são indispensáveis. Inclusive, existem diferentes formas de fazer essa divulgação de forma eficaz.
Para isso, o uso de ferramentas é algo necessário e que pode facilitar todo o trabalho da equipe responsável pelo projeto. A seguir, listamos ferramentas que podem auxiliar em diferentes etapas da estratégia de marketing digital de uma marca.
CMS (Content Management System)
O Content Management System (CMS), ou em português Sistema de Gestão de Conteúdo, diz respeito às plataformas de gestão de sites e blogs.
Ou seja, é algo para facilitar todo o processo de criar e administrar as páginas das lojas virtuais, sites, landing pages e afins. Assim, o usuário não precisa perder tempo com a parte técnica e pode desenvolver seu conteúdo com mais praticidade.
Por meio de um bom CMS, você pode criar e gerenciar suas páginas, adicionar plugins para diversas finalidades, editar textos, fazer postagens de vídeos, fotos e mais. Logo, é uma plataforma que permite uma edição completa da sua página.
Então, na hora de montar seu site e agilizar todo o seu processo de manter as páginas no ar, você pode encontrar várias opções de CMS no mercado. Entre os exemplos mais comuns temos o WordPress, Joomla e Drupal.
Analytics
Além de manter um site funcionando perfeitamente, é essencial que você monitore seus resultados. Assim, é possível fazer melhorias sempre que necessário e buscar por formas assertivas de aumentar seu tráfego e vendas.
Dessa forma, você deve apostar em ferramentas que servem para monitorar esses números e lhe fornecer informações completas para pautar suas estratégias de divulgação.
Um grande exemplo de ferramenta para esse tipo de acompanhamento é o Google Analytics. Ele é um serviço gratuito e que ao ser integrado ao seu site oferece uma série de dados que podem compor relatórios completos sobre seu desempenho.
Por meio dele é possível identificar qual a origem das visitas no site, dados demográficos dos visitantes, entender quais conteúdos estão com bom desempenho e mais. Logo, há uma série de informações que podem ajudar em estratégias.
CRM (Customer Relationship Management)
Entre as ferramentas de marketing que são úteis para a marca que deseja conhecer seu público temos o CRM. A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Esse é um sistema que reúne várias informações sobre os clientes durante as interações com a empresa. Com isso, fica ainda mais fácil registrar e organizar pontos importantes que podem ajudar nas ações entre a marca e o público.
Assim, a equipe tem acesso a vários dados para compor seu processo de venda e tornar o atendimento ao cliente ainda melhor. E claro, com mais facilidades para organizar as vendas e focar nas necessidades dos clientes.
Então, para estruturar o processo comercial e ter o gerenciamento desses contatos, você pode aproveitar softwares que estão disponíveis. O Fleeg, Ploomes e o RD Station CRM são exemplos de ferramentas disponíveis.
SEO
Ao falar sobre ferramentas de marketing para ajudar nas vendas de um negócio, não podemos esquecer das voltadas para o SEO. Afinal, o Search Engine Optimization colabora para a relevância de um site e o aumento de tráfego.
Isso porque, com as estratégias certas é possível melhorar o posicionamento nas páginas de busca de mecanismos como o Google.
Uma das possibilidades do SEO é trabalhar com palavras-chave que se relacionam com seus produtos. Assim, quando as pessoas fizerem uma pesquisa com esse termo vão ter mais facilidade em encontrar seu conteúdo e produtos.
O SEMrush é uma ferramenta que pode ajudar nesse caso. Nele, é possível consultar palavras-chave relevantes para se trabalhar, análises de domínios, da concorrência e outros.
Benchmarking
O Benchmarking é uma forma de análise estratégica para entender mais sobre as estratégias da concorrência. Com isso, é possível pensar em formas de se destacar no mercado e aprimorar os serviços e produtos.
Logo, por meio dessas ações, você consegue identificar pontos que estão funcionando no seu negócio e outras que precisam de melhorias. Ainda, pode encontrar inspirações para pautar suas mudanças.
O SimilarWeb é uma ferramenta para análise de sites e com opções de relatórios completos. Nesse sentido, você pode conhecer mais sobre os números do seu concorrente, como visitas no site, origem do tráfego, taxa de rejeição e mais.
Sistema de automação
Um sistema de automação é outra dica entre as ferramentas de marketing para ajudar nas vendas. Isso porque, eles conseguem agilizar uma série de processos e evitar falhas em tarefas.
Ao mesmo tempo, eles agilizam o monitoramento de resultados, oferecendo uma série de informações sobre as ações de marketing. Logo, a rotina do time de marketing pode ser ainda mais produtiva.
O MailChimp é uma dica de plataforma que auxilia nas estratégias de marketing. Você encontra, por exemplo, campanhas automatizadas para e-mail marketing. Assim, fica mais simples criar uma comunicação segmentada e manter o contato constante com os clientes.
A Lahar é outra plataforma que oferece várias opções de automatização. Para se ter ideia, você pode agendar publicações em redes sociais, criação de landing pages, envio de e-mails e sms, criação de formulários e mais.
Redes Sociais
Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ficar de fora. Afinal, elas permitem um contato maior com o público, podem gerar vendas e colaboram no momento de reforçar a imagem de uma marca.
Dessa forma, ao trabalhar com conteúdos nessas redes, é muito útil ter acesso a dados que podem ajudar no posicionamento e também na programação de postagens.
O Buffer é um software que ajuda seus usuários a gerenciar contas nas redes sociais e programas conteúdos no Instagram, Twitter, Facebook e outros. Além disso, ele oferece dados para que você acompanhe o desempenho de cada publicação.
Conclusão
Na hora de criar boas estratégias de marketing com o objetivo de ampliar as vendas, existem várias opções de ferramentas que podem ser úteis. Por meio delas, é possível ter ainda mais facilidade para criar materiais, monitorar resultados e automatizar processos.
O melhor ainda é que existem ferramentas para diferentes tipos de ações de marketing. Logo, você tem a chance de utilizar recursos certos para melhorar o desempenho do seu site, se comunicar com os clientes, cuidar das redes sociais e muito mais.