A fascite plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar; é uma inflamação da fáscia plantar, uma faixa de tecido muito semelhante a um tendão que começa no calcanhar e percorre a sola do pé, eventualmente se fixando na base dos ossos do dedo do pé.
A dor pode persistir por muito tempo, às vezes até anos, mas em geral o prognóstico é bom e a inflamação requer tratamento que geralmente são tranquilos e não invasivos.
1. As causas do problema
A função da fáscia plantar é absorver as tensões decorrentes do peso do corpo ao caminhar e principalmente ao correr; quando o estresse se torna excessivo, pode inflamar e causar fascite, embora na verdade a causa exata de por que isso ocorre ainda esteja sendo estudada.
É um distúrbio que afeta principalmente indivíduos de meia-idade por causa do envelhecimento.
- A fáscia plantar perde elasticidade e não consegue mais esticar bem;
- Além disso, a almofada de gordura no calcanhar afina e não é mais capaz de absorver efetivamente os choques que surgem ao caminhar.
Também pode ocorrer em meninos mais novos, principalmente se forem atletas, em caso de estresse excessivo (por exemplo, treinamento muito intenso). Choques excessivos danificam a fáscia plantar que pode inchar e/ou rasgar, tanto que em alguns casos é possível notar inchaço na altura do calcanhar.
2. Fatores de risco
Abaixo citamos alguns fatores de risco que podem desencadear o surgimento da fascite plantar:
- Idade: a fascite plantar afeta mais frequentemente pacientes entre 40 e 60 anos;
- Gênero: a fascite plantar afeta principalmente as mulheres;
- Diabete;
- Pé chato ou pé excessivamente arqueado;
- Algumas formas de exercício: atividades que colocam muito estresse no calcanhar e nos tecidos adjacentes, como corrida, dança ou aeróbica, podem contribuir para o início precoce da fascite plantar. Começar muita atividade física de repente, sem treino, também pode ser causa da fascite plantar;
- Problemas de postura podem afetar negativamente a distribuição de peso quando em pé e sobrecarregar a fáscia plantar;
- Obesidade: os quilos extras podem colocar um estresse extra na fáscia plantar;
- Ficar muito em pé no trabalho: trabalhadores de fábricas, professores e qualquer pessoa que passe a maior parte de suas horas de trabalho em pé, ou andando em solo duro, podem sofrer de problemas de fáscia plantar.
- Calçados inadequados: evite sapatos muito largos, com solado muito fino. Aqueles sem suporte de arco adequado e sem acolchoamento flexível, capaz de absorver choques. Se usar botas femininas salto alto com frequência, o tendão de aquiles pode se contrair, causando problemas nos tecidos próximos ao calcanhar.
3. Sintomas
Os sintomas característicos da fascite plantar são:
- Dor no calcanhar (às vezes se espalha até a metade da sola do pé);
- Dor após repouso prolongado (uma noite de sono);
- Dor após praticar atividade física;
- Raramente pode surgir uma sensação de queimação ou formigamento.
Na maioria dos casos, a dor associada à fascite plantar:
- Surge gradativamente,
- Surge principalmente em um pé (mas também pode ser bilateral);
- Começa quando você coloca o pé no chão pela manhã, assim que acorda. Geralmente é forte nos primeiros minutos do dia;
- Também pode começar após longos períodos em pé ou ao se levantar depois de sentar;
- Causa fortes dores no calcanhar.
A maioria dos pacientes com fascite plantar descreve a dor como uma pontada ou punção na parte inferior do pé. Depois de ficar em pé por algum tempo, a dor diminui. Se você ficar sentado por muito tempo, a dor aguda começará novamente quando você se levantar.
4. Os perigos
Se não for tratada, a fascite plantar pode evoluir para dor crônica no calcanhar, que por sua vez pode alterar a postura durante a caminhada, causando problemas de
- Pés;
- Joelhos;
- Fêmur.
Também pode sofrer ruptura, evento caracterizado por:
- Estalar durante o momento de quebrar
- Inchaço local
- Dor aguda na sola do pé.
Como foi mostrado no artigo, uma das principais causas da fascite plantar são o uso incorreto de calçados. Acesse: https://usevitae.com.br/ e escolha uma infinidade de sapatos que são do seu tamanho para evitar a fascite plantar.