A maioria dos cachorros podem permanecer saudáveis e ativos em dias quentes, desde que tenham acesso à água fresca e sombra.
Dito isso, algumas raças apreciam climas mais frescos e todos os nossos amigos de quatro patas precisam se refrescar no calor.
Por isso, separamos aqui algumas dicas para você proteger seu cachorro em épocas de clima mais quente!
Dicas para o conforto do seu cachorro em dias quentes
Saiba que quando as temperaturas estão mais altas, é essencial tomar certos cuidados para proteger seu amigo de quatro patas.
Seja na hora de levar seu cão para passear na rua, dar uma volta de carro ou simplesmente brincar com ele no parque, o calor pode ser prejudicial para ele.
Veja, a seguir, como proteger seu cachorro:
1.Ofereça bastante água, sombra e frutas refrescantes
Durante o dia, deixe água fresca à disposição e na hora dos passeios, busque sombras de árvores.
Além disso, uma ótima maneira de hidratar seu cachorro é oferecer frutas refrescantes. Você sabia que cachorro pode comer melão, melancia e manga?
Apenas retire a pele e as sementes, e outra ideia é congelar pequenos pedaços das frutas, e com certeza, seu cachorro vai adorar.
2.Nunca deixe seu cachorro no carro
Mesmo que seja por apenas alguns minutos, nunca deixe seu cachorro no carro, porque a temperatura pode subir rapidamente no interior de um carro fechado.
Só para você ter uma ideia, em um dia com uma temperatura média de 29º, ela pode atingir 39º em 10 minutos, e isso mesmo com a janela aberta.
Após 30 minutos, isso pode chegar a 48º.
Portanto, deixe seu cachorro em casa ou vá até locais frescos onde ele pode te acompanhar.
3.Manter sua casa ventilada e fresca
Se seu cachorro fica sozinho em casa, certifique-se que o ambiente está ventilado e fresco.
Realmente é perigoso deixar o ar condicionado ligado ou o ventilador na tomada, então, deixe as janelas abertas e não se esqueça do pote de água.
4.Preste atenção aos horários dos passeios
Prefira fazer os passeios nos horários mais frescos do dia, ou muito cedo ou à noite. E leve água para vocês dois!
Tenha em mente que a temperatura do chão é muito quente, e da mesma forma que você não pode pisar descalço, seu cachorro também não.
Existem inclusive sapatos próprios para cães, mas nem todos se adaptam.
5.Escove seu cachorro
Se seu cachorro tem pelo longo, procure desembaraçar todos os nós, pois isso ajudará a mantê-lo fresco.
Mas não tose seu animal antes de falar com o veterinário, porque muitas vezes o pelo ajuda na proteção da pele do cachorro.
6.Banho de piscina
Algumas raças adoram a água, e se for possível, deixar que seu cachorro tome um banho de piscina ou mesmo de mangueira vai permitir que ele se refresque.
Como saber se meu cachorro não está bem
Seu cachorro não sabe te dizer quando ele não se sente bem por causa do calor. Por isso, fique atento aos seguintes sintomas:
- Temperatura corporal elevada;
- Respiração rápida e ofegante;
- Excesso de salivação;
- Fadiga ou depressão;
- Espasmos musculares.
Se você notar esses sinais, tente refrescar seu cachorro e entre em contato com o veterinário.
Uma dica é colocar uma toalha fria e úmida em volta das axilas, barriga e pescoço do cachorro. Um ventilador pode ser usado durante o processo de resfriamento.
No entanto, evite o resfriamento muito rápido para evitar um choque.
Permita o acesso à água fresca, mas não force seu cachorro a beber.
Lembre-se que há o risco de desidratação, e se seu cachorro apresentar letargia, boca seca ou depressão, o melhor é consultar seu veterinário.
Enquanto isso, você deve oferecer água fresca, ou mesmo água de coco, e dependendo do nível de desidratação, o veterinário pode prescrever soro.
Agora que você já aprendeu dicas de como refrescar seu cachorro em dias mais quentes, fique sempre de olho e mantenha seu amigo de quatro patas bem hidratado!