Você sabe o que é Ripple XRP? Trata-se de um sistema de transações e registros de blockchain, projetada para ser utilizada na rede Ripple para transferir dinheiro rapidamente entre comerciantes e compradores, utilizando diferentes moedas.
Como você sabe, existem diversas maneiras de investir seu dinheiro e com certeza moedas digitais devem estar em seus investimentos.
No entanto, um dos pontos mais atrativos é o custo de operação:os bancos e instituições financeiras podem operar a um preço mais baixo através da rede Ripple, uma plataforma criada pela empresa americana de tecnologia chamada Ripple Labs.
Comerciantes e bancos podem transferir sua moeda local para o XRP, enviar moedas para um receptor local e transferir o XRP de volta para a moeda que aceitaram.
Além da importante questão de segurança, também pode diminuir o tempo de transferência e reduzir as taxas para bancos que não têm uma relação direta com uma instituição estrangeira se ambos estiverem na mesma rede.
Você quer saber mais sobre o que se trata essa tecnologia de transação? Então, continue a leitura.
Como funciona o Ripple?
O histórico de cada moeda é monitorado por computadores independentes ao redor do mundo, mantendo o controle de todas as transações – semelhante a como funcionam outras moedas criptográficas como o próprio bitcoin.
Por essa razão, chamamos de sistema de razão descentralizado.
Este sistema permite maior transparência, já que os bancos dependem dele para enviar XRP a outras instituições financeiras registradas em todo o mundo. Os bancos podem agora desfrutar da vantagem de uma rede financeira maior.
A fim de agilizar o processo, um banco ou “gateway” pode mudar a moeda local do pagador para uma moeda digital. Ele pode ser trocado de volta para a moeda usada no país do vendedor, assim que chegar à porta de entrada do receptor.
Ripple e iniciativas de código aberto
O principal motor para conectar bancos e instituições financeiras globais é a Ripple.
Eles podem usar esta plataforma para movimentar dinheiro de forma rápida e eficiente ao redor do mundo.
Ela beneficia as instituições financeiras, reduzindo os tempos de processamento e garantindo a transparência dos protocolos. Por questões de segurança, as operações internas da rede Ripple não estão abertas a programadores.
Entretanto, desenvolvedores que desejam integrar pagamentos XRP em seus programas e aplicações podem usar uma versão de código aberto do software da Ripple Labs. O serviço é chamado RippleX e tem frameworks de código aberto, que facilitam a integração.
Ao contrário de outras moedas criptográficas, os serviços centrais da Ripple estão focados nas rápidas transferências internacionais de moeda.
Isto significa que enquanto suas redes dependem de um ledger ativo e validadores, eles ainda mantêm o controle de como a rede é utilizada para garantir a confiança em sua plataforma.
Investir em Ripple é seguro?
Como todo cripto ativo, o principal risco está relacionado à sua volatilidade.
Ela está sujeita à lei da oferta e da demanda no mercado porque não é regulada por um governo. Com o tempo, o preço pode ser imprevisível e intenso.
Vale a pena considerar o risco de não ser regulamentado no Brasil.
O investidor brasileiro que quer ser exposto a este tipo de tecnologia precisa ser cuidadoso na forma como o faz. Como as chances de ser vítima de fraude aumentam, aumenta também a chance de ser uma vítima.
Diferenças do bitcoin
Enquanto Bitcoin é uma moeda digital destinada como meio de pagamento de bens e serviços, Ripple é um sistema de liquidação, troca de moeda e pagamento destinado a bancos e redes de pagamento.
O Bitcoin é baseado na tecnologia blockchain, enquanto o Ripple não usa blockchain, e sim um livro de consenso distribuído. Esta rede de servidores de validação é chamada de XRP Ledger.
Também há uma grande diferença entre a confirmação de uma transação entre o bitcoin e o Ripple. O Bitcoin leva até 10 minutos, enquanto o Ripple leva em média quatro segundos.