A capela de laboratório que também pode ser chamada de exaustor, é um equipamento de proteção essencial e que pode ser usado coletivamente em qualquer lugar que conte com manipulações de produtos químicos e tóxicos.
Para prevenir os riscos de contaminação e prejudicar a saúde dos envolvidos, podendo se não houver cuidados causar reações muito perigosas à saúde dos envolvidos.
A função inicial é talvez a mais importante de uma capela de exaustão. Há uma exigência quando é preciso manipular qualquer tipo de produto que possa ocasionar uma reação que seja perigosa, podendo ser feita dentro do espaço onde está a capela.
Toda capela de exaustão deve cumprir a função primária de exaurir gases, fumos e vapores, ressaltando que também pode ser um muro entre as reações que acontecem no ambiente em que se localiza o laboratório.
Do que se trata a capela laboratório?
A capela de exaustão ou capela laboratorio é um equipamento de segurança que visa garantir proteção, sendo que será de responsabilidade do operador estar instruído para realizar o correto uso dessa ferramenta
Para utilizar este equipamento, é preciso saber:
- Conhecer os perigos dos produtos que contêm alto risco químico durante o seu turno de trabalho;
- Saber que você tem o conhecimento suficiente para lidar com uma capela de exaustão;
- Receber o treinamento correto antes de começar a operação;
- Verificar sempre as informações de segurança de todos os produtos que serão manipulado;
- Procure manter a guilhotina o mais fechado possível, cuidando para não ultrapassar o limite de abertura que está sendo recomendado;
Já quando estiver utilizando a capela, jamais coloque a sua cabeça dentro dela, esteja sempre com os óculos de segurança para proteger a sua visão e deixe os equipamentos sempre em uma altura elevada, com pelo menos 2 cm do tamanho.