Entender como funciona um cartão de crédito concedido por um banco ou instituição financeira, é essencial para usufruir seus benefícios. Quando usado com sabedoria, o cartão de crédito pode aproximar da realização de muitos sonhos de consumo sem dores de cabeça.
Mas o cartão de crédito nem sempre é benéfico: se seu portador não tiver bom senso para controle de suas próprias contas, poderá se comprometer financeiramente, entrando em dívidas.
Afinal, como funciona um cartão de crédito?
Resumidamente, o cartão de crédito funciona como um empréstimo. Ao adquirir um cartão, o cliente obtém um limite de crédito, que pode ser utilizado ao longo dos meses.
O cartão pode facilitar muitas conquistas a quem o utiliza. Ele permite adquirir um produto ou serviço em que a pessoa não possui o valor total para pagamento à vista, mas possui valor mensal referente ao parcelamento do mesmo.
Mensalmente as contas realizadas via crédito do cartão são cobradas. Essa cobrança é chamada de fatura, que apresenta todas as compras, a crédito, realizadas no mês corrente e os parcelamentos, para pagamento.
Crédito rotativo: fique bem longe desta modalidade, pois ela permite que o dono do cartão pague apenas 15 % do valor da fatura, deixando o restante a ser pago no mês seguinte. O que muitos não sabem é que no mês seguinte o valor restante vem com juros do crédito rotativo.
Ou seja, o crédito rotativo dá uma falsa impressão de que está tudo bem, e a pessoa pode se perder ainda mais nas contas e não ter o valor da fatura do mês seguinte, acrescido com o valor do rotativo do mês anterior.
Por isso pague suas faturas sempre em sua totalidade e tenha em mente como funciona um cartão de crédito, antes de ter um, pois o ato de pagar apenas uma parcela pode te deixar inadimplente.
Quanto pagamos para ter um cartão de crédito?
A forma como funciona um cartão de crédito está sujeita a algumas tarifas, a depender do banco emissor do cartão:
- Taxa de anuidade, geralmente cobrada em parcelas;
- Emissão da segunda via do cartão;
- Uso de cartão de crédito para saques e pagamento de boletos e contas;
- Atraso no pagamento de fatura também acrescenta juros.
Algumas instituições não cobram anuidade e valores para segunda via do cartão. Se for de seu interesse, pesquise quais instituições e tarifas praticam para fazer pedir seu cartão.
Conclusão
Sabendo usar conscientemente, o cartão de credito é uma vantagem para as transações comerciais de qualquer pessoa.
Post anterior: Como precificar um serviço e ser competitivo no mercado